Produtividade no home office: os prós e contras

COMPARTILHAR POST

Produtividade no home office: os prós e contras

O trabalho remoto é uma das modalidades de trabalho que mais cresceram no meio profissional nos últimos anos. Porém, algo que vem sendo discutido com bastante intensidade são seus prós e contras, especialmente no quesito de produtividade no home office.

Afinal, enquanto a flexibilidade é um grande benefício para a vida do funcionário, as corporações estão cada vez mais atentas sobre o impacto que essa modalidade pode ter em rendimento, mesmo em modalidades híbridas.

Segundo um estudo da Microsoft, cerca de 85% dos líderes dizem que se tornou mais desafiador confiar na produtividade de seus funcionários que se encontram em um modelo híbrido de trabalho. Dessa forma, diversas empresas ao longo dos últimos meses anunciaram o retorno para a jornada de trabalho presencial. 

Ao mesmo tempo, um artigo recente da BBC, que foi amplamente replicado pela mídia nacional, relata que existe uma movimentação contrária promovida pelos trabalhadores que preferem se demitir à retornar aos 5 dias por semana desempenhando suas funções em escritórios.

Continue lendo e nos acompanhe em nossa discussão sobre produtividade no home office. O trabalho remoto é um aliado ou um empecilho para o futuro resultado das empresas?

As vantagens para o trabalhador e a empresa no modelo híbrido

Bom, primeiro, vamos trazer as vantagens que caracterizam o home office e que já conhecemos bem.

Para os que optam por este tipo de modalidade, um dos principais pontos que motivam essa escolha é a flexibilidade que ela oferece. Isso vale tanto para o trabalhador quanto para a empresa, uma vez que ambas as partes têm uma maior liberdade em trabalhar de regiões distantes, negociar horários e definir o ambiente de trabalho.

Uma segunda vantagem é a questão da economia.

A redução das despesas com transporte, locação de espaços próprios para a empresa e demais custos com infraestrutura promovem uma grande economia de tempo e dinheiro, tanto para o colaborador quanto para o empregador.

Assim, tudo isso é capaz de oferecer uma maior qualidade de vida e bem-estar ao trabalhador, redirecionando essa economia de tempo e dinheiro para momentos de lazer e descanso.

As desvantagens para o trabalhador e a empresa no modelo híbrido

Agora, quando trazemos as desvantagens do home office para a pauta, precisamos relembrar que o primeiro grande movimento de migração para essa modalidade foi feito sem muito preparo, ao longo do período de isolamento social.

Dessa forma, muitos dos problemas que vemos no home office foram exacerbados e colocados à prova naquele período. Tivemos que lidar com a falta de uma infraestrutura adequada, as distrações com a vida pessoal e, claro, o desgaste psicológico provocado pelo cenário pandêmico.

Todavia, se não forem feitos esforços para alinhar estratégias e capacitar toda a equipe de funcionários para manter o nível de produtividade, mesmo em home office, é, sim, possível que existam dificuldades frente ao trabalho presencial.

Dentre essas dificuldades, podemos citar a falta de foco em um ambiente que não é apropriado para o trabalho, o excesso de trabalho devido à falta de um planejamento mais próximo com a empresa e a manutenção da segurança de informações sensíveis, caso sejam usados equipamentos e sistemas que não estejam sob controle da empresa.

E como fica a produtividade no home office?

Retomando o artigo divulgado pela BBC, que evidencia o crescimento da preferência por modelos híbridos de trabalho, temos um depoimento interessante de um líder sobre sua visão a respeito da produtividade no home office.

Jeff Maggioncalda, CEO da plataforma americana de cursos online Coursera, disse defender o trabalho presencial completamente antes da pandemia. Segundo ele, pensava que “se você não vier, você não está fazendo seu trabalho”. Essa é uma postura semelhante à que o bilionário Elon Musk defende atualmente na mídia.

Entretanto, Maggioncalda revela que mudou completamente sua percepção sobre o home office, surpreendendo-se com a capacidade de seus profissionais em fazer um bom trabalho e manter a flexibilidade

Para isso, foi necessária uma mudança na administração da empresa – que afirma já começar no recrutamento.

Afinal, cada tipo de colaborador possui um perfil diferente de trabalho. Indivíduos que demonstram mais facilidade em organizar tarefas e controlar seus processos estão mais aptos a usufruir de sua autonomia com consciência e impulsionar sua produtividade no home office.

Porém, pessoas que se distraem com facilidade e não possuem a infraestrutura adequada para trabalhar de casa devem apresentar uma queda no rendimento

Se, em um ambiente presencial, um líder poderia facilmente chamar a atenção de quem está tendo um desempenho inferior, isso não é tão fácil em um modelo de home office.

A falta dessa interação social e da troca de experiências que existe no escritório podem ser argumentos contrários à alta produtividade no home office.

Dicas para uma maior produtividade no home office

Após todo o improviso nos últimos anos, é preciso solidificar essa modalidade e introduzir estratégias que façam a diferença ao otimizar resultados.  

Por isso, separamos algumas dicas que podem ser a diferença para garantir uma boa produtividade no home office. Confira abaixo!

Ofereça infraestrutura

Uma das principais formas de promover um trabalho eficiente no home office é oferecer os aparatos necessários para desempenhar suas funções.

Fornecer equipamentos ou contribuir com custos, como do serviço de internet, garantem a infraestrutura necessária para manter um bom rendimento.

Trabalhe com plataformas de nuvem

Utilizar uma plataforma que torna capaz o compartilhamento de documentos e tarefas é essencial para manter a dinâmica do ambiente de trabalho.

Dessa forma, os recursos em nuvem são praticamente essenciais para conferir mais eficiência ao home office.

Motive colaboradores e defina metas

Manter os colaboradores engajados é um dos pontos mais importantes – e difíceis – do trabalho remoto. Mesmo à distância, é possível trazer dinâmicas que incentivam a equipe, como premiações ou feedbacks construtivos.

Agora, para que seus colaboradores saibam o porquê eles devem se manter motivados, é preciso definir metas que estabeleçam o norte para onde as atividades devem ser desenvolvidas.

Treine seus colaboradores

A dinâmica em um modelo híbrido de trabalho ainda é algo novo para muitos, o que pode gerar grande receio por parte de empresas sobre o alinhamento dos funcionários com a companhia.

Por fim, não existe estratégia melhor para garantir o sucesso desse modelo do que o fornecimento de treinamentos e cursos de preparação. Com eles, há uma maior clareza sobre o que faz a diferença para manter a produtividade no home office.

Melhore a produtividade da sua empresa com a
CR BASSO – em qualquer modelo

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a CR BASSO Educação é a solução para garantir mais produtividade à sua empresa, capacitando seus funcionários para as mais diversas atividades através de ações de educação corporativa.

Venha com a CR BASSO e obtenha todo o suporte que você necessita para garantir a prosperidade e alta performance do seu ambiente profissional.

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e conheça os cursos disponíveis.

Nos siga também nas redes sociais, LinkedIn e Instagram. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da CR BASSO.

Até a próxima!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: