Lideranca-ambidestra

COMPARTILHAR POST

Liderança Ambidestra – é arte, planejamento e desenvolvimento

Liderança Ambidestra, neste momento que vivemos, para uma plateia mais desatenta, pode parecer coisa de circo. Afinal, o hoje na vida das empresas e nos mercados é tão desafiador como ver um equilibrista de pratos. Gente sempre atenta e fazendo muita força o tempo todo para não deixar nada cair. Um espetáculo cheio de emoções, suspense e com sucesso garantido.

Espetáculo à parte, esta analogia traz alguma verdade se você percebe que o artista na verdade é um líder. Um profissional capaz de usar ambas as mãos – no sentido figurativo – em equilíbrio e harmonia. Ele tem que acompanhar a empresa, fazer tudo aquilo que um bom gestor faz e ao mesmo tempo colocar novos pratos no ar…  ou seja, inovar.

Crescimento e inovação. Tudo ao mesmo tempo e agora o tempo todo. Como gestor, tem que melhorar o desempenho, corrigir, recuperar, fortalecer e maximizar processos para poder crescer. Como inovador, antecipar oportunidades, desenvolver o novo, estar na frente da curva e acompanhar o cliente em suas necessidades e dificuldades apresentando soluções na forma de novos produtos e serviços.

Isso só é possível, através da liderança exponencial de alguém que enxerga o futuro, acompanha a tecnologia, se apaixona por impactos positivos e desenvolve inovações. Com um líder assim, a empresa se torna capaz de criar o equilíbrio necessário para construir essa realidade, se mantendo no jogo e ganhando posições.

Para conseguir recursos para a jornada é muito importante se aperfeiçoar, evitar desperdício burocrático, intelectual e emocional. É preciso ganhar tempo e poupar recursos para serem investidos na inovação. Confira o que será abordado nesse post:

O Grande desafio da Liderança Ambidestra

Pela definição de Jeff Immelt, CEO da General Eletric, liderança ambidestra é uma filosofia de gestão que combina eficiência e criatividade. A dificuldade começa em olhar as peças deste quebra-cabeças em separado. Vou dar um exemplo:

Gestor cartesiano que elabora seu planejamento com avaliações quantitativas (os números não mentem) buscando eficiência máxima, custo mínimo e melhores produtos maximizando os lucros – VERSUS – Gestor holístico que elabora seu planejamento em avaliações qualitativas (mais subjetivas e com conteúdo emocional) buscando o produto adequado a um segmento, com custo possível e com sustentabilidade ambiental.

Você percebeu a pegadinha tenho certeza.  A resposta depende do produto, da empresa e do momento. Graças a Liderança Ambidestra não precisamos fazer escolhas assim. O objetivo dela é conseguir o melhor dos 2 mundos equilibrando as práticas de gestão.

Quando se trata de inovação os processos são mais criativos, radicais, disruptivos, tecnológicos, desorganizados e incrementais. Pensando apenas na gestão de processos e produtos os mares são mais previsíveis e sem dúvida muito mais ordenados. Simplificando bastante você pode perceber que a liderança ambidestra pode ser entendida também como a habilidade de usar as duas mãos (direita e esquerda) com a maestria e simultaneamente com uma delas cuidando do presente (gestão), e a outra preparando o futuro (inovação).

Desenvolvimento que depende de liderança

Sobre este líder temos que lembrar algumas das características que o tornam tão especial.

– Alta inteligência emocional

– Grande capacidade cognitiva

– Muita flexibilidade para balancear questões operacionais e de desenvolvimento

– Capacidade de administrar conflitos

– Gerir o dia a dia, mesmo em crises sem perder de vista o futuro percebendo as mudanças sutis até que ele se torne presente.

Roy Charles Amara nasceu em 1925 e sempre misturou arte e ciência. Morreu em 2007. Como cientista escolheu o futuro como tema e criou uma lei que leva seu nome e que diz: “Tendemos a superestimar o efeito de uma tecnologia no curto prazo e a subestimar seu efeito no longo prazo”.

Para nosso interesse, aqui no blog, basta imaginar uma subida gigantesca de montanha russa em um curto espaço de tempo (100 de visibilidade – esse é nosso interesse inicial), depois um vale quase tão profundo de desinteresse (10 de visibilidade – o mundo perde interesse no mesmo curto tempo) e na sequência, uma curva suave de subida e um patamar de 70 por muitos e muitos anos (assim segue a visibilidade e o uso da tecnologia no passar dos anos).

O grande líder não prevê o futuro, mas acompanha a sua construção

Como não existe bola de cristal certificada, um líder ambidestro sabe que o futuro é volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA é a sigla em inglês) e deve sempre trabalhar sua equipe com habilidades diferenciadas como:

– Mindset

– Resiliência

– Pesquisa

– Educação Continuada

– Desenvolvimento e Parcerias

Talvez, a única regra sobre inovação que podemos ter certeza é que ela vai ser desconstruída e reconstruída muitas vezes. Da mesma forma que a percepção e o conhecimento.            

Deixo mais uma imagem para seu mosaico sobre este assunto. Alan Turing, o homem que construiu o primeiro computador eletromecânico em 1950, queria fazer na verdade uma máquina com capacidade de aprender. Passados 80 anos a Inteligência Artificial (IA) continua promessa cada vez mais próxima apesar dos trancos e barrancos. Uma boa liderança não segue obrigatoriamente o comportamento de manada ou mania mundial. Obrigatoriamente está focada no mercado e principalmente nos clientes para desenvolver para eles produtos e serviços que os ajudem também nesta caminhada.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (sao mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educaçao foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: