Atitude-de-dono-Sua-equipe-tem-esse-perfil

COMPARTILHAR POST

Atitude de dono: Sua equipe tem esse perfil?

Será que os meus colaboradores realmente têm pensamentos e atitude de dono? Ou simplesmente eles vem para empresa para trabalhar e não pensam em evoluir e crescer junto? Você já fez estas perguntas pra si mesmo? Pois então, deveria.

Hoje em dia, o incentivo ao empreendedorismo e as empresas inovadoras que facilitam o crescimento dos colaboradores estão em alta. Portanto, a competitividade não se limita apenas à atração de clientes.

Ela está presente também entre os empregadores que disputam os melhores profissionais do mercado. Aqueles que, além das habilidades e competência técnica, atuam como verdadeiros donos do negócio.

Isto é, eles sempre inovam, pensam em novos processos, em redução de custos e têm a expectativa de crescerem juntamente com a empresa. Afinal, este é o perfil e atitude de dono do negócio. É o conhecido “ownership” (a expressão em português significa “atitude de dono”).

Engajamento com o mesmo propósito

Ter atitude de dono ou senso de dono – como preferem alguns especialistas no assunto –, é apresentar um modo diferenciado de lidar com as mais diversas situações, sempre visando o crescimento da empresa, sua estabilidade no mercado e, como não poderia deixar de ser, o lucro.

Quando todos têm esta esta mentalidade e compartilham do mesmo ideal, se trabalha com paixão. Tanto que é comum vermos aqueles funcionários que “vestem a camisa da empresa” se referindo a ela como a um filho ou um grande amor. O comprometimento e o engajamento com o propósito da empresa é visível.

Caso contrário, temos o colaborador apático, que trabalha no temido “piloto automático”, que se refere ao chefe com desprezo e vê na sua atividade profissional apenas um modo para pagar as contas. Sem idealismo, motivação ou compromisso. Você não quer colaboradores assim, não é mesmo?

Se você deseja o sucesso para o seu negócio, precisa se cercar de profissionais que tenham atitude de dono. Nem sempre eles já são assim ao serem contratados. Muitas vezes, você precisa despertar entre sua equipe o senso de apropriação.

Evite delegar pressão. Delegue tarefas, mas nunca ansiedade. Procure ser transparente e dê feedbacks frequentes, deixando claro para cada colaborador o que você espera dele. Cuidado com as cobranças exageradas, o excesso de regras e a falta de flexibilidade em relação à hierarquia.

Não aja de maneira unilateral perante seus colaboradores. Não permita que seus funcionários vejam o trabalho como um fardo pesado demais para carregar, mas sim como um caminho para o alcance de resultados positivos, tanto para a empresa, quanto para suas próprias carreiras profissionais.

Atitude de dono: Como contaminar as pessoas?

  • Mostre que a empresa se importa com o crescimento das pessoas promovendo capacitação e treinamentos. Estimule, também, a participação dos colaboradores em seminários e congressos dentro da sua área de atuação. Isso contribui para que eles tenham uma visão mais global e sistêmica;
  • Se comunique bem. Faça com que todos entendam a empresa como um todo. Crie canais de comunicação e interaja sempre com seus funcionários. Comunicação é uma via de mão dupla. Fale e ouça na mesma medida!
  • Walk the talk! A expressão, em inglês, significa que o ideal é agir conforme o discurso. Ou seja, pratique aquilo que você prega na teoria;
  • Permita que as pessoas se envolvam em processos que não estão diretamente ligados ao seu escopo de trabalho;
  • Crie um ambiente onde todos sintam-se a vontade para dar ideias, sem bloqueios implícitos ou explícitos;
  • Garanta a autonomia para os membros da sua equipe e entenda o erro com parte do caminho para o acerto;
  • Mostre-se pronto para orientar e ajudar o colaborador a alcançar suas metas e objetivos;
  • Estimule o entusiasmo da sua equipe para o atingimento das metas;
  • Sempre que possível proponha o trabalho em equipe e evite a atividade isolada;
  • Reconheça como positiva a troca de conhecimentos;
  • Não dê espaço para a hierarquia tradicional e rígida;
  • Promova a sinergia e a empatia;
  • Estabeleça políticas inclusivas;
  • Transmita companheirismo;
  • Seja um líder inspirador.

Instinto inovador

Para que seus funcionários tragam sempre novas ideias e sintam-se estimulados a criar novos projetos, tenha um ambiente que acolha bem os empreendedores. Esta prática pode ser individual. Mas é melhor ainda quando o instinto inovador está presente na cultura da empresa.

A atitude de dono não vai apenas fazer sua empresa crescer. Tenha em mente que uma vez que isso comece a fazer parte do DNA da sua empresa, ela será sinônimo de um ambiente de trabalho agradável, divertido e desafiador.

E esta é uma das chaves para atrair os melhores profissionais e retê-los já que ali eles se sentem estão motivados e são produtivos.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus contatos e nas suas redes sociais. Assim, você ajuda mais gente a formar uma equipe com atitude de dono!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: