7 Dicas Essenciais para o Líder Administrar Conflitos

21 de fevereiro de 2018
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Liderança

Conflito – fenômeno próprio das relações humanas. Ocorre devido a posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade ou interesse comum. O conflito não é ruim em si mesmo.

Alguém já disse que se você não quiser ter conflitos, basta não se relacionar. Mas sabemos que até mesmos os eremitas têm os seus conflitos interiores. A sabedoria nas relações interpessoais não está em evitar conflitos, mas sim, em saber lidar e resolver de forma equilibrada os conflitos que, inevitavelmente, surgirão.

O conflito pode ser fonte de ideias novas e permitir a expressão e a exploração de diferentes pontos de vista, de interesses e de valores. Saber lidar com a situação é que define se o momento será prejudicial ou benéfico aos envolvidos, exigindo das pessoas autoconhecimento e inteligência emocional.

Em pesquisas realizadas pelo Instituto Dale Carnegie foi constatado que 85% do sucesso profissional vem da competência de relacionamento e somente 15% de competências técnicas.

Algumas considerações para reflexão sobre conflitos:

SABER ADMINISTRAR CONFLITOS É UM DOS MAIORES DESAFIOS DA LIDERANÇA

O relacionamento interpessoal é uma das inúmeras variáveis que interferem na produtividade, na comunicação, na construção da confiança e na cooperação entre as pessoas gerando consequências aos resultados organizacionais. Em ambientes corporativos é natural que diferenças e divergências de opiniões gerem conflitos. Nessas situações, o líder tem papel fundamental, pois é ele quem pode não apenas evitar as situações conflitantes, mas também resolvê-las da melhor maneira possível, minimizando o impacto do problema.

Pressão no trabalho, expectativas frustradas, condições de trabalho inadequadas e problemas de comunicação são alguns dos motivos que geram divergências no dia a dia das empresas.

É necessária muita atenção do líder e um acompanhamento mais próximo da equipe para que os impactos representem menos riscos à saúde da empresa e promovam um ambiente mais cordial entre colaboradores, fornecedores e clientes.

Cada situação vai exigir uma abordagem específica para a resolução de conflitos gerados no ambiente de trabalho. O líder deve ter conhecimento dos fatos, ouvir os envolvidos, deixá-los à vontade para falar e identificar soluções que sejam equilibradas e justas para todas as partes.

REGRA DE OURO:

Numa situação de conflito, a sabedoria está em saber separar a pessoa do problema!

Você está preparado para enfrentar problemas de relacionamento em sua equipe? Para saber como contornar esse tipo de situação, separamos 7 dicas. Confira abaixo:

 1. SEJA NEUTRO

Todo líder sabe que a imparcialidade é um pré-requisito para que a mediação funcione. Se o líder tem uma opinião mais direcionada para um dos lados da história, a colaboração da outra parte será prejudicada. Não basta o líder ser imparcial. Ele precisa ser visto como imparcial.

2. RESERVE UM TEMPO PARA ADMINISTRAR O CONFLITO

 É importante obter um compromisso dos participantes para o uso do diálogo por um tempo adequado. Se a situação, de fato, não permite um encontro com o tempo necessário, ou as partes simplesmente se negam a comprometer-se com isso, então é melhor que o líder deixe a mediação para outro momento, sabendo dos riscos associados, que são altos.

3. REÚNA OS ENVOLVIDOS EM LOCAL ADEQUADO

É importante ter um lugar sem distrações, por exemplo uma sala de reuniões. O conflito entre as pessoas não é o problema. O problema é o impacto que esse conflito está produzindo nos resultados da equipe e da empresa de modo geral.

4. SE PREPARE PARA A MEDIAÇÃO

Algumas pessoas têm mais aptidão “natural” para mediar do que outras, mas todas precisam compreender o processo e os métodos básicos envolvidos. Não é necessário que o líder se torne um mediador profissional, mas é altamente recomendado que ele faça algum estudo prévio sobre o tema e realize cursos específicos que aprimorem suas habilidades em relações interpessoais e gestão de conflitos.

5. TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Tenha controle emocional e não se deixe envolver. Visualize oportunidades com a situação de conflito. Mesmo nas situações mais difíceis, evite os sequestros emocionais, os pensamentos e sentimentos instáveis.

6. SEJA ASSERTIVO

Ouça com atenção e seja capaz de ponderar o ponto de vista dos envolvidos.

7. SE COLOQUE NO LUGAR DOS ENVOLVIDOS

Se coloque no lugar das pessoas envolvidas no conflito e avalie a situação com base em acontecimentos diários, fatos e dados. Conheça muito bem seus funcionários: seus pontos fortes e os de melhoria. Seja flexível e receptivo às questões profissionais e pessoais de cada um dos integrantes do time.

O curso de Relações Interpessoais e Conflitos da CR BASSO é uma oportunidade para a reflexão sobre os papéis que assumimos nas relações, as emoções envolvidas, a administração de conflitos e a responsabilidade de cada um em relação ao ambiente de trabalho.

Lembre-se: todo conflito pode ser uma oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento. O conflito saudável leva à autocrítica, que leva ao movimento, que gera o exercício da criatividade e que promove a inovação ou a reinvenção de alguma situação dentro do ambiente de trabalho.

É importante saber tirar proveito da situação e transformar toda e qualquer dificuldade em oportunidades de crescimento. Os conflitos fazem parte da natureza humana. Não devemos atribuir ao conflito, ainda que profundo e complexo, uma conotação negativa. Afinal, dependendo do modo como é gerido pode ser uma fonte de criatividade, de mudança e de maior produtividade.

“A forma como a outra pessoa nos trata, é o Karma dela. A forma como reagimos, é o nosso. Ninguém pode roubar a nossa paz sem a nossa permissão”. Dalai Lama

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Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Liderança

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