O-que-e-mindset-e-como-investir-no-mindset-de-crescimento

COMPARTILHAR POST

O que é mindset e como investir no mindset de crescimento?

Mindset pode ser traduzido como mentalidade, atitude mental ou programação mental. No entanto, o conceito sobre o que é mindset é muito mais profundo e significativo. Diz respeito ao modo de pensar de uma pessoa, envolvendo assim um conjunto de pensamentos, crenças e valores que impactam nas suas emoções e comportamentos.

A nossa mente está programada para pensar sobre determinado tema a partir do modo como percebemos a vida e a realidade. Ou seja, mindset é nossa predisposição de pensamentos e formas de agir diante dos fatos.

A psicologia utiliza o conceito mindset para refletir a mudança de comportamento dos indivíduos ao longo da vida. É a maneira como lidam com o sucesso, fracasso, situações positivas e negativas.

Agora que você já sabe mais sobre programação mental, vamos abordar a existência de dois grandes e principais grupos de mindset: o fixo e o de crescimento. Trata-se de um universo interessante e que tem tudo a ver com a alta performance dos profissionais da sua empresa. Acompanhe!

O que é mindset fixo e de crescimento? Saiba as diferenças

A ideia da divisão de mindset em dois grandes grupos, o fixo e o de crescimento ou progressivo, vem de uma filosofia desenvolvida por Carol S. Dweck, psicóloga e professora da Universidade de Stanford nos Estados Unidos. Seus estudos são reconhecidos internacionalmente na área do conhecimento em que atua. A psicóloga é também autora do livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso.

Mindset fixo

A atividade mental fixa é aquela que faz com que determinadas pessoas acreditem que sua mentalidade é limitada. Ou seja, os indivíduos nascem com determinadas capacidades e dons ou não e vão permanecer desta forma, sem desenvolver novas habilidades ao longo do tempo.

Para ser mais didático, as pessoas com esse tipo de mentalidade estão convictas de que talento é o único responsável pelo sucesso. E que todos nascem com ele ou não.

Os indivíduos que pertencem a essa divisão apresentam um perfil mais inseguro e resignado e com tendência à estagnação. Pensam que sua inteligência está sendo colocada em julgamento o tempo todo.

Por isso, demoram a se engajar nas atividades e a adquirir novos conhecimentos, considerando suas capacidades aquém de enfrentar os novos desafios que tendem a aparecer.

Quem faz parte do mindset fixo, seja no âmbito profissional ou pessoal, costuma demonstrar pensamentos negativos. Está mais propenso a ficar sem reação e desmotivado em situações mais complicadas e fora do comum.

Aqui estamos falando de pessoas que evitam sair da rotina e de sua zona de conforto e procuram se livrar de grandes responsabilidades por terem receio de agir incorretamente. Além disso, buscam sempre ouvir a opinião dos outros antes de tomar uma atitude. Tem alguém com esse perfil na sua equipe de trabalho?

Mindset de crescimento

Os indivíduos com mindset de crescimento aceitam suas habilidades natas, mas acreditam que são capazes de desenvolver novos talentos, diferentemente do mindset fixo.

São pessoas dotadas de perfil otimista, que se dedicam e lutam por aquilo que desejam conquistar, persistindo e aprendendo com seus próprios erros. Este grupo desenvolve novas habilidades e vão evoluindo cada vez mais porque agem incansavelmente para que isso aconteça.

Os indivíduos com mindset de crescimento veem suas qualidades como habilidades que podem ser desenvolvidas com dedicação, esforço e aprendizado. Não se trata de pessoas mais inteligentes ou mais capazes. São sim mais autoconfiantes e acreditam no seu potencial progressivo de ser cada vez melhor naquilo que fazem.

Como se forma o mindset e qual a sua importância?

O nosso mindset começa a ser construído desde a nossa infância, primeiramente por meio da influência dos pais na formação de nossa personalidade. Depois por uma somatória de crenças, ideias e valores que vamos assimilando e compreendendo no decorrer da vida.

Nosso modelo mental vai então norteando nossos caminhos e formando nossa percepção sobre os acontecimentos. Com o mindset organizado e em equilíbrio podemos conseguir desenvolver melhor novas competências e alcançar os objetivos com mais facilidade.

O mindset norteia reações e tendências e serve para atuar nas funções cognitivas como percepção, atenção, memória e linguagem. Portanto, se uma pessoa se identifica com o mindset fixo, está nas mãos dela a capacidade de transformação rumo ao seu próprio crescimento.

O líder pode patrocinar ações que a ajudem, mas a decisão de mudar é dela.

Lembre-se que o mindset não nasce com a gente, ele se constrói ao longo da vida e é mutável. Vale o esforço de cada um para alterá-lo por meio do autoconhecimento e uma série de iniciativas. Veja, agora, algumas delas:

  • Buscar identificar crenças negativas, pois elas costumam limitar o potencial e deixam as pessoas estagnadas diante das dificuldades;
  • Refletir se algumas crenças estão relacionadas às experiências do passado e avaliar se fazem sentido no presente;
  • Identificar características pessoais e pontos fortes para desenvê-los ainda mais.

Como reforçar o mindset de crescimento da sua equipe

Como vimos aqui, as empresas têm um papel importante quando o assunto é mudança de mindset das pessoas que dela fazem parte. Se o cenário é cada vez mais desafiador e precisamos de pessoas que se adaptem mais rápido e facilmente à volatilidade do mercado, promover palestras, capacitações e treinamentos se torna fundamental.

Afinal, todo ser humano apresenta ao longo da vida um mindset misto. Na prática, em algumas pessoas, predomina mais o fixo e em outras, acentua-se o mindset de crescimento. Por isso, é crucial saber o que fazer para que as atitudes mentais crescentes estejam mais presentes no dia a dia do negócio.

Ao notar uma equipe que ressalta muito o mindset fixo, cabe aos gestores transformar esse comportamento. Confira algumas dicas sobre como agir nesses casos:

  • Procure montar times com pessoas que possam inspirar umas às outras, que sejam bem-sucedidas e tenham tido resultados significativos em suas trajetórias. Dê preferência para aquelas que já tenham passado por um momento de virada na vida, de maneira que possam ser exemplos a serem seguidos pelos demais. Além disso, devem ser agentes de mudanças e transmitir motivação na busca por objetivos e alcance das metas.
  • Empatia: como líder, entenda o contexto de cada profissional de sua equipe, sem julgá-los. Cada um tem suas histórias de lutas e dificuldades. Seja compreensivo, mantendo um ambiente organizacional acolhedor.
  • Influencie as pessoas do seu time ou a seu redor com bons exemplos. Seu mindset estimula a obter resultados diretamente. Otimismo, boa-vontade e perseverança contagiam!
  • Promova práticas para desenvolver equipes de forma contínua.
  • Garanta aprendizado mesmo quando houver eventuais erros.
  • Evite culpar as pessoas, preferindo valorizar e reconhecer aqueles que demonstram melhor desempenho e entregam resultados diferenciados.
  • Confie na capacidade e acredite no potencial do seu time.

Gostou deste artigo? Então, vai gostar também do texto sobre Atitude de Dono: Sua Equipe tem esse Perfil?

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (sao mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educaçao foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: