Curso de Relações Interpessoais e Conflitos

Curso disponível na modalidade:
In Company

Este curso de Relações Interpessoais e Conflitos é uma oportunidade para a reflexão sobre os papéis que assumimos nas relações, as emoções envolvidas, a administração de conflitos e a responsabilidade de cada um em relação ao ambiente de trabalho.

Considerações

O relacionamento interpessoal é uma das inúmeras variáveis que interferem na produtividade, na comunicação, na construção da confiança e na cooperação entre as pessoas gerando consequências aos resultados organizacionais. Em tempos em que a atitude humana, é o grande desafio para as organizações, este treinamento visa promover o autoconhecimento para que as pessoas possam melhor reconhecer – a si e aos outros, aliviando tensões no trabalho e na vida pessoal, tornando-se mais produtivas e motivadas.

Objetivos

  • Preparar pessoas para melhor compreenderem a si mesmas e aos outros, favorecendo as relações interpessoais no exercício dos papéis pessoal e profissional, proporcionando condições, que sejam facilitadoras, para a prática de comportamentos e atitudes assertivas.
  • Aprimorar as habilidades de comunicação dos participantes, enfatizando a comunicação verbal e a não verbal, como condições de aprimoramento nas relações humanas.
  • Desenvolver nos participantes a importante competência de dar e receber feedback de modo assertivo em ambientes de trabalho.
  • Identificar, analisar e fornecer ferramentas que possibilitem trabalhar as situações de divergências e conflitos, eliminando tensões e gerando empatia para o êxito e a excelência dos relacionamentos.
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Público-Alvo

Diretores, gerentes, supervisores, chefes, encarregados e outros profissionais que desejem melhorar a competência nas relações pessoais e profissionais.

Programa

  • Crenças e valores individuais e grupais
  • Percebendo a si e ao outro – interpretando comportamentos
  • Relacionamentos como fator decisivo para o desenvolvimento pessoal
  • Compreendendo e demonstrando interesse pelo outro
  • Empatia – conferindo credibilidade e segurança a si próprio
  • Complementações adequadas e inadequadas dos papéis
  • Como trabalhar os relacionamentos interpessoais:
    • Qualidade no relacionamento: receptividade, empatia, segurança, confiabilidade
    • Assertividade nos relacionamentos
    • Feedback como ferramenta de melhoria dos relacionamentos
    • Utilizando o feedback de modo produtivo nos relacionamentos
    • Habilidades sociais e seus impactos nos relacionamentos
    • Competência para administrar relacionamentos e criar redes
  • Preparando para entender os conflitos
    • Preconceitos e estereótipos
    • Hostilidades e atritos pessoais
    • Empatia: reconhecer as emoções nos outros
  • Trabalhando os conflitos nas relações interpessoais e atuando como facilitador
    • Tipos de conflitos: positivos e negativos
    • Identificação e análise das manifestações conflituosas
    • Como trabalhá-las: superação de conflitos
  • A corresponsabilidade – gestores e subordinados, na criação e manutenção de um clima de harmonia nas relações humanas no trabalho.
  • Reavaliando comportamentos e atitudes – autoavaliação e ações de melhoria

Metodologia

O curso de Relações Interpessoais e Conflitos utilizará dinâmicas de grupo e exercícios de aprendizagem vivenciada em oposição ao simples conhecimento/ informação. A característica interativa do programa, permitirá discussões e análise de situações, ampliando percepções comungadas com os colegas do ambiente profissional.

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