Os 5 Melhores Livros para Formação de Líderes de Sucesso!

13 de setembro de 2021
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Liderança
os 5 melhores livros para formação de líderes de sucesso

Confira os maiores ensinamentos sobre liderança da atualidade e aprenda a aperfeiçoar as habilidades que caracterizam um líder de excelência.

Como se tornar um líder de sucesso? Inúmeros profissionais buscam persistentemente encontrar a resposta para esta pergunta, visto que a liderança eficaz impacta positivamente no desempenho, comportamento e produtividade dos subordinados.

O bom líder é aquele que consegue resultados excepcionais para a organização, através da performance, crescimento e desenvolvimento dos pontos fortes de sua equipe.

Dessa forma, é de suma importância que o líder saiba gerir pessoas e criar um ambiente de engajamento, ensinando novas complexidades para que elas obtenham um aprendizado concreto.

Além disso, para ser um líder bem-sucedido neste momento de tantas mudanças no cenário mundial, é imprescindível aprimorar o autoconhecimento, a adaptabilidade, a ambiguidade e a atitude.

Segundo Warren Bennis, pioneiro no campo contemporâneo dos estudos sobre liderança, “O mito da liderança mais perigoso é que os líderes nascem assim – que existe um fator genético para a liderança. Isso é um absurdo; na verdade, a verdade é o oposto. Os líderes são feitos, em vez de nascidos”.

Isso significa que a liderança não é um talento inato, mas sim uma habilidade que pode ser desenvolvida, por isso, elaboramos neste artigo uma lista com 5 grandes indicações de livros voltados para a formação de líderes de sucesso, dos quais você confere a seguir!

1. A Coragem Para Liderar – Brené Brown

O líder é o profissional que sabe assumir a responsabilidade de encontrar potencial em pessoas e processos, e que tem a coragem de desenvolver esse potencial. Esta é a premissa do best-seller do New York Times e Wall Street Journal, “A Coragem Para Liderar”.

Escrito por Brené Brown, professora e pesquisadora, há duas décadas, sobre a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia no contexto organizacional, o livro revela-se, ao longo de suas páginas, um verdadeiro manual para o desenvolvimento de líderes corajosos.

A célebre autora conduz os seus leitores a uma jornada do autoconhecimento, permitindo-os ter a coragem para lidar de forma efetiva e humana com o grande desafio dos tempos atuais, que é a liderança.

A partir de estudos realizados com líderes e equipes ao redor do mundo, Brown reúne exemplos da vida real a fim de destacar a necessidade de maior confiança, autenticidade, empatia e cuidado dentro das organizações e locais de trabalho, revelando o poder da compaixão e autoconfiança na carreira de um líder.

2. Aprenda Liderança com La Casa de Papel – Angela Miguel

La Casa de Papel é uma das séries mais assistidas da Netflix, que já quebrou recordes de audiência ao narrar o maior roubo já registrado à Casa da Moeda espanhola, executado por uma equipe que conta com integrantes chave para o sucesso da operação.

Assim, esta é, acima de tudo, uma obra sobre liderança e, em vista disso, falaremos mais a fundo sobre o livro “Aprenda Liderança com La Casa de Papel”, no qual a Mestra em Processos Comunicacionais, Angela Miguel, que também é aficionada por cinema, faz uma extensa análise dos padrões comportamentais de cada personagem da série.

Tendo como base as decisões tomadas pelos destemidos assaltantes, a autora oferece lições valiosas sobre liderança com propósito, autocontrole para saber lidar com os desafios de gestão, planejamento, recrutamento e seleção de membros para a construção de uma equipe de sucesso, negociação, e muito mais.

Por meio dessa leitura, é possível aprender a se tornar um verdadeiro líder de forma divertida e prática, inspirando-se nas peculiaridades das diferentes personalidades que compõem a aclamada série para alcançar os resultados pretendidos frente aos liderados.

3. O Monge e o Executivo – James C. Hunter

Palestrante na área de liderança organizacional e consultor-chefe da J. D. Associados, empresa do ramo de consultoria em Recursos Humanos e treinamentos para líderes, James C. Hunter transformou os seus mais de 20 anos de experiência em um clássico da literatura no que se refere à liderança.

Seu livro, “O Monge e o Executivo”, que vendeu mais de 4 milhões de cópias somente no Brasil, reflete sobre as formas modernas da liderança e da gestão de pessoas, através de uma narrativa ficcional permeada por debates fundamentados na essência da liderança.

No decorrer da história, o autor extrai inúmeros ensinamentos que tratam das características do líder servil – paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade e compromisso – fazendo um comparativo entre poder e autoridade, bem como entre o velho e novo paradigma da liderança.

É importante frisar que, embora o foco da narrativa seja explanar sobre o tema deste artigo, a obra não se restringe ao âmbito empresarial, pois as discussões de Hunter mostram a necessidade de ser um bom líder em várias profissões e setores da vida.

4. Os Primeiros 90 Dias – Michael Watkins

Ao ser promovido a líder, o profissional se depara com as incertezas, dúvidas, perigos e oportunidades que uma nova função acarreta, e os três meses iniciais dessa transição são fundamentais para que ele possa mostrar aos superiores e às equipes do que é capaz.

Dado isso, a nossa quarta recomendação de leitura é o best-seller internacional “Os Primeiros 90 Dias”, que foi escrito pelo especialista em transições de liderança, Michael Watkins, também eleito um dos pensadores empresariais mais influentes do mundo.

Neste livro, o autor expõe excelentes insights e traça estratégias para ajudar a estruturar os primeiros 90 dias em uma nova posição de liderança e acelerar a transição de carreira, além de ressaltar armadilhas que podem ser detratoras do sucesso e de bons resultados.

Para que os seus leitores saibam como entregar valor, ser respeitado e, principalmente, sentir satisfação no novo desafio, Watkins aborda 10 pontos que devem ser analisados e acompanhados de perto pelo novo líder, dos quais evidenciam como acelerar o aprendizado, garantir ganhos iniciais, e assim por diante.

5. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança – John C. Maxwell

Existem determinadas leis cuja prática é fundamental para o êxito de qualquer líder e de todo profissional que pretende assumir uma posição de liderança, e foi pensando nisso que John Maxwell escreveu o seu best-sellerAs 21 Irrefutáveis Leis da Liderança”, o qual já soma mais de 12 milhões de exemplares vendidos.

Maxwell é uma das maiores autoridades mundiais em liderança, já treinou milhões de pessoas, escreveu mais de 50 livros, e este traduz, brilhantemente, sua vasta bagagem em formar líderes de excelência, pois cada lei é descrita conforme as histórias pessoais do autor.

A obra faz a ponte entre as teorias de liderança e sua aplicação no mundo real, fundamentando suas leis também em esboços biográficos de alguns dos maiores líderes da história, a fim de esclarecer como um líder pensa, age e inspira pessoas ao seu redor.

Portanto, essa leitura é uma verdadeira experiência do aprendizado, onde cada lei  irrefutável contribui para o desenvolvimento de técnicas e práticas de liderança, além de ser uma ferramenta única para a formação de novos líderes.

Concluindo

A liderança está ao alcance de todos os profissionais que buscam o verdadeiro conhecimento e o aprimoramento em boas práticas de gestão.

Valorização do capital humano, esforço genuíno e autodiagnóstico gerencial são alguns dos pilares da liderança que constituem as lições dos grandes livros recomendados neste artigo.

Esperamos que, a partir deles, você possa vencer os desafios do universo empresarial e seja capaz de liderar com maestria, sempre movido pelo desejo de fazer a diferença perante sua equipe!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (sao mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educaçao foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Liderança

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Solicite mais informações
*Fique tranquilo, você não está assumindo nenhum compromisso ao preencher o formulário.
Fale conosco por E-mail, Telefone ou WhatsApp
Segunda à Sexta 8:00 às 17:48
(11) 5591-3000
Atendimento via
WhatsApp CR BASSO
(11) 99984-2611
QR Code WhatsApp CR BASSO