Em um mercado cada vez mais competitivo, ampliam-se os índices de estresse, ansiedade e esgotamento dos colaboradores.

COMPARTILHAR POST

5 iniciativas para promover a saúde mental nas organizações

No cenário empresarial competitivo de hoje, as organizações não podem mais ignorar a importância da saúde mental de seus colaboradores.

A pressão por resultados, metas desafiadoras e as constantes demandas do ambiente de trabalho podem levar ao estresse, ansiedade e até mesmo ao esgotamento. À medida que a conscientização sobre saúde mental cresce, as empresas estão assumindo um novo papel: não apenas impulsionando o sucesso, mas também promovendo o bem-estar de suas equipes.

Neste artigo, exploraremos dados sobre a saúde mental no Brasil e apresentaremos cinco iniciativas essenciais para desenvolvê-la nas organizações.

Além do Setembro Amarelo, saúde mental deve ser uma preocupação constante

Setembro Amarelo é um mês de conscientização sobre a importância da saúde mental, mas promover o bem-estar psicológico deve ser uma preocupação constante, especialmente no ambiente de trabalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições.

E as estatísticas só pioram.

Segundo um levantamento conduzido pela empresa Gattaz Health & Results, um em cada cinco brasileiros sofre com a Síndrome de Burnout, um estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo acúmulo prolongado de estresse crônico relacionado ao trabalho.

Dessa forma, torna-se fundamental que as organizações empreguem medidas proativas para cuidar da saúde mental de seus colaboradores e evitar que esses números sejam ampliados. Mas por onde começar?

5 iniciativas para ampliar a saúde mental nas organizações

Diante dos dados alarmantes, apresentamos cinco iniciativas que vão fortalecer a saúde mental da sua organização.

Lembrando que colocá-las em prática vai garantir tanto o bem-estar dos seus colaboradores quanto o sucesso do seu negócio. Acompanhe o texto e descubra quais são elas!

1. Programas de conscientização

Uma pesquisa da Capita revelou que a saúde mental ainda é vista como um tabu: 24% dos trabalhadores já precisaram se afastar por estresse, mas menos da metade dos afastamentos tiveram registros relacionados à saúde mental.

Dessa maneira, iniciar programas de conscientização, seja por meio de palestras, workshops ou materiais educativos,ocupa o primeiro lugar em nossa lista. E quais os benefícios que essa prática proporciona?

Além de reduzir o estigma em torno dessa questão, também capacita os colaboradores a identificarem sinais precoces de problemas emocionais, tanto neles quanto nos colegas, e a buscarem ajuda quando necessário.

2. Políticas flexíveis de trabalho

Fornecer flexibilidade no local de trabalho também atua na redução do estresse e promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso pode envolver horários flexíveis, trabalho remoto e licenças remuneradas para problemas de saúde mental.

Ao implantar essas iniciativas, a organização permite que os colaboradores atendam às suas necessidades pessoais, reduzindo a pressão e melhorando o bem-estar geral.

3. Apoio psicológico

Oferecer acesso a serviços de apoio psicológico é um dos meios mais eficazes de cuidar da saúde mental dos colaboradores.

Nesse sentido, crie sessões de aconselhamento, bem como consultas com psicólogos no local de trabalho ou por meio de parcerias externas.

Conforme disponibiliza esses recursos, a empresa demonstra que se preocupa com o bem-estar de seus funcionários, além de contribuir para que o mesmo supere desafios emocionais e situações adversas.

4. Ambiente de trabalho positivo

Providenciar um ambiente de trabalho em que o respeito, o apoio e a inclusão sejam valorizados é indispensável.

Para isso, deve-se incentivar o respeito à diversidade, colaboração e o reconhecimento pelas conquistas individuais e em equipe.

Assim que firmadas, tais iniciativas evitam sobrecarga de trabalho e conflitos excessivos, fomentando relações saudáveis entre colegas. Como resultado, há um clima organizacional mais positivo.

5. Programas de bem-estar e grupos de apoio

Para finalizar nossa lista, não podemos nos esquecer de estimular a participação em programas de bem-estar, como atividades físicas, meditação e grupos de apoio.

Essas atividades não apenas possibilitam um estilo de vida saudável, mas também produzem um senso de comunidade e pertencimento entre os membros da organização.

Como pudemos perceber, investir na saúde mental dos colaboradores tem diversas vantagens, desde melhora na qualidade de vida deles até criação de um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo.

Líderes que adotam essas iniciativas mostram um compromisso com o bem-estar de suas equipes e, em última análise, colhem os benefícios de colaboradores saudáveis e motivados.

Líderes na promoção da saúde mental

Um verdadeiro líder reconhece a importância do cuidado com a saúde mental de seu time. Eles demonstram empatia, incentivam o diálogo aberto sobre essas questões, entre outras atitudes.

A seguir, descubra como adotá-las em sua gestão:

1. Fomente uma cultura de abertura e compreensão

Um passo importante que os líderes podem dar é prover uma cultura de abertura em relação a esse tema. Eles devem encorajar os colaboradores a se sentirem à vontade para falar sobre seus desafios emocionais, estresse ou problemas de saúde mental.

Isso pode ser feito por meio de uma comunicação aberta e compreensiva, que indique empatia e deixe claro que é perfeitamente aceitável procurar ajuda quando necessário.

2. Desenvolva habilidades de gerenciamento emocional

Líderes podem desenvolver a saúde mental ao fornecer treinamentos de gerenciamento emocional para suas equipes. O que inclui ajudar cada colaborador a reconhecer suas próprias emoções, lidar com o estresse e a pressão no trabalho e cultivar a resiliência.

Na CR BASSO, oferecemos uma série deles, incluindo “Curso de Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos”. Clique aqui para saber mais sobre a modalidade.

3.Promova o autocuidado

Promover o autocuidado é outra forma pela qual os líderes podem apoiar a saúde mental de seus colaboradores. E como fazer isso?

Eles devem encorajá-los a tirar pausas regulares, praticar exercícios, manter uma alimentação saudável e cuidar da saúde mental. Além do mais, líderes podem ampliar as conversas sobre o autocuidado e compartilhar recursos úteis com suas equipes.

Saúde mental não é obrigação, mas prioridade

A saúde mental dos colaboradores deve ser uma prioridade para todas as empresas.

Ao implementar programas de conscientização, políticas flexíveis, apoio psicológico e outras medidas, as empresas melhoram a saúde mental de seus colaboradores, impulsionando o bem-estar e a produtividade.

Os líderes desempenham um papel vital nesse processo, incentivando um ambiente de trabalho que valoriza a saúde mental.

Na CR BASSO, oferecemos programas de desenvolvimento de líderes e cursos de comportamento humano para quem deseja se aprofundar nessas questões e promover o bem-estar geral em suas organizações.

Entre em contato e descubra como podemos ajudar!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: