O ditado “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje” faz muito sentido para quem quer vencer a procrastinação. Estudos apontam que grande parte da população já procrastinou um dia e que 20% dos adultos são procrastinadores crônicos.
Um a cada cinco indivíduos costumam adiar tarefas, compromissos ou atividades, relativos ao trabalho ou aos estudos, para outro dia. Ou simplesmente deixar para depois. Isso acontece, principalmente, quando acabamos nos ocupando com outras coisas, que nos distraem mais. E que não têm um sentido de obrigação.
Quantas vezes você jurou que na segunda-feira iria começar a fazer caminhadas ou frequentar a academia? Mas no dia D acabou arrumando algum empecilho para não seguir em frente.
E aquele livro que já faz um ano que comprou? Ficou na mesa de estudos. Você olha e fala: “amanhã começo”. O médico solicitou vários exames para você fazer. Todos os pedidos foram colocados na pasta, o tempo está passando e a validade vai vencer.
Você está com três encomendas de trabalho, combinou uma data para entregá-las ao cliente, mas acabou gastando seu tempo com outras coisas menos importantes. Esses são alguns exemplos simples de procrastinação. Confira o que será abordado neste artigo:
- Efeito Bola de Neve
- As causas da procrastinação
- Reconheça que sofre com a procrastinação
- Planeje-se
- Recompense sua conquista
- Foque nas tarefas mais importantes
- Evite as distrações
- Os benefícios destas boas práticas
Bola de neve
Adiar pequenas tarefas e compromissos podem ter o efeito de uma bola de neve. Isto é, vão se acumulando cada vez mais, tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal. E para colocar tudo em dia, o esforço será muito maior e cansativo. O que não aconteceria se fosse feito aos poucos e dentro dos prazos.
O desânimo pode abrir caminhos para o desenvolvimento de depressão. As pessoas se entregam à procrastinação e só conseguem pensar em tudo que deveria ter sido feito, mas não fizeram. E se sentem perdidas e sem solução.
Todo esse quadro passa a gerar um grande sofrimento e cria outros problemas. Quem costuma adiar tarefas, normalmente também não mantém uma alimentação saudável, não pratica exercícios físicos e nem dorme direito. Esses sintomas fazem com que o indivíduo não relaxe e tenha baixa qualidade de vida, prejudicando a sua saúde.
As causas da procrastinação
Diferentemente do que muita gente pensa, procrastinar não é o mesmo que ser preguiçoso. O preguiçoso não sente vontade de realizar a tarefa, enquanto o procrastinador quer realizar, mas algo o impede.
As causas podem ser psicológicas, deflagradas por problemas de autoestima e segurança, ou fisiológicas. Neste último caso, a procrastinação é uma grande luta entre duas partes do cérebro. É um sintoma de um estado depressivo do ser humano, do transtorno obsessivo-compulsivo ou do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Quem sofre o problema de causas fisiológicas apresenta uma alteração ou lesões do córtex frontal no cérebro. Ocorrendo, assim, prejuízo no controle dos impulsos e provocando distrações que impedem a eficiência na realização de tarefas.
A procrastinação não é algo natural e se você sofre por ser assim, está na hora de cuidar disso. Vamos ajudar com algumas dicas, mas persistindo os sintomas procure ajuda médica ou de um psicólogo para não prejudicar sua vida profissional e pessoal.
5 Dicas de como vencer a procrastinação
1. Reconheça que sofre com a procrastinação
Você ja sabe que procrastinar é o ato de adiar desnecessariamente decisões ou ações. A pergunta que fica é: O que está me levando a procrastinar?
Para tentar descobrir a raiz do problema, faça as seguintes perguntas a si mesmo:
Você não se acha capaz de realizar a tarefa? Por quê? Você se sente triste no momento da realização? O que sente? Tem medo de ser criticado?
Essas questões vão te ajudar a entender as motivações que te levam a procrastinar, fazendo com que você tenha subsídios para resolver esse problema.
2. Planeje-se
Defina a sua agenda diária e as atividades. Faça listas de tudo o que precisa fazer: uma referente a seu trabalho e outra pessoal. Coloque prazo para a realização de cada tarefa ou assunto. Vá riscando cada item assim que for resolvendo. Você se sentirá bem melhor com isso.
Atualmente existem diversas ferramentas que auxiliam nesse processo, uma das mais conhecidas é o Trello, o seu principal benefício é a facilidade de organizar tarefas e criar um fluxo de trabalho em torno delas.
O Evernote é uma outra ferramenta que facilita a organização de sua vida e o gerenciamento de suas tarefas. E o melhor, estas ferramentas estão disponíveis para mobile e desktop.
3. Recompense sua conquista
O primeiro passo, na direção certa, já é a metade do caminho! Lao-Tsé
Toda vez que bater uma meta, se dê um presente, tire algumas horas para o lazer, divirta-se com a família, prepare algo que gosta, ou coisa assim.
Valorize as suas conquistas, independente do tamanho ou importância, lembre-se que estamos em um processo de constante evolução.
4. Foque nas tarefas mais importantes
Agora que você já tem uma lista com as suas atividades, estabeleça as prioridades e situações de urgência, vá resolvendo suas atividades aos poucos, mas não pare. É preciso ter foco, organização e disciplina para vencer a procrastinação.
Dedique um tempo maior para os serviços mais estratégicos e que trazem resultados impactantes. Isso vai garantir que você não perca tempo com tarefas triviais enquanto negligência as importantes.
Se você tiver dúvidas sobre o que priorizar, temos em nosso site um artigo que aborda esse tema e traz algumas dicas para você construir a sua matriz de priorização. Clique aqui para acessar.
5. Evite as distrações
No momento de executar suas atividades, procure ficar longe de tudo o que pode distrair como televisão, celular e conversas com os colegas. Remover essas distrações do ambiente, torna mais provável que você se concentre e foque em suas atividades.
Por exemplo, se o seu celular emite um bipe toda que vez que chega uma mensagem, procure deixar o seu celular no modo silencioso. Pesquisas mostram que, mesmo que você não esteja usando ativamente o telefone, simplesmente tê-lo na mesa ou próximo de onde você está é uma distração significativa.
Os benefícios destas boas práticas
Se você conseguir aos poucos colocar em prática algumas destas dicas, com certeza, vai se sentir mais seguro e determinado. O mais difícil é começar. Os resultados são surpreendentes.
Você vai deixar de lado a culpa pela procrastinação, que funciona como um anestesiante, causando desânimo. A energia vai voltar e os quadros de ansiedade, diminuir.
Você verá que suas tarefas não vão mais se acumular e tudo será entregue em tempo hábil. Isso vai ajudar a diminuir as cargas de estresse e outras emoções negativas no corpo.
Serão eliminados os sentimentos de vergonha, culpa e autocrítica por não ter finalizado o trabalho com antecedência. Além disso, você terá mais qualidade de vida, garantindo a sua longevidade.
A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (sao mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.
A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educaçao foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.
Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.
Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO
Se você gostou deste post, leia também Produtividade no trabalho – isso te incomoda?