Por-que-é-importante-ter-um-programa-de-desenvolvimento-de-líderes-na-minha-empresa

COMPARTILHAR POST

Por que é importante ter um programa de desenvolvimento de líderes na minha empresa?

Sabemos que o fator humano tem se tornado relevante para o sucesso das organizações. Empresas que se preocupam com as pessoas estendem sua vantagem por mais sete anos, isso é o que conclui a pesquisa realizada pela Harvard Business School.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes, mais conhecido pela sigla PDL, propõe desenvolver competências fundamentais, reunir conteúdo teórico, atividades práticas e experiências importantes que promovam mudanças significativas no comportamento dos participantes.

Líderes proativos, criativos, comprometidos com os resultados, e com inteligência emocional é o que as empresas mais desejam. Ao reconhecer e desenvolver seus líderes, as organizações contribuem para o sucesso das equipes, motivando e influenciando positivamente os demais profissionais, promovendo resultados positivos aliados às expectativas e estratégias da organização.

Existem diferentes formatos, duração e metodologias para o PDL. Pode ser um treinamento de liderança de curta duração, ou um programa mais robusto, que se inicia ou não por meio de uma análise de perfil comportamental. Quando realizado este tipo de diagnóstico, é possível identificar as características particulares de cada um, permitindo o aproveitamento dos conteúdos ao longo do programa de forma mais eficaz, especialmente porque os participantes compreendem com mais clareza quais são os seus pontos fortes e suas fragilidades.

O PDL possibilita uma vivência transformadora já que são programas práticos e interativos, especialmente quando aliados a projetos de melhoria e planos de desenvolvimento individual. Confira o que será abordado nesse post:

Quais os benefícios do programa PDL?

O PDL favorece a aplicação de técnicas e práticas avançadas que promovem profundas mudanças pessoais e profissionais. Participar destes programas, significa ampliar o sentido de vida, investir em autoconhecimento e obter novas ferramentas para apoiar o profissional em sua jornada como líder.

Entre os benefícios por participar do programa PDL estão: melhoria nas relações com a equipe e práticas de reconhecimento dos liderados, melhoria na comunicação, na motivação da equipe e consequente aumento da produtividade.

Como identificar líderes dentro da empresa?

Saber administrar conflitos, solucionar problemas, ter visão sistêmica, saber ouvir e demonstrar flexibilidade são fortes indicadores de colaboradores com perfil para assumir cargos de responsabilidade. No entanto, eles precisam receber apoio para atuarem como líderes eficazes.

Verdadeiros líderes têm sua influência reconhecida pelos liderados, demonstram comprometimento e buscam resultados cada vez mais satisfatórios. Sabemos que há profissionais que, mesmo não tendo cargo na gestão, apresentam indicativos que poderão, se bem preparados, resultarem em excelentes líderes.

O aprimoramento dos gestores atuais e a identificação e formação de novos líderes se tornou uma prioridade, e esse processo deve ser conduzido pelo RH, com apoio da alta direção e compromisso dos demais gestores. Desse modo, é fundamental elaborar um programa de desenvolvimento direcionado e realmente eficiente na formação de profissionais para que assumam sua liderança agora e no futuro.

Como implementar um programa de desenvolvimento de líderes?

O modo como as organizações estruturam o PDL pode variar. Algumas possuem uma área de treinamento mais estruturada: desenvolvem e aplicam internamente seus próprios programas de liderança. Outras, contratam consultorias especializadas para ajudar na elaboração e customização do programa, tornando-o consistente e adequado à realidade da organização.

Uma alternativa também interessante, é inscrever profissionais de sua organização em programas externos e abertos ao público. Neste tipo de programa o benefício adicional é de o participante conhecer líderes de outras empresas, trocar experiências e absorver novos aprendizados expressos pelas diferentes culturas. Estes programas externos promovem a oportunidade de os participantes compartilharem as melhores práticas de liderança em suas organizações, além de ampliarem seu networking.

O importante é que, no caso de contratação de empresas especializadas para apoiar a implantação ou construção de um programa de líderes, seja escolhida uma consultoria com experiência multidisciplinar, para que essa formação seja a mais completa e consistente possível.

Por que implementar esse programa na sua empresa?

O principal recurso competitivo para as empresas são as pessoas que a compõem. Gente com adaptabilidade, conhecimento, visão do negócio, inteligência emocional, proativas e comprometidas com resultados é que realmente fazem a diferença e isso só é possível com a presença de um líder bem preparado.

Gestores que já atuam conduzindo equipes e mesmo profissionais que demonstram interesse em assumir novas responsabilidades no futuro são elegíveis para participar de programas de PDL.

A CR BASSO dispõe de vários programas para apoiar o desenvolvimento de líderes. São programas com duração de 16 a 80 horas. Nosso curso de  DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA de 16 horas  está disponível inclusive para inscrições abertas. Acesse nosso site e conheça o programa completo.

Dispomos também do PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES – PDL, com 40 horas e ainda, o LEADERSHIP ONE, o programa com a maior estruturação que atinge 80 horas de duração. Clique Aqui e saiba mais.

Esperamos você no nosso novo programa.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: