Liderança Colaborativa - CR BASSO - BLOG

COMPARTILHAR POST

Liderança colaborativa: o que é e como funciona na prática?

O cenário empresarial está em constante evolução, e isso reflete diretamente na cultura organizacional das empresas. Uma das mudanças mais notáveis nesse contexto é a ascensão da liderança colaborativa.

Enquanto a liderança tradicional implica que o líder é responsável por delegar tarefas e orientar a equipe, a liderança colaborativa apresenta um modelo mais flexível, onde o líder também está aberto a orientações da equipe. Isso pode parecer paradoxal à primeira vista, mas vamos explorar o que é e como funciona essa inovadora abordagem de liderança.

O que é a liderança colaborativa?

Antes de mergulharmos na liderança colaborativa, é importante entender como a liderança tradicional opera. Na liderança tradicional, todas as decisões estão centralizadas em uma única pessoa, responsável por iniciar ações, delegar tarefas e manter a harmonia da equipe simultaneamente.

Por outro lado, na liderança colaborativa, há espaço para múltiplas vias de comunicação, permitindo um processo de tomada de decisão mais aberto, cooperativo e respeitoso entre todas as partes envolvidas. Embora a figura do líder ainda exista, ela é mais inclusiva, incentivando outras contribuições para alcançar os objetivos da empresa.

Os líderes colaborativos continuam a delegar tarefas e guiar suas equipes, mas também estão disponíveis para receber contribuições. Nesse ambiente colaborativo, os líderes estão dispostos a deixar de lado seus interesses pessoais para promover debates e reconhecer novas ideias e abordagens.

Além disso, a liderança colaborativa pode envolver a cooperação entre líderes de diferentes equipes, gerando parcerias que maximizam o potencial da organização.

Por que a colaboração é o futuro?

A grande tendência do mercado, hoje em dia, é voltada para as soft skills (competências comportamentais)  que valorizam atitudes mais humanas. São elas que moldam o profissional do futuro.

Por isso, o mercado também entrou em uma nova fase: a fase da colaboração.

Estamos em um período em que a inovação e a criatividade são recursos valiosos, que podem ser promovidos e ampliados com uma maior diversidade e pluralidade no input de ideias.

Líderes que escolhem reter informações de outros líderes e equipes que não prezam pelo sucesso coletivo e da organização como um todo precisam ficar no passado.

Como a liderança colaborativa funciona na prática?

Quem busca trazer a liderança colaborativa para níveis práticos precisa preencher alguns requisitos para encontrar este balanço entre a figura de liderança com o conjunto da equipe.

Algumas dessas questões são:

1) Conhecer quem é parte da equipe:

O líder colaborativo busca conhecer cada membro da sua equipe, tirando um tempo de seu expediente para entender como cada um pode contribuir para o sucesso da organização.

2) A criação de um laço de confiança:

Por mais que o líder deva ser mais aberto em um ambiente colaborativo, isto não significa que ele não represente uma figura de autoridade. 

Nesse sentido, a liderança colaborativa se baseia em um laço de confiança, transparência e de cumprimento com a responsabilidade atribuída a cada indivíduo. 

3) A ética de trabalho:

Para a boa prática da liderança colaborativa, é preciso ter uma bússola moral clara e em ação.

Afinal, não são apenas as decisões fáceis que são feitas em um debate coletivo, mas as difíceis também. 

4) Compartilhamento de experiências:

Para a gestão de um líder colaborativo, um dos pontos mais importantes é o compartilhamento de suas experiências como equipe, como sua trajetória na profissão e sua história na área.

Dessa forma, esse tipo de comunicação serve tanto como ensinamento quanto como uma maneira de inspirar e engajar a equipe.

5) Capacitação e autonomia:

Em uma liderança colaborativa, uma das tarefas mais importantes é reconhecer as oportunidades em que seus funcionários podem crescer através da autonomia e da independência.

Assim, é preciso incentivar a capacitação de colaboradores para que eles sejam capazes de formar decisões de maneira autônoma. Além de delegar tarefas, um líder colaborativo sabe dividir responsabilidades.

6) Momentos de escuta:

Por fim, um dos itens mais importantes para se colocar a liderança colaborativa em prática é através de uma escuta ativa da equipe, ou seja, ouvir além do que é dito.

Através deste exercício, o líder se torna capaz de desenvolver a empatia e monitorar todos os itens anteriores.

Liderança colaborativa: benefícios e desafios

Uma liderança aberta a diferentes perspectivas e contribuições diversas tende a gerar resultados positivos. A liderança colaborativa promove um senso de comunidade que aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho. Além disso, os líderes que adotam essa abordagem veem um aumento no engajamento e no cumprimento de metas.

No entanto, a transição de uma liderança tradicional para a colaborativa pode ser desafiadora em um ambiente corporativo que ainda valoriza práticas tradicionais. Para superar esses desafios, atividades de treinamento e desenvolvimento, bem como cursos e workshops, podem fazer a diferença na criação de um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso.

Fortaleça sua liderança com a CR BASSO

Quer uma ajuda especializada para promover uma liderança treinada para enfrentar esse e outros desafios? Com a CR BASSO Educação, você garante todo o suporte que necessita em sua jornada para se tornar um Gestor ou uma Gestora de alto nível!

Siga nos também nas redes sociais, LinkedIn e Instagram. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da CR BASSO.

Até a próxima!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: