5-Passos-para-uma-lideranca-de-alta-performance

COMPARTILHAR POST

5 Passos para uma liderança de alta performance

Frente aos desafios cada vez mais ousados de hoje em dia, todos profissionais querem e precisam desenvolver uma liderança de alta performance. Entre os diversos passos para chegar lá, é necessário muito aprendizado e inovação constante. Afinal, estes dois aspectos são pré-requisitos para um ótimo líder.

Isto porque, quando a pessoa que toma a frente de uma equipe, de um projeto ou até mesmo de uma tarefa não busca novidades para fazer diferente e alcançar melhores resultados, ela não estará desempenhando bem o seu papel como deveria. E com isso estará prejudicando a equipe, a empresa e seu próprio crescimento na carreira que escolheu. 

Ai você pode estar pensando: “A pessoa nasce com o dom da liderança. Quem nasceu sem este dom nem adianta tentar”. Isto não é 100% verdade. Claro que nascer com o tal dom da liderança pode ajudar um pouco. Mas somente isso não vai fazer do profissional um líder de alta performance. 

Você deve estar se perguntando? Como eu aprimoro a minha própria performance e do meu time? O que fazer para atuar como um líder de alta performance? A resposta é “aprimoramento”. Ou se preferir: “aperfeiçoamento”. Isto porque talvez você já vem fazendo o que vamos comentar aqui. Mas precisa fazer melhor. Dá uma olhada nas nossas dicas!

5 passos para uma Liderança de Alta Performance

1 – Delegar e não “delargar”

O líder deve dar autonomia aos membros da sua equipe. Isso quer dizer, saber delegar tarefas, atividades e missões, mas sem “delargar”. É preciso orientar, acompanhar e cobrar nos momentos certos. E conhecendo bem as habilidades e competências de seus colaboradores, você saberá até onde pode ir com cada um.

Todos precisam ir aprendendo a também tomar decisões, ter mais responsabilidade, assumir riscos e, principalmente, sentir as dores e as satisfações que só a cadeira do líder proporciona.

2 – Autoconhecimento e inteligência emocional 

Para por em prática a liderança de alta performance, trabalhe o seu autoconhecimento sempre. Quem não conhece bem a si próprio e não é capaz de controlar suas próprias emoções, inclusive sob pressão e em momentos de crise, dificilmente será um líder de alta performance. Porque antes de liderar equipes, é necessário liderar a si próprio, administrando bem os conflitos e se mostrando parceiro.

O “walk the talk” que, traduzido para o português, significa andar em sintonia com o que se fala, também é fundamental. Ou seja, líderes fazem o que falam e agem dentro dos valores que pregam. 

3 – Aprendizado e visão sistêmica 

Como dissemos no início deste artigo, o aprendizado constante é uma das chaves mais cruciais para abrir as portas que certamente serão encontradas no caminho para se tornar uma liderança de alta performance.

Fique sempre por dentro das novidades, conheça a empresa que você trabalha como um todo e não somente a área em que você atua, nunca pare de estudar e se atualizar, compartilhe conhecimento e experiências com seus liderados de forma generosa, comunique as metas individuais, da área e da empresa claramente, dê feedbacks sobre performance periodicamente e nunca caia no erro de achar que já sabe o suficiente.

Somente com muito aprendizado e visão sistêmica proporcionados por todas estas atitudes você será um Líder de Alta Performance e terá sucesso na sua jornada.  

4 – Firmeza e humildade 

Colaboradores engajados confiam e seguem seus líderes. Por isso que é tão comum ouvirmos que as empresas não precisam mais de chefes e sim de líderes. Não é só uma simples troca de palavras. É uma mudança de postura e cultural também. Os líderes de equipes de alta performance dão bons exemplos, atuam como verdadeiros guias rumo ao topo e estão sempre prontos para orientar. Para cumprir bem seu papel de líder, você precisa ter o respeito e a confiança do seu time.

Demonstre firmeza quando a situação assim exigir, mas saiba também ser humilde para buscar ajuda quando for preciso. Líder de alta performance sabe direitinho quando ir na frente e puxar o time, quando é melhor caminhar ao lado da equipe e quando a melhor posição é caminhar atrás motivando e “empurrando” a o pessoal a atingir resultados extraordinários.  

5 – Inovação e diversidade

Há um bom tempo, grandes mudanças nas empresas ocorriam a cada 15 ou 20 anos. Mais recentemente, a cada 5 anos. Hoje, elas são tão constantes que, dependendo do porte, características e segmento de atuação, podem ser anuais, mensais e por que não dizer diárias. Para dar conta desta velocidade, você precisa estar pronto também para liderar processos de mudança com muito senso de urgência e prontidão.

Tenha você mesmo e estimule uma visão entusiasta da sua equipe diante de pequenas e grandes inovações. Não insista em fórmulas “de sucesso”, que não proporcionam mais os mesmos resultados porque o mercado muda toda hora. Empenhe-se para evitar o conforto proporcionado pela manutenção das coisas. Fuja do “sempre foi assim” e questione antigas formas de atuação. Pense fora da caixa.

Ouça todas as vozes e opiniões, principalmente aquelas diferentes das suas. Aposte na diversidade. Você já reparou na infinidade de cores e formatos da Natureza? Então, inspire-se nela. Ou você conhece outra “empresa” melhor que essa? 

Está pronto para dar os 5 passos para uma liderança de alta performance? Assine a nossa newsletter e se aprimore cada vez mais!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: