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Quer falar bem em público? Conheça 3 técnicas utilizadas pelos apresentadores de sucesso!

Quer falar bem em público? Conheça 3 técnicas utilizadas pelos apresentadores de sucesso!

O mercado de trabalho está buscando e valorizando, cada vez mais, o profissional que saiba falar bem em público. Se comunicar bem, seja com uma pessoa ou com dezenas, exige técnica, naturalidade e confiança, somando muito pontos para quem deseja crescer na carreira.

Infelizmente muitos profissionais ainda não conseguiram desenvolver essa habilidade, encontrando muitas dificuldades em apresentar ideias e projetos diante de um grupo, seja em reuniões, almoços, palestras ou outros eventos.

A boa notícia é que existem técnicas para enfrentar a timidez, reforçar autoestima, além de usar, apropriadamente, a voz e a expressão corporal, que podem ajudar muito a desenvolver a sua capacidade de falar bem em público.

Neste post, selecionamos algumas das principais técnicas utilizadas pelos apresentadores de sucesso para que você possa melhorar suas apresentações. Confira!

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Autoavaliação: o que é e para o que serve?

Podendo ser usada tanto para o lado profissional, quanto para a vida pessoal, a autoavaliação vem se mostrando fundamental em diversas situações. Mas, sobretudo, por quem busca se desenvolver nas empresas, principalmente quando o assunto é liderança.

Afinal, como uma pessoa será capaz de gerenciar uma equipe sem conhecer bem a si mesma? Se você está determinado a crescer, evoluir e se satisfazer cada vez mais com sua carreira, use a autoavaliação, uma ferramenta poderosa para cumprir este objetivo.

Aprendemos a avaliar ainda na infância. É quando desenvolvemos a habilidade de pensar criticamente e fazer escolhas. É só reparar numa criança diante de dois brinquedos: ela pensa antes de tomar a decisão de qual escolher. Ela nem percebe, mas está avaliando.

Já a autoavaliação demanda um processo um pouco mais complexo e demorado. Você vai precisar olhar de forma crítica e à luz de suas crenças e valores, suas próprias características, qualidades, emoções, medos e modo de agir em determinadas situações. Principalmente, em ambiente de pressão e que exige tomada de decisão rápida e, se possível, certeira.

Afinal, o que é Autoavaliação?

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5 Passos para uma liderança de alta performance

Frente aos desafios cada vez mais ousados de hoje em dia, todos profissionais querem e precisam desenvolver uma liderança de alta performance. Entre os diversos passos para chegar lá, é necessário muito aprendizado e inovação constante. Afinal, estes dois aspectos são pré-requisitos para um ótimo líder.

Isto porque, quando a pessoa que toma a frente de uma equipe, de um projeto ou até mesmo de uma tarefa não busca novidades para fazer diferente e alcançar melhores resultados, ela não estará desempenhando bem o seu papel como deveria. E com isso estará prejudicando a equipe, a empresa e seu próprio crescimento na carreira que escolheu. 

Ai você pode estar pensando: “A pessoa nasce com o dom da liderança. Quem nasceu sem este dom nem adianta tentar”. Isto não é 100% verdade. Claro que nascer com o tal dom da liderança pode ajudar um pouco. Mas somente isso não vai fazer do profissional um líder de alta performance. 

Você deve estar se perguntando? Como eu aprimoro a minha própria performance e do meu time? O que fazer para atuar como um líder de alta performance? A resposta é “aprimoramento”. Ou se preferir: “aperfeiçoamento”. Isto porque talvez você já vem fazendo o que vamos comentar aqui. Mas precisa fazer melhor. Dá uma olhada nas nossas dicas!

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5 dicas para uma avaliação de desempenho eficaz

Na cadeira da liderança, as responsabilidades passam por reter os talentos e desenvolver todos da equipe. A evolução constante e o aprimoramento dos profissionais do time dependem fortemente de um sistema de avaliação de desempenho eficaz.

Para ajudar nesta tarefa tão importante, separamos 5 dicas que garantem uma avaliação de desempenho eficaz de forma a conseguir que sua equipe atue com o máximo de seu potencial, entregando resultados positivos e não perdendo os bons profissionais para o mercado.

A avaliação de desempenho deve ser estruturada com o objetivo de ser muito mais que apenas uma etapa anual, perdida na programação da área e cujos planos de ação decorrentes dela sejam esquecidos. Tanto gestores, quanto colaboradores, não devem economizar esforços para que este processo de avaliação de desempenho aconteça de forma organizada e periódica. Agora vamos às nossas dicas:

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4 indicadores de que sua empresa deve ter um atendimento humanizado

4 indicadores de que sua empresa deve ter um atendimento humanizado

Certamente você já ouviu dizer que o cliente é o ativo mais importante da empresa. Afinal, sem ele, negócio algum tem sentido. Mas saber disso e não agir, mudar, aperfeiçoar e inovar não leva uma empresa a sobreviver num mercado cada vez mais competitivo. Sai na frente quem interage com seus clientes com excelência e adota um atendimento humanizado.

Você sabia que somente em 2015, empresas brasileiras perderam juntas cerca de U$ 217 bilhões por causa de clientes que, insatisfeitos com os serviços prestados, migraram para a concorrência?

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Os 5 principais pilares de uma comunicação eficiente

Os-5-principais-pilares-de-uma-comunicação-eficiente

Falar em comunicação eficiente tem se tornado quase um clichê. Mesmo assim, apesar de todos entenderem a sua importância, poucas pessoas realmente investem em melhorar suas habilidades nessa área.

Para quem sabe se comunicar bem, existem inúmeras vantagens pessoais e profissionais: aumentar as chances de fazer amigos, ter relacionamentos afetivos, conquistar uma promoção ou, até mesmo, um novo emprego.

Por outro lado, a dificuldade em se comunicar pode gerar desentendimentos entre as pessoas, tanto no trabalho como na família, discussões e ressentimentos por palavras mal colocadas.

Em resumo, é uma competência essencial para o seu sucesso pessoal e profissional. Por isso, neste post vamos apresentar 5 dicas simples e práticas que tornarão sua comunicação eficiente, permitindo alcançar melhores resultados na sua vida.

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Dificuldades em negociações: Descubra o que evitar ao negociar

A negociação faz parte da nossa vida pessoal, social e profissional. Mesmo que você não trabalhe, essencialmente, com vendas ou compras para sua empresa, você negocia. Negocia com seu gestor, subordinados, pares, clientes e fornecedores internos. Se você não souber o que evitar ao negociar, pode ter sua carreira prejudicada.

“Tá bom, mas como?”.

Alguns exemplos onde a negociação pode surgir diariamente no seu trabalho: na divisão das atividades de um projeto, na delegação de tarefas, no pedido por um aumento de salário ou de uma promoção, entre outros.

Na verdade, a negociação permeia, até mesmo, nossa vida pessoal, influenciando no relacionamento com os filhos e com a família. Mas, neste post, vamos nos concentrar em como você pode se tornar um melhor negociador no trabalho, sabendo o que evitar ao negociar, contribuindo assim para o seu crescimento profissional. Confira!

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Desafios para Desenvolver Líderes

Desafios para Desenvolver Líderes

O principal recurso competitivo para uma organização são as pessoas que nela trabalham. Gente capacitada, engajada e trabalhando em equipe. Isso requer uma gestão com líderes que demostrem adaptabilidade às mudanças, conhecimento e visão do negócio, preocupados com o fator humano, assertivos na comunicação, inteligentes emocionalmente, proativos e comprometidos com resultados. O líder, é sobretudo, o incentivador natural das equipes.

Um bom programa para desenvolvimento de líderes valoriza a autoliderança, ao dar sentido de quem é o líder, qual é seu papel, o que ele pode fazer pelos outros e para onde ele está indo. Proporciona condições para que o líder reconheça o seu papel como promotor nas mudanças, a necessidade de estabelecer prioridades e planejar o melhor uso do tempo.

E ai, quer saber se você precisa participar de um programa de líderes?

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Medo de Falar em Público? Você não está sozinho

Você sofre de glossofobia? Este é o nome técnico para um dos maiores receios que as pessoas possuem: o medo de falar em público. Um estudo de 2015 do Jornal Britânico Sunday Times indica que 41% dos participantes citaram a glossofobia como seu maior medo, maior até mesmo do que o medo da morte, que ficou com 19%.

Parece exagero, mas, essa aversão em estar no centro das atenções existe e aparece em diferentes situações da vida corporativa. Por exemplo, quando você precisa fazer uma apresentação para os gestores, fazer uma palestra para a empresa ou, até mesmo, apresentar produtos para novos clientes.

A boa notícia é que existe solução para o medo de falar em público. Neste post você vai encontrar um conjunto de dicas práticas para aplicar em seu dia a dia profissional, sempre que precisar. Confira!

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7 dicas para otimizar processos de RH com poucos recursos!

7 dicas para otimizar processos de RH com poucos recursos!

A alta competitividade no mercado sempre exige melhorias e atualizações constantes em todas as áreas da empresa.

Para não perder tempo e dinheiro, as ações nesse sentido têm que ser rápidas, certeiras, eficientes e econômicas.

Se no geral essa regra tem que ser obedecida, imagine então no setor de Recursos Humanos.

Otimizar processos é uma das tarefas mais importantes dentro das organizações que querem continuar crescendo. E no RH isto não é diferente.

Tarefas manuais demandam muito tempo para alcançar bons resultados. Exigem várias correções e adaptações que, com certeza, impedem que o RH se concentre em outras funções que não atender às demandas burocráticas.

E hoje em dia? O que pode ser feito para otimizar processos de RH? Poucos recursos, sejam humanos ou financeiros, não podem mais ser desculpas.

Damos aqui dicas para a otimização das atividades desta área com a ajuda da tecnologia. Acompanhe!

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