Considerações
Você sabia que o medo de falar em público é um dos aspectos mais mencionados, quando se pergunta às pessoas quais os seus maiores medos? Que até mesmo o mais preparado e experiente dos oradores sua e contrai o estômago antes de falar? Como qualquer comportamento passível de aprendizagem, quanto mais você praticar tanto melhor será o seu desempenho. Logo, falar em público não foge à regra. É preciso perceber nossas limitações para podermos superá-las. Desenvolver competências e técnicas para falar em público em ambientes corporativos é, portanto, fundamental.
Objetivos
- Preparar os profissionais para uma maior desenvoltura nas suas apresentações, ampliando sua competência de comunicação interpessoal em ambientes corporativos.
- Apresentar técnicas para analisar o público-alvo e adequar: o conteúdo, estilo de apresentação e os recursos audiovisuais às expectativas e necessidades dos clientes (público-alvo).
- Apresentar técnicas de planejamento, estruturação e organização dos conteúdos.
- Fornecer orientações práticas que auxiliem o profissional a lidar com o público, bem como, responder às suas perguntas de forma adequada.
- Exercitar as técnicas de apresentação e fornecer feedback das atuações com destaque aos pontos fortes e as oportunidades de melhoria no contexto e exigências das corporações.
Público-Alvo
Gestores, Engenheiros, Analistas e outros profissionais que desejem incrementar e otimizar seu desempenho no campo da apresentação em público em ambientes corporativos.
Programa
Como começar
- Os primeiros 3 minutos
- Atrair a atenção da plateia e conquistar a adesão ao conteúdo
Os maiores medos do ser humano
- Como controlar o medo e a ansiedade de falar em público
- Exercícios de respiração
- Visualizar o sucesso
Planejamento de uma apresentação
- Análise do público, tema, necessidades, soluções, preocupações, argumentos, resumo e fechamento
- Criar um roteiro
- Importância da abertura e do fechamento
- Programar o tempo de exposição
Postura e oratória
- O contato visual e a linguagem corporal
- Estabelecer uma relação interativa com o público
- A qualidade da voz e dicção
Principais pontos de atenção para apresentações online
- Conhecer a operação da plataforma a ser usada (Zoom, Google Meet, Teams etc.)
- Conhecer os recursos da plataforma (chat, enquete, divisão em salas, uso de vídeos etc.)
- Testar a conexão e o equipamento (Câmera, microfone etc.)
- Enquadramento ideal
- Preparação do ambiente e cuidados pessoais:
- Iluminação, fundo, ruídos
- Cadeira confortável, disponibilidade de água
- Ter todos materiais e informações à mão: papel, lápis, lista de participantes, seu plano de trabalho etc.
- Planejamento e controle do tempo – estruturação “em blocos”
- Envolvimento dos participantes
- Uso de um equipamento extra para monitoramento
Orientações sobre o uso de recursos audiovisuais
- Seleção dos recursos
- O cuidado na criação dos visuais
- O uso adequado de cada tipo de recurso: PowerPoint, vídeos, flip chart, microfone
Como lidar com situações inesperadas
- O reconhecimento: das pessoas, preocupações e situações
- Técnicas de facilitação em apresentações e reuniões
- Perguntas e respostas
Análise das apresentações individuais
- Exercício e prática de apresentações seguidas de feedbacks
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas em ambiente descontraído e mobilizador, através de exposição dialogada e apresentações com seus respectivos feedbacks.
Para o programa Online ao Vivo: cada participante deverá realizar e enviar, com antecedência de 48 horas, e enviar para a CR BASSO, um vídeo pessoal de curta duração* (usando um celular e, de preferência, em que se possa observar os gestos e movimentos corporais).
*Gravar um vídeo de até 03 minutos abordando: nome, hobby ou mania, uma grande habilidade sua, o que mais gosta na sua atividade profissional e no que este curso poderá ajudar no que faz.