Retenção-de-talentos-porque-é-importante-para-sua-empresa-e1627584883839

COMPARTILHAR POST

Retenção de talentos: porque é importante para sua empresa?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, contar com profissionais extremamente capacitados e engajados com valores e objetivos da empresa não é tarefa fácil. A retenção de talentos pode significar um grande diferencial para a empresa. Mas para isso é necessário oferecer bem mais do que bons salários.

Muito mais que um salário atraente e um bom plano de benefícios, profissionais de talento buscam qualidade de vida. Para estes profissionais, uma proposta de emprego é avaliada levando em conta o clima organizacional, os valores da empresa e a possibilidade de crescimento profissional.

Gestores precisam estar atentos para que a empresa se torne atraente para estes profissionais, criando neles o engajamento com os objetivos da companhia e, ao mesmo tempo, permitindo a percepção de que ela se preocupa com os objetivos, valores e expectativas de seus funcionários.

Importância da retenção de talentos

Para muitas empresas a gestão e retenção de pessoal ainda representam uma dificuldade, principalmente nas menores com orçamento mais enxuto. É importante ter em mente que a retenção de talentos depende não só de bons salários, mas de um conjunto de medidas e políticas que garantam que seus profissionais tenham o desejo de permanecer e colaborar com a companhia por mais tempo.

O profissional de talento é aquele que “veste a camisa”, ou seja, assume os valores e cultura da empresa, apresenta alta performance e produtividade na realização de suas tarefas. Por isso é tão importante para as empresas reter seus talentos, garantindo desta forma uma boa lucratividade.

Estratégias para retenção de talentos

O gestor tem papel fundamental na retenção dos talentos em sua equipe. Ele deve ter clareza do significado de talento para a companhia, bem como, ser capaz de identificar e entender o que os talentos buscam na empresa. O gestor deve dar espaço para que estes profissionais possam se desenvolver, além de valorizá-los e reconhecê-los.

Ambiente estimulante, espaço para aprendizado e crescimento constante na carreira são alguns dos atrativos para reter os profissionais mais brilhantes.

1. Plano de Carreira

A empresa que possui plano de carreira com cargos, qualificações e responsabilidades bem desenhados, permite que o colaborador saiba onde e como chegar ao objetivo pretendido.

2. Capacitação

Investimento contínuo em capacitação e treinamento da equipe garante a alta performance dos seus colaboradores. Vale um olhar atento para identificar necessidades, oportunidade de aprimoramento e adoção de novas tecnologias.

3. Salários e benefícios

A política de remuneração e benefícios ainda é um forte atrativo em uma empresa. Os salários devem ser compatíveis com o mercado e função, dentro de um plano de cargos e salários bem transparente.

Como benefícios, além do tradicional plano de saúde, odontológico e bolsa de estudos, podem ser oferecidas outras formas de benefícios para premiar destaques e reconhecer méritos.

4. Clima organizacional

É preciso lembrar que as pessoas passam a maior parte do dia no ambiente de trabalho. Por isso, devem desfrutar de um ambiente onde se sintam bem e que lhes ofereça qualidade de vida. Um bom ambiente de trabalho envolve desde o relacionamento interpessoal até a cadeira ergonomicamente mais confortável, horários flexíveis e incentivo ao bem-estar físico e emocional.

5. Feedback e comunicação

O colaborador precisa saber se está na direção certa, o que pode ser melhorado ou corrigido e o que ele faz de melhor. O feedback previne comportamentos indesejados e permite ao gestor conhecer melhor seus liderados e vice-versa.

A comunicação é outro ponto importante. Ela deve ser transparente, assertiva e chegar de forma clara e de fácil entendimento a todos os níveis da companhia.

Benefícios da retenção de talentos

1. Ambiente agradável

Um ambiente agradável permite um nível de satisfação maior não somente dos colaboradores, mas de clientes e fornecedores. Profissionais de talento são colaborativos e dispostos a auxiliar os colegas nas tarefas mais difíceis, gerando com isso um ambiente harmonioso, de confiança e bom relacionamento.

2. Engajamento e produtividade

Uma equipe engajada nos mesmos objetivos e colaborando mutuamente para o bom desempenho do conjunto garante o cumprimento das tarefas com muito mais qualidade em menos tempo, aumentando a produtividade.

3. Economia

A retenção de talentos representa redução nos custos da empresa. Afinal são colaboradores que trazem melhores resultados e diminuem os custos do turnover. Perder um talento significa, além dos gastos com processos demissionais, a perda do conhecimento e experiências que vão embora junto com o colaborador.

Gostou do artigo? As informações foram importantes e podem enriquecer sua performance como gestor? Deixe o seu comentário abaixo.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: