8-dicas-para-desenvolver-sua-inteligência-emocional-e1627585686130

COMPARTILHAR POST

8 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

A inteligência emocional, conforme definida pelos psicólogos Peter Salovey e John Mayer, é a capacidade de monitorar nossos próprios sentimentos e emoções, assim como os das pessoas ao nosso redor.

É a habilidade de discernir essas emoções e usá-las de forma construtiva para orientar nossos pensamentos e ações. Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional,” acredita que isso envolve o reconhecimento e regulação das emoções em nós mesmos e nos outros. Mas como podemos desenvolver nossa inteligência emocional? Aqui estão algumas dicas para ajudar nesse processo:

8 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

1 – Pratique a Empatia

A empatia é uma das habilidades fundamentais da inteligência emocional. Entender os outros, tentar imaginar como se sentem em determinada situação e, a partir dai, se comunicar de forma que eles compreendam e sem prejudicar ninguém é ter empatia.

Comece por se questionar: “Por que me sinto assim? Por que faço as coisas desta maneira?” Preste atenção aos seus próprios sentimentos e atitudes, pois isso o ajudará a compreender melhor as emoções das pessoas ao seu redor.

2 – Lide com as emoções negativas

Ninguém está imune a emoções negativas, mas gerenciá-las é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional. Em vez de reagir impulsivamente a eventos negativos, concentre-se em buscar soluções e opções para lidar com essas situações.

3 – Esteja consciente dos sinais do seu corpo

Preste atenção aos sinais que seu organismo transmite o tempo todo. Seu corpo e seus comportamentos fornecem pistas importantes sobre suas emoções e bem-estar. E tudo isso tem consequências diretas na sua vida afetando de forma positiva ou negativa. É preciso ter consciência disso.

Passe a observar os detalhes de como está seu corpo e sua mente. E, então, tome as atitudes que trazem qualidade de vida e afaste-se daquelas que não lhe fazem bem.

4 – Gerencie a ansiedade e o estresse

Por mais que haja um esforço para que não aconteçam, as situações estressantes no trabalho e na vida particular são inevitáveis. Nessa hora, saber lidar com a ansiedade e o estresse é fundamental. Para ter o equilíbrio exigido nestas ocasiões, o jeito é aprender a administrar a pressão da melhor maneira.

Cada um tem que descobrir qual a melhor forma para cuidar da própria mente e manter a calma.  Estas formas não são complexas. Atitudes simples como sair de determinado ambiente e dar uma caminhada, tomar um chá, fazer alongamentos ou meditar podem ser um bom e eficaz remédio.

5 – Respeite os seus limites

O autoconhecimento é o primeiro passo para reconhecer seus próprios limites. Respeite esses limites, estabeleça prioridades e cuide do seu bem-estar para evitar frustrações e sentimentos negativos.

Repare que quem tem inteligência emocional sabe olhar para si próprio e para os demais com as lentes da sua experiência. Ao contrário, quem não respeita seus limites está fadado às frustrações e a outros sentimentos negativos como culpa e arrependimento.

6 – Evite julgamentos precipitados

Desenvolver a inteligência emocional requer paciência e perseverança. Esse é um processo lento e gradativo e que varia bastante caso a caso.

Evite fazer julgamentos precipitados em relação a comportamentos ou opiniões alheias. Pense cuidadosamente antes de tomar decisões ou emitir juízos. Desta forma, você evita erros e injustiças, aspectos fundamentais nos relacionamentos interpessoais e no dia a dia profissional. Saiba, também, como administrar conflitos.

7 – Pense antes de reagir

A diferença entre reagir impulsivamente e responder de forma consciente é fundamental na inteligência emocional.

Você já pensou na diferença que há entre responder aos estímulos rapidamente e reagir – este um processo muitas vezes inconsciente? Responder deve ser um ato consciente. Ou seja, procure responder após perceber como você se sente e ai sim:  se comportar respondendo desta ou daquela maneira. O imediatismo é inimigo do acerto. Pense nisso antes de reagir.

Evite que o lado emocional do seu cérebro funcione mais rapidamente do que seu lado racional.

8 – Treine seu cérebro

É possível treinar seu cérebro para desenvolver comportamentos emocionalmente inteligentes. Transforme esses comportamentos em hábitos para enriquecer sua vida e sua carreira.

Você está pronto para aplicar esses 8 princípios da inteligência emocional em sua vida? Desenvolver essa habilidade pode fazer toda a diferença em sua carreira e bem-estar pessoal.

A CR BASSO Educação atua há 27 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as). Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: