A negociação faz parte da nossa vida pessoal, social e profissional. Mesmo que você não trabalhe, essencialmente, com vendas ou compras para sua empresa, você negocia. Negocia com seu gestor, subordinados, pares, clientes e fornecedores internos. Se você não souber o que evitar ao negociar, pode ter sua carreira prejudicada.
“Tá bom, mas como?”.
Alguns exemplos onde a negociação pode surgir diariamente no seu trabalho: na divisão das atividades de um projeto, na delegação de tarefas, no pedido por um aumento de salário ou de uma promoção, entre outros.
Na verdade, a negociação permeia, até mesmo, nossa vida pessoal, influenciando no relacionamento com os filhos e com a família. Mas, neste post, vamos nos concentrar em como você pode se tornar um melhor negociador no trabalho, sabendo o que evitar ao negociar, contribuindo assim para o seu crescimento profissional. Confira o que será abordado nesse post:
- SAIBA O QUE EVITAR AO NEGOCIAR
- Não estar bem preparado
- Não usar dados concretos
- Ser levado pelas emoções
- Pensar apenas no próprio benefício
- Não saber escutar
SAIBA O QUE EVITAR AO NEGOCIAR
As habilidades de negociação são essenciais no mundo corporativo. E, para desenvolvê-las, você precisa saber o que evitar. Existem diversos erros e armadilhas que podem ocorrer durante qualquer negociação e as dicas, a seguir, servirão para preveni-lo destes problemas:
Não estar bem preparado
O pior caminho a trilhar para não alcançar os resultados desejados em uma negociação é não se preparar adequadamente. Significa que você vai se reunir com as outras partes sem ter elaborado sua estratégia, sem ter pesquisado o perfil dos seus interlocutores, nem estabelecido o quanto está disposto a obter como resultado, quais são suas margens, e o quanto poderá ceder na negociação.
Os melhores negociadores sempre buscam se preparar de todas as maneiras antes de uma reunião de negócios. Portanto, você precisa conhecer bem as pessoas com quem irá negociar, tentando prever seus interesses, suas posições, possíveis argumentos e objeções e, portanto, se preparando para rebatê-los, ou convencer a outra parte sobre suas ideias.
Não usar dados concretos
Outra dica sobre o que evitar ao negociar é argumentar sem embasamento técnico, com base em achismos, usando taxas ou números que não podem ser comprovados. Ou pior, com dados irreais ou “maquiados”.
Ao fazer isso, você estará prejudicando também a imagem de sua organização/ área e a sua imagem pessoal, pois a confiança que outros depositam em você poderá se diluir. Vá sempre preparado com fatos e dados e quando necessário, utilize os na defesa de suas ideias.
Evite este problema dedicando um tempo para pesquisar dados e referências de mercado, conversar com sua equipe ou com seu gestor e alinhar todos os pontos antes de se sentar à mesa com outros. Busque fontes confiáveis e confira os dados antes de usar essas informações.
Ser levado pelas emoções
Outro ponto importante, relacionado ao que evitar ao negociar, é o seu ego e suas emoções. Todas as negociações mexem, em maior ou menor grau, com os sentimentos, dependendo da importância e do quanto você deseja alcançar o objetivo que está em jogo.
Neste cenário, se sentir um pouco ansioso e, até mesmo, inseguro, é normal. Mas, você não pode deixar que suas emoções ditem as regras e influenciem nas suas decisões. Você precisa manter a serenidade para poder analisar o que está sendo dito, pesar as vantagens e desvantagens das propostas. Se considerar que está em desvantagem, e o tempo estiver em seu favor, poderá pedir um adiamento do encontro.
Melhor preparado, você saberá quando pode avançar, pedindo um pouco mais, ou recuar, aceitando o que está sendo oferecido.
Pensar apenas no próprio benefício
A melhor negociação é aquela em que os dois lados ficam com a sensação de que saíram com ganhos, ou que foi alcançado o melhor ponto de equilíbrio na reunião. É o famoso ganha-ganha.
Para alcançar esse objetivo, é essencial se colocar no lugar da outra pessoa, durante a negociação. Lembre-se que uma reunião de negócios sempre implica em um confronto de posições (na defesa dos interesses), e o bom negociador, que sabe o que evitar ao negociar, sempre busca alcançar o interesse mútuo.
É necessário exercitar a empatia, sabendo se colocar no lugar do outro para entender seus interesses, necessidades e impulsos. Isso permitirá que você tenha uma perspectiva diferenciada, favorecendo o ambiente da negociação.
Não saber escutar
Outro fator essencial sobre o que evitar ao negociar é não saber escutar. Muitas pessoas pecam como negociadoras, simplesmente, porque não sabem ouvir a outra parte. Enquanto as pessoas estão falando, em vez de prestarem atenção, ficam aguardando que ela se cale para voltar a argumentar seu ponto de vista.
Como você poderá responder, eficientemente, às objeções das pessoas, se não prestar atenção a elas? Por isso, é fundamental saber ouvir, analisando atentamente o que está sendo dito e respondendo adequadamente.
Da mesma forma, você deve tomar cuidado para não falar demais e abri informações desnecessárias que podem enfraquecer sua posição. Ficar despejando informações sem perceber se a outra parte está assimilando corretamente, pode matar sua negociação. Essas duas habilidades, saber ouvir e o quanto falar, andam de mãos dadas para um bom negociador.
Agora é com você!
Saber o que evitar ao negociar é essencial para aumentar as chances de alcançar seus objetivos profissionais. As técnicas descritas neste post podem ajudar muito no seu dia a dia, podendo ser usadas em reuniões de negócios, venda de produtos e serviços, nas diversas relações internas, e até mesmo nas entrevistas de emprego.
Quanto mais você praticá-las, mais desenvolverá suas habilidades de negociador. Portanto, mãos à obra! E, se você quiser se aprofundar mais, se aprimorando como negociador para aproveitar melhor as oportunidades do mercado, nós podemos ajudá-lo.
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