Como ser o profissional do futuro hoje mesmo

COMPARTILHAR POST

Como ser o profissional do futuro hoje mesmo

Inteligência artificial, automatização, startups, Indústria 4.0: são tantos novos conceitos que acaba ficando difícil ficar em dia com as inovações. E, com essas novidades, você precisa buscar ser o “profissional do futuro”, mesmo que no presente.

Afinal, o mercado muda em paralelo com o mundo, de acordo com as nossas aspirações socioeconômicas e com o intenso avanço tecnológico. Ficar alheio a essas mudanças nos torna suscetíveis às incertezas, à estagnação e frustração profissional.

Dessa forma, o profissional do futuro, que aceita as mudanças e procura compreendê-las, não apenas se sobressai sobre os demais como também garante a reinvenção que o deixa preparado para encarar o mundo corporativo.

Neste artigo, nos empenhamos em destrinchar o que faz um profissional do futuro e trazer algumas dicas para deixar as grandes mudanças menos desafiadoras. Continue lendo e confira!

O que é o profissional do futuro?

Quando pensamos no que vem pela frente, nós normalmente nos perguntamos primeiro quais seriam as “profissões do futuro”.

Afinal, é inevitável imaginar quais funções serão beneficiadas e quais serão ameaçadas pelas mudanças no mercado de trabalho – por exemplo, o recente avanço da Inteligência Artificial e seus grandes expoentes, como o Chat GPT.

Entretanto, uma reflexão mais produtiva, neste momento, não é referente ao cargo, mas ao profissional que desempenha essa função. Por mais que a tecnologia movimente o mercado, as habilidades que levam o mundo corporativo para frente são as que possuem um caráter mais humano.

E isso não deveria ser surpresa, uma vez que o que chamamos de Soft Skills (competências comportamentais) nunca estiveram tão ao centro da dinâmica do mercado.

Por isso, vamos nos dedicar a analisar cada uma dessas perspectivas: qual o efeito das novidades tecnológicas sobre o mercado profissional e quais são as características requisitadas ao profissional do futuro.

Como ser um profissional relevante na era da Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial promete ser um grande apoio para as mais diversas carreiras em um futuro muito próximo, o que faz com que muitos profissionais se sintam ameaçados.

No marketing, por exemplo, as empresas podem começar a usar ferramentas como o Chat GPT para criar postagens, e-mails e muitos outros conteúdos.

Entretanto, ao contrário do que muitos acreditam, essa integração das novas tecnologias ao ambiente profissional pode, na verdade, criar novos empregos. Segundo o relatório do Institute for the Future, em parceria com a Dell, cerca de 85% dos empregos que estarão disponíveis em 2030 ainda não foram inventados.

Dessa forma, o dilema é mais simples do que parece. Para manter a relevância na era da IA, o bom profissional não pode trabalhar de um jeito rotineiro – ele precisa trazer qualidades verdadeiramente humanas para a sua função.

É importante nos mantermos atualizados sobre as novas tecnologias para usufruir de novas oportunidades. Porém, também precisamos reconhecer as limitações da IA, que não substituem nossas habilidades subjetivas e humanas.

As características do profissional do futuro

O profissional do futuro é aquele capaz de mesclar e agrupar habilidades. Por isso, reunimos algumas delas abaixo, discutindo um pouco sobre cada característica.

Flexibilidade

Com flexibilidade, o indivíduo se torna capaz de ampliar sua maneira de pensar e conciliar as mudanças em sua área de atuação e no seu entorno.

Nesse sentido, a capacidade de adaptação cumpre um importante papel no ambiente corporativo. É esse perfil versátil que garante uma postura sempre disposta a encontrar novos caminhos para produzir resultados.

Visão estratégica

Em segundo lugar, outra característica que mantém o profissional preparado para o que está por vir, é o desenvolvimento de uma visão estratégica.

Afinal, essa habilidade de enxergar a empresa e suas atividades de forma ampla é essencial para definir planos estratégicos e de ação, melhorando o alcance de metas.

Comunicação e colaboração

Quando damos ênfase para comunicação com uma das características do profissional do futuro não queremos dizer, necessariamente, que este deve conversar com todos e apresentar uma personalidade extrovertida.

Comunicação é a capacidade de trocar informações de maneira clara e assertiva.

É preciso saber se comunicar de forma educada e descomplicada no momento de passar uma demanda, conduzir uma reunião, dar um feedback etc.

Unido a isso, outra competência muito visada naqueles que desejam ser um profissional do futuro é a colaboração. Por mais que a automatização continue ganhando espaço nas empresas, a relação entre colaboradores ainda traz resultados inigualáveis.

Autoconhecimento

Por fim, uma última característica esperada do profissional do futuro é a identificação de seus pontos de melhoria. O autoconhecimento, seja técnico ou emocional, é capaz de ajudar você a entender quais são seus pontos fortes e, em que pontos precisa melhorar suas competências.

Esteja preparado! O futuro já chegou

Pode até parecer contraditório, mas o momento para ser profissional do futuro é agora. Afinal, todas essas novidades que ditam o futuro já estão acontecendo no presente.

Por isso, as mais diversas habilidades sociais são bem-vindas.

São elas que, felizmente, podem ser estimuladas com treinamentos e pela busca da absorção de conceitos e de boas práticas. Práticas que não ficam defasadas de noite para o dia, como é o caso de algumas tecnologias e novidades.

Invista na educação

Por fim, para manter o foco no futuro e estar disposto a enfrentar suas incertezas, o mais importante é compreender a importância da educação continuada nesse processo.

E nesse investimento na educação, há muitas formas de obter resultados capazes de impulsionar o seu desempenho profissional.

Seja através de cursos, palestras, mentorias ou workshops, todo o conhecimento é valioso na hora de estar sempre um passo à frente.

E, para encontrar as melhores soluções em educação continuada e alcançar suas metas, tanto pessoais quanto em equipe, a CR BASSO Educação é a melhor escolha para preparar profissionais do futuro!

Evolua a cultura da sua empresa com a CR BASSO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a CR BASSO Educação é a solução para garantir a evolução da sua empresa, capacitando os seus funcionários para atingir novos patamares de qualidade de serviço através da educação corporativa.

Venha com a CR BASSO garantir todo o suporte que você necessita para introduzir estratégias que irão direcionar sua empresa para o futuro.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos cursos.

Nos siga também nas redes sociais, LinkedIn e Instagram. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da CR BASSO.

Até a próxima!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: