Checklist: Como gerar empatia no trabalho

12 de fevereiro de 2020
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Atendimento ao Cliente, Blog
Como gerar empatia no trabalho

O tema empatia não é novo, mas vem se mostrando cada vez mais importante no ambiente corporativo. Por isso, criamos um checklist com algumas dicas para você entender como gerar empatia no trabalho. Confira!

O aperfeiçoamento das relações humanas no dia a dia do trabalho é fundamental, afinal, a pressão por resultados é grande, as cobranças vêm de todos os lados, o tempo é escasso e o dia parece sempre mais curto do que precisamos. Além disso, o celular grita por atenção, a interação presencial é cada vez mais rara e os níveis de estresse e frustrações são altos.

Neste cenário, é preciso ter habilidade para se adequar à cultura da empresa, entender seus próprios desafios, os dos seus líderes e de sua equipe. Quem age assim constrói um ambiente mais positivo e desafiador para todos.

Para entender melhor o conceito da empatia, imagine a seguinte situação: você calça número 43, seu funcionário 38, agora pense em você andando a pé por um caminho tortuoso usando o par de sapatos dele. A sensação certamente não será das melhores, não é mesmo?    

Confiança, colaboração e desenvolvimento

A empatia constrói laços de confiança e estimula a colaboração entre os funcionários, fazendo com que todos percorram uma via de mão dupla, na qual se entrega bastante, mas também se recebe muito.

E, não estamos falando de compensações financeiras, claro que isso também é importante, mas aqui estamos nos referindo à atenção, ao fato de que as pessoas querem ser ouvidas e esperam poder se expressar livremente. Simples? Nem tanto, mas com esforço e dedicação, você passa a fazer isso de forma natural.

Sempre que cultivamos boas relações e criamos um ambiente onde todos desenvolvem sua inteligência emocional, o clima fica mais leve e novas conexões são criadas a todo momento.

Uma empresa com este tipo de atitude, atrai talentos e diminui o turnover. Então, que tal começar a estimular a empatia entre os seus colaboradores ainda hoje? 

Checklist: Como gerar empatia no trabalho

1 – Veja com o olhar do outro

Como já dissemos, empatia não é somente ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, é também, mas não só isso. Ser empático significa compreender as emoções e sentimentos da outra pessoa a partir da ótica dela e não da sua. Por isso, conheça bem as pessoas com as quais você se relaciona no ambiente de trabalho.

2 – Contribua para a humanização do ambiente de trabalho

Procure entender os anseios e necessidades dos integrantes da sua equipe. Assim, será mais fácil observar e interpretar os acontecimentos cotidianos do trabalho a partir da percepção dos colaboradores.

Quando você passa a dominar a arte de fazer isso cada vez melhor, está contribuindo para um clima organizacional mais harmonioso, humano e de cooperação mútua.

3 – Dê total atenção e não faça julgamentos precipitados

Num diálogo, tenha interesse genuíno naquilo que o outro está falando. Não deixe que seu pensamento voe para outros temas que não aquele da conversa, não fique apenas pensando no que vai dizer, preste atenção e pergunte o que for importante sem interromper quem está falando. Ah, e se esforce para não julgar de forma antecipada.

4 – Não pode falar? Agende outro momento

Quer ver outro exemplo de como praticar a empatia? É bem desagradável tentar conversar com alguém que não tira os olhos da tela do notebook ou do celular, você até pode ter habilidade para fazer essas duas coisas simultaneamente, mas, certamente essa não é uma atitude aconselhável.

Quando você está ocupado, é mais delicado dizer: “olha, eu estou muito atarefado agora. Vamos marcar nosso papo para tal hora?” E daí sim, esteja 100% presente na conversa e não fazendo outras atividades.

5 – Compartilhe o que você sabe com os outros

Você facilita e estreita relações quando compreende seus chefes, pares e liderados. Os relacionamentos interpessoais são fortalecidos quando você se preocupa com as dificuldades dos demais que estão ao seu redor.

Oriente as pessoas sempre que puder, fale de suas experiências anteriores. Tente ajudar a resolver os problemas de quem trabalha com você compartilhando o que você sabe, todo mundo tem o que aprender e também o que ensinar. A troca de informações no trabalho é muito importante para buscar a satisfação dos clientes.

6 – Se atualize e dê oportunidades de desenvolvimento

Busque se aprimorar e se atualizar sempre, o mundo está mudando muito rapidamente e o que você aprendeu ontem, poderá não estar valendo mais amanhã.

Se você lidera uma equipe, procure dar oportunidades de desenvolvimento para os seus funcionários por meio de treinamentos que agreguem valor ao desempenho deles.

7 – Valorize as aptidões e respeite as limitações

Falando no seu time, pratique periodicamente o feedback pontual e em sessões formais. Identifique pontos fortes e pontos a desenvolver (pontos fracos), valorizando as aptidões, habilidades e competências de todos. Respeite as limitações de cada um.

8 – Pratique a diversidade com inclusão

Empresas de todos os portes e segmentos devem cultivar talentos múltiplos, pessoas diferentes entregam resultados diferentes. Valorize a diversidade de raças, credos, modo de se vestir, crenças, comportamentos e, acima de tudo, opiniões. Porque se todo mundo pensar e se comportar igualmente, os resultados serão os mesmos.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Atendimento ao Cliente, Blog


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