Considerações
A disseminação do conhecimento representa a forma como as organizações efetuam a transferência do conhecimento. Disseminar significa fazer o conhecimento migrar de uma situação para outra, ou seja, de pessoa para pessoa; de pessoa para equipes e vice-versa. Disseminação é, portanto, a arte de criar valor a partir dos ativos intangíveis da organização pela soma de tudo aquilo que as pessoas da empresa sabem e que lhes dá uma vantagem competitiva – conhecimento que pode ser convertido em valor. Para tanto, requer a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento corporativo de forma a ser compartilhado e apropriadamente aplicado. Esta competência requer o uso da comunicação como elemento de transferência, daí a necessidade da habilidade pelo líder em privilegiar as relações assertivas. Habilidades em comunicação assertiva e feedback são práticas essenciais para o aprimoramento contínuo na disseminação do conhecimento. A disseminação tem impacto no trabalho da equipe, no compartilhamento das metas e decisões, na capacitação profissional e no engajamento da equipe em busca de resultados.
Objetivos
- Refletir sobre os fatores geradores de mudança pessoal e a necessidade de estabelecer uma visão de futuro para conquistar as alterações significativas em nossas vidas.
- Destacar os desafios do mundo das competências e discutir a importância da comunicação e disseminação do conhecimento no contexto empresarial.
- Discutir o significado de disseminação e suas formas de propagação no ambiente interno.
- Destacar a importância da disseminação de conhecimento pelo líder para o engajamento da equipe nos projetos/ atividades focadas na qualidade e resultados.
- Refletir sobre o que disseminar e o que considerar confidencial nas relações cotidianas com a equipe.
- Apresentar e discutir o conceito de assertividade e sua influência no atual contexto organizacional nas práticas de disseminação.
- Discutir a importância da disseminação do conhecimento e seu impacto no desempenho versus balanço de consequências dos colaboradores.
- Valorizar a aplicação prática da filosofia do ciclo PDCA para o aprimoramento contínuo da disseminação do conhecimento.
- Realizar estudos e exercícios práticos relacionados à iniciativa dos líderes na disseminação do conhecimento.
Público-Alvo
Gestores, líderes e demais profissionais responsáveis por disseminar conhecimento na organização.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.
Customização
Todos nossos programas IN COMPANY podem ser customizados para melhor atender as necessidades específicas de sua organização. Descreva sua necessidade e solicite uma proposta ou fale com um de nossos Consultores.