8 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

29 de outubro de 2018
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Liderança
8 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Inteligência emocional, segundo os psicólogos Peter Salovey e John Mayer, é a capacidade de monitorar nossos próprios sentimentos e emoções e os dos outros: fazendo a distinção entre eles e usando essa informação para orientar os pensamentos e as ações.

Já para Daniel Goleman, autor do livro “Inteligência Emocional”, o conceito significa a capacidade de reconhecer e regular emoções em nós mesmos e nos outros. Como anda sua inteligência emocional? Como fazer para desenvolvê-la? Vamos dar algumas dicas sobre isso. Acompanhe!

8 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

1 – Empatia é uma das alavancas

Entender os outros, tentar imaginar como se sentem em determinada situação e, a partir dai, se comunicar de forma que eles compreendam e sem prejudicar ninguém é ter empatia. Uma recomendação é começar a praticar por você mesmo.

Questione-se sempre: Por que me sinto assim? Por que faço isto desta forma? Preste atenção aos seus sentimentos e atitudes e as respostas para estas perguntas virão naturalmente.

Depois que você percebe todo este processo em você mesmo, fica bem mais fácil notar e compreender as emoções dos que vivem ao seu redor.

2 – Fuja das emoções negativas

Ninguém está livre das emoções negativas. Mas saber administrá-las faz parte da missão de quem está interessado em desenvolver a inteligência emocional.

O esforço deve ser no sentido de não concluir por impulso que tal fato foi negativo. Prefira colocar suas energias pensando nas opções de como sair da situação.

Focando nas soluções, a emoção negativa vai ficando para trás e você ganha satisfação pessoal além de aprender a neutralizar as emoções negativas e potencializar as positivas.

3 – Observe os sinais do corpo

Preste atenção aos sinais que seu organismo transmite o tempo todo. Seu corpo e seus comportamentos falam muito sobre você. E tudo isso tem consequências diretas na sua vida afetando de forma positiva ou negativa. É preciso ter consciência disso.

Passe a observar os detalhes de como está seu corpo e sua mente. E, então, tome as atitudes que trazem qualidade de vida e afaste-se daquelas que não lhe fazem bem.

4 – Administrando a ansiedade e o estresse

Por mais que haja um esforço para que não aconteçam, as situações estressantes no trabalho e na vida particular são inevitáveis. Nessa hora, saber lidar com a ansiedade e o estresse é fundamental. Para ter o equilíbrio exigido nestas ocasiões, o jeito é aprender a administrar a pressão da melhor maneira.

Cada um tem que descobrir qual a melhor forma para cuidar da própria mente e manter a calma.  Estas formas não são complexas. Atitudes simples como sair de determinado ambiente e dar uma caminhada, tomar um chá, fazer alongamentos ou meditar podem ser um bom e eficaz remédio.

5 – Respeite os seus limites

Quando você busca e pratica o autoconhecimento, torna-se capaz de reconhecer quais são os seus limites. O segundo passo é respeitá-los, seja discordando, dizendo mais “nãos”, estabelecendo prioridades, dedicando-se ao seu bem-estar e mudando de rota quando perceber que algo não vai bem.

Repare que quem tem inteligência emocional sabe olhar para si próprio e para os demais com as lentes da sua experiência. Ao contrário, quem não respeita seus limites está fadado às frustrações e a outros sentimentos negativos como culpa e arrependimento.

6 – Cuidado com os julgamentos

Para adquiri inteligência emocional é preciso ter paciência e perseverança. Trata-se de um processo lento e gradativo e que varia bastante caso a caso.

Procure não ser muito impulsivo e explosivo, não faça julgamentos já no primeiro contato com uma determinada atitude ou com a opinião do outro. Pense muito antes de julgar e tomar decisões.

Desta forma, você evita erros e injustiças, aspectos fundamentais nos relacionamentos interpessoais e no dia a dia profissional. Saiba, também, como administrar conflitos.

7 – Pense antes de reagir

Você já pensou na diferença que há entre responder aos estímulos rapidamente e reagir – este um processo muitas vezes inconsciente? Responder deve ser um ato consciente.

Ou seja, procure responder após perceber como você se sente e ai sim:  se comportar respondendo desta ou daquela maneira. O imediatismo é inimigo do acerto. Pense nisso antes de reagir.

Evite que o lado emocional do seu cérebro funcione mais rapidamente do que seu lado racional.

8 – Treine seu cérebro

É possível treinar seu cérebro com comportamentos adequados e emocionalmente inteligentes. Transforme atitudes saudáveis em hábitos, controle suas emoções incapacitantes e torne sua vida mais prazerosa, serena e rica.

E você? Está pronto para aplicar estes 8 pilares da inteligência emocional na sua vida e ganhar um diferencial importante na sua carreira?

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Liderança

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Solicite mais informações
*Fique tranquilo, você não está assumindo nenhum compromisso ao preencher o formulário.
Fale conosco por E-mail, Telefone ou WhatsApp
Segunda à Sexta 8:00 às 17:48
(11) 5591-3000
Atendimento via
WhatsApp CR BASSO
(11) 99984-2611
QR Code WhatsApp CR BASSO