
O tema produtividade vem sempre à tona quando se pretende obter mais resultados em relação aos recursos empregados que podem ser de diferentes naturezas. Como exemplo, podemos citar a tecnologia empregada, a infraestrutura, o processo, o recurso humano, o uso do tempo, o uso de informações entre outros. Produtividade no trabalho pode ser tratada do ponto de vista de determinado país, de uma empresa ou do trabalhador.
Quando relacionado à produtividade de um país, temos que considerar o resultado produzido num determinado período. É comum considerar o Produto Interno Bruto – PIB, gerado. Devemos também considerar os recursos que foram empregados para obter o referido resultado. Nesta relação, estamos preocupados em conhecer a produtividade do trabalhador. Então, devemos utilizar a mão de obra empregada na geração do produto interno bruto. Logo, o PIB (resultado obtido) dividido pelo número de mão de obra empregada teremos a produtividade do trabalhador naquele país.
Produto Interno Bruto – PIB
____________________________________
Quantidade de Trabalhadores empregados
O resultado indica quanto de riqueza é produzida por cada trabalhador daquele país. Esta análise pode ainda ser ampliada, se considerarmos a produtividade por hora trabalhada. Para isso, devemos dividir a produtividade obtida pelo número de horas trabalhadas. Isso é interessante quando se pretende comparar a produtividade entre países, uma vez que há países em que o trabalhador realiza mais ou menos horas de trabalho ao longo de um período (por exemplo um ano), tornando-se assim uma forma mais justa de comparação entre países.
Quando nossa análise se refere à produtividade de uma empresa, podemos considerar como resultado produzido, o faturamento bruto obtido num determinado período. Quanto aos recursos empregados, devemos considerar o número de trabalhadores da empresa. Logo, dividiremos o faturamento bruto pelo número de trabalhadores no período considerado.
Faturamento Bruto
________________________
Quantidade de Empregados
O resultado indica quanto de faturamento é gerado por trabalhador. Esta análise pode ainda ser utilizada quando se quer comparar a produtividade entre unidades de negócios da mesma empresa, ou ainda, comparar com uma série histórica da respectiva empresa.
Quando o trabalhador se compara ou é comparado com seus pares, por exemplo: “Fulano produz 120 unidades no mesmo tempo em que você produz apenas 90. Ele é mais produtivo que você”. O trabalhador quando vê ou percebe essa comparação, pode refletir sobre sua produtividade. Pode também questionar-se, como o colega é mais produtivo e, principalmente, o que ele pode fazer para ampliar sua produtividade. Infelizmente, nem todos os trabalhadores têm esse entendimento ou a consciência para refletir o que poderia fazer diferente para colher resultados melhores.
Desafio de aumentar a produtividade
Uma coisa é certa: apenas medir não muda o resultado, a menos que este resultado seja comunicado, que as expectativas quanto à produtividade esperada sejam claras a todos, desde o início e que ações de melhoria sejam implementadas.
Observo que é crescente a preocupação entre gestores de que sua equipe precisa ser mais produtiva e isso por vários motivos: orçamento apertado, equipe enxuta, prazos reduzidos etc. Esse tema tem gerado desconforto no meio corporativo e um dos fatores que interferem dramaticamente na produtividade é o uso do tempo.
Como todos sabemos o ano é de 365 dias, meses de 30 dias, dias de 24 horas, cada hora contém 60 minutos e cada minuto contém 60 segundos. Ninguém tem privilégios. O tempo é um recurso que não pode ser delegado e cada um tem sua responsabilidade.
Você pode deixar uma contribuição para as questões abaixo?
1 – Quais são no seu entender, os fatores que mais influenciam na produtividade do trabalhador?
2 – Quais são na sua opinião os maiores desperdiçadores de tempo no trabalho?
3 – Que mudanças o trabalhador precisa implementar para melhor uso do tempo e se tornar mais produtivo?
4 – Como os Gestores podem agir para aumentar a produtividade em suas organizações?
Comente suas percepções
Acreditamos que trazer esse tema para discussão trará uma grande contribuição num momento em que nossas empresas e nosso país querem se tornar mais competitivos.
Aguardo seus comentários.