Considerações
Considerado um dos pontos mais críticos nas relações interpessoais e interdepartamentais, a comunicação sempre desponta como a competência em que mais transparecem as insatisfações e incertezas nas relações. As avaliações de clima e satisfação já mostraram que nas empresas, seus líderes e colaboradores precisam desenvolver a comunicação clara, de forma transparente, eficaz e mantendo sempre o respeito pela outra parte. Queremos evidenciar a importância da assertividade nas relações e o poder que esse comportamento tem na busca por resultados. Ser assertivo: nem agressivo, nem passivo – um modo de ser mais objetivo e sábio. Neste treinamento, os participantes irão descobrir como gerar resultados com mais eficácia, menos estresse e pressão, utilizando-se da comunicação e do comportamento assertivo.
Objetivos
- Discutir a importância da comunicação no contexto empresarial, enfatizando o uso dos recursos verbais e não verbais.
- Refletir sobre as características usuais das pessoas que admiramos e os benefícios de nos tornarmos assertivos.
- Apresentar e discutir o conceito de assertividade e sua influência no atual contexto das relações humanas.
- Construir a matriz da assertividade e destacar os comportamentos: agressivo, passivo, passivo agressivo e assertivo.
- Associar a matriz da assertividade com nossas relações do cotidiano ampliando o entendimento de nós mesmos, da leitura que fazemos dos outros e compreender que a assertividade é situacional.
- Apresentar as etapas para a ampliação do potencial assertivo que todos temos, através da autoconfiança e autorrespeito.
- Destacar os direitos, deveres e os benefícios do comportamento assertivo para o melhor desempenho.
- Destacar o impacto de “dizer não” e sua importância para expressar comportamentos assertivos.
- Destacar os fundamentos essenciais e orientar na elaboração de um plano de mudança pessoal e profissional pelo uso do potencial assertivo que todos poder exercer.
Público-Alvo
Programa especialmente indicado para profissionais que exercem função de liderança e a todos os demais profissionais que necessitem aprimorar o autoconhecimento, resgatar o autorrespeito e ampliar as habilidades ao relacionar-se com pessoas, obtendo os benefícios de seu melhor desempenho através da comunicação e comportamento assertivo.
Programa
- Comunicação interpessoal e seus elementos
- Comunicação verbal e não verbal
- Características de pessoas que admiramos
- Teste do potencial assertivo
- O que é Assertividade?
- Ser assertivo: característica essencial no atual ambiente corporativo
- Benefícios ao nos tornarmos assertivos
- Construindo a matriz da assertividade
- Evidenciando os comportamentos: agressivo; passivo, passivo agressivo e assertivo
- Entendendo que a assertividade é situacional
- Comportamentos característicos em ser ou não assertivo
- Vantagens de cada comportamento e quando não ser assertivo
- Premissas para o comportamento assertivo
- Trabalhando a autoconfiança e o autorrespeito
- Desenvolvendo as habilidades em “dizer não”
- Práticas simuladas sobre assertividade
- É possível ser assertivo: acredite!
- Fundamentos para o comportamento assertivo
- Plano de desenvolvimento pessoal
Metodologia (*)
Apresentação expositiva e dialogada dos conceitos e reflexões. Serão utilizados instrumentos a fim de proporcionar autoanálise e autoidentificação pelos participantes. Exibição e discussão de vídeo instrucional apropriado aos conceitos tratados. Realização de vivências grupais emergentes de questões e temas trazidos pelos participantes, auxiliando-os em suas situações do dia a dia nos grupos de trabalho, ampliando percepções comungadas com os colegas e iguais do ambiente profissional.
OBS: Quando este programa for realizado na modalidade in company, é oportuno que haja um alinhamento prévio buscando situações que possam ser reproduzidas para exercitar a assertividade em sala de aula.
(*) Quando ocorrer a transmissão online ao vivo, a metodologia será adaptada para oferecer o melhor resultado considerando os participantes que estarão a distância.