Considerações
Planejamento estratégico é um processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização. Com o planejamento se projeta o futuro na relação de longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser priorizado e de que maneira deve ser executado. Assim, a responsabilidade do planejamento assenta, sobretudo, nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é necessário tomarem. No planejamento, cuida-se da formulação da estratégia, na definição, avaliação e seleção de áreas nas quais a instituição dará ênfase, além dos cuidados com a monitoração dos resultados. Neste treinamento daremos ênfase na capacitação dos gestores públicos responsáveis pelo desenvolvimento e implementação da sistemática do planejamento visando nortear as ações para atingir os resultados desejados.
Objetivos
- Refletir sobre os processos de mudanças e possíveis resistências à implantação do modelo formal de planejamento na instituição e práticas de monitoração através de indicadores.
- Destacar a importância da definição e disseminação da cultura organizacional como propulsora da visão de futuro.
- Apresentar o Modelo de Excelência de Gestão – MEG da Fundação Nacional da Qualidade.
- Apresentar os conceitos que apoiam a filosofia do Balanced Scorecard – BSC como ferramenta de gestão estratégica para o fortalecimento do desempenho futuro e refletir sobre a necessidade de alterar as perspectivas.
- Destacar a importância da análise de cenários e diagnósticos para entender a realidade da instituição pela prática da Análise SWOT, bem como conhecer as expectativas do “patrocinador”, órgão ao qual a instituição está vinculada.
- Discutir a fundamentação das diretrizes estratégicas no auxilio ao desenvolvimento de um processo sistemático para a formulação de estratégias da instituição e apresentar a metodologia CR BASSO do planejamento.
- Discutir a importância de identificar os fatores críticos de sucesso e como sua descoberta favorece o desdobramento dos objetivos (SMART) de resultados e de esforços.
- Demonstrar na prática o desenvolvimento do planejamento apoiado na matriz de objetivos e painel de indicadores apoiado na filosofia do BSC e pela reflexão prática da relação de causa-efeito.
- Realizar na prática o desdobramento (parcial) do planejamento em estudo de caso simulado.
- Valorizar o uso da filosofia do ciclo PDCA e a importância do feedback estratégico para fazer acontecer o plano elaborado.
Público-Alvo
Diretores, Gerentes e Chefias de todas as áreas que representem a liderança estratégica e atuem ou apoiem as ações para a elaboração do planejamento estratégico da instituição.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.
Metodologia
Apresentação dialogada dos conceitos, análise e discussão da metodologia enfatizando a importância da cultura organizacional, identificação das expectativas do patrocinador (órgão de quem a instituição depende) e análise de ambiente. Além da conceituação, destacaremos o desdobramento prático da metodologia do planejamento, e o estabelecimento de: objetivos estratégicos e táticos, indicadores de mensuração e a construção do mapa da estratégia para avaliar o desempenho da instituição apoiado na filosofia e práticas do Balanced Scorecard.
NOTA: O consultor tem realizado diversas ações em entidades públicas e privadas; quanto ao desenvolvimento do planejamento e a construção do painel de bordo – BSC. O grande diferencial desta apresentação baseia-se no fato de transformar uma disciplina complexa em algo prático e realizável (desmistificar o planejamento estratégico).