Uma das principais responsabilidades de um líder é delegar atividades. A princípio, parece algo trivial, mas não é. Delegar de maneira eficaz exige muito autoconhecimento e sabedoria sobre cada membro da equipe liderada.
Cabe ao líder, em primeiro lugar, ter claro quais tarefas irá passar e para quem. É preciso considerar também o grau de maturidade de cada membro da equipe. Se a equipe é madura e autônoma, por exemplo, o líder sente mais confiança e facilita o processo de delegar atividades.
Delegar atividades vai muito além de pedir e cobrar depois
É preciso esquecer aquela ideia bastante difundida de que delegar atividades se resume ao mandar fazer e cobrar depois – o famoso delargar. Este tipo de atitude não leva a equipe a apresentar alta performance.
Importante também refletir sobre os vários modos de delegação, que dependem muito do estilo do gestor, do tamanho da equipe, da capacidade de todos e das competências de cada membro da equipe.
É claro que um líder não tem a responsabilidade de desempenhar todas as tarefas da sua área. Ele possui uma equipe, para a qual deve delegar atividades. Afinal de contas, os colaboradores foram contratados justamente para contribuir para o resultado sustentável do negócio.
Porém, há líderes que preferem centralizar as demandas, optando por enfrentar todos os desafios sem o auxílio da equipe. A dificuldade para delegar atividades está apoiada em alguns motivos. Confira, abaixo:
- Falta de confiança na equipe;
- Dificuldade em administrar as tarefas e prazos;
- Busca pela perfeição nas entregas;
- Vontade de que tudo saia exatamente do jeito que o líder quer;
- Dificuldade de cobrar a equipe.
Delegar atividades não é algo simples, embora fazer isso seja vital para que o líder alcance uma atuação de excelência. A notícia boa é que é possível aprender. Confira ainda no post:
- Dicas de como você pode passar a delegar atividades
- Cuidado: há muita diferença entre delegar x delargar
Dicas de como você pode passar a delegar atividades
Classifique as atividades
O primeiro passo é estratificar quais são as tarefas mais e menos importantes e quais necessitam de especialista na execução. A partir desse exercício, identifique na equipe quem pode assumir cada atividade.
Outro aspecto importante a ser observado aqui é fazer um rodízio entre os integrantes da equipe, de modo a extrair o melhor de cada um. Seja persistente na condução desse job rotation e os resultados virão, pois seus colaboradores se tornarão multifuncionais.
Invista em treinamento
Selecionado o profissional a receber a incumbência (delegação), o líder deve tomar todos os cuidados no que tange a preparação do mesmo para que este desempenhe com qualidade as tarefas atribuídas. É importante que o lider dedique tempo na preparaçao, pois quanto mais capacitado o liderado, maior o sucesso na delegacao. Sem esquecer que quem delega, continua responsável.
Estimule o aprendizado
O ato de delegar atividades não pode ser encarado como perda de tempo. Ao contrário, é investimento para a expansão dos negócios e para o melhor uso do tempo. Os colaboradores poderão ampliar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades.
Já você, como líder inspirador, também não pode parar no tempo. Além de estimular o aprendizado da equipe, deve buscar seu desenvolvimento contínuo, inclusive agindo de forma mais estratégica.
Mantenha o foco naquilo que realmente agrega valor
A empolgação do líder em ter mais tempo para concentrar as energias em questões estratégicas, e a excitação da equipe em realizar atividades que antes não lhe eram confiadas não devem desviar o foco do grupo.
É essencial se manter concentrado nos projetos que agregam valor. O excesso de confiança pode prejudicar o resultado de algumas atividades. Redobre a atenção no sentido de aprimorar sempre a execução do trabalho.
Tenha um bom planejamento em mãos
Saiba sempre de quem ou de qual setor cobrar pela atividade não executada corretamente. O importante é não desacreditar no potencial do liderado a quem você delegou, bem como pelo estímulo ao desenvolvimento da equipe.
Mesmo que você não esteja totalmente no controle da atividade delegada, um planejamento bem elaborado deve ter espaço para corrigir eventuais falhas. Acompanhe os prazos e garanta entregas com qualidade.
Ouça seus colaboradores
Lembre-se que delegar tarefas é um processo a ser desenvolvido no dia a dia e requer muita resiliência. Um dos ganhos desse movimento é a participação dos colaboradores, num ambiente receptivo a sugestões de melhoria. É sua responsabilidade demonstrar interesse no que o colaborador tem a dizer. É importante alertar ainda para o fato de que alguma tolerância deve ser estendida aos liderados em relacao a possíveis erros no inicio do processo. Isso mostra ainda mais a importância do treinamento e acompanhamento do líder no processo de delegação.
Cuidado: há muita diferença entre delegar x delargar
O sonho de assumir um cargo de liderança se concretizou. Você foi promovido e como líder de uma equipe pressupõe-se que tomará decisões. Além de delegar atividades você precisa ficar disponível para suas novas atribuições que agora envolvem liderar e desenvolver pessoas.
Como vimos até aqui, delegar significa confiar algo a alguém que está preparado para realizar determinada tarefa, acompanhar os avanços de todos e avaliar o desempenho da equipe.
Já “delargar” é deixar as funções que eram suas para outra pessoa sem se preocupar como tudo vem sendo feito. Não corra este risco.
Para que o ato de delegar atividades ocorra de fato, há cinco iniciativas fundamentais, independentemente do seu estilo de liderança:
- É preciso ter clareza absoluta do que se vai delegar;
- Identificar quem é a pessoa mais indicada para receber cada uma das missões;
- Esclarecer aos funcionários quais são os recursos e os limites para que eles possam dar conta do recado;
- Treinar, treinar e treinar, e
- Acompanhar a atividade delegada, dando sugestões de melhorias e compartilhando seus conhecimentos e experiências.
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