Considerações
O ambiente na área de suprimentos nunca foi tão exigido. As organizações sabem que melhoria de resultados a partir do melhor desempenho em vendas depende em muito da própria empresa como também do mercado, concorrência e suas respectivas estratégias. Num período em que se busca redução de custos e despesas tanto fixas como variáveis, a função de compras pode impulsionar a lucratividade. Como os gastos externos representam uma parcela tão alta da base de gastos da maioria das empresas e as economias nesses gastos têm um impacto de um para um sobre o lucro, uma redução de 5% nos custos de terceiros pode ser equivalente a um aumento de 20% nas margens de vendas. Podemos elevar o crescimento da receita (com menos tempo de chegada dos produtos adquiridos, itens exclusivos desenvolvidos em parceria e melhores níveis de serviço) e também a reduções do custo operacional e à diminuição da intensidade de uso dos ativos por meio de terceirização ou estoques administrados pelos fornecedores. Neste treinamento propomos discutir os maiores desafios da área de compras a partir da análise SWOT o que permitirá desdobrar estratégias em objetivos, seus indicadores mensuráveis com o respectivo plano de ações para atingimento das metas. A utilização da filosofia do Balanced Scorecard vai permitir maior alinhamento com as estratégias organizacionais além de evidenciar os ganhos a partir de novas estratégias e ações em compras.
Objetivos
- Refletir sobre as atuais tendências e estratégias em suprimentos e a fundamental importância de aderir ao paradigma de gestão do desempenho para formação do lucro através das compras.
- Apresentar as principais responsabilidades da área de compras no segmento B2B e seus maiores desafios.
- Apresentar conceitos da análise de valor e práticas do modelo Lean Manufacturing “empresa enxuta” bem como suas principais estratégias.
- Discutir com os participantes quais os maiores desafios na área de compras em suas organizações.
- Discutir o custo em compras e seu impacto no orçamento de resultados e formação do lucro.
- Analisar o desafio de trabalhar com conceitos de margem de contribuição e de retorno sobre investimentos para apoiar as decisões em compras.
- Introduzir a filosofia Balanced Scorecard – BSC e a monitoração de resultados através do Painel de Bordo.
- Valorizar a Análise SWOT refletindo os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na área de compras.
- Orientar o estabelecimento dos objetivos de resultados em compras e seu desdobramento em objetivos de esforços da área, alinhados às diretrizes estratégicas.
- Orientar o estabelecimento dos objetivos de resultados em compras e seu desdobramento em objetivos de esforços da área, alinhados às diretrizes estratégicas.
- Desdobrar na prática as estratégias em compras envolvendo, objetivos, metas e planos de ação.
- Alinhar os indicadores pela relação de causa e efeito através do Painel de Bordo – BSC.
- Realizar estudos e análises de estratégias em compras em casos trazidos pelo consultor e/ou pelos participantes.
Público-Alvo
Gerentes, Compradores, Analistas de Compras e de Logística e demais profissionais da área de suprimentos com a missão de estabelecer estratégias mais eficazes em compras.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.
Customização
Todos nossos programas IN COMPANY podem ser customizados para melhor atender as necessidades específicas de sua organização. Descreva sua necessidade e solicite uma proposta ou fale com um de nossos Consultores.