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Falha na comunicação: 6 dicas de como prevenir esse problema na sua empresa

Muitas empresas investem em um bom software de recrutamento e seleção, mas esquecem que reter bons talentos é cuidar especialmente da comunicação interna. A falha na comunicação é recorrente, e como resultado, ela traz um ambiente improdutivo e repleto de insatisfação. 

De nada adianta focar em comunicar bem o que a empresa faz para o público externo, se os colaboradores encontram ruídos ou dificuldades em acessar informações concretas e importantes da empresa. 

Manter uma equipe engajada e motivada parte da ideia de que todos estão caminhando com o mesmo propósito. Propósito esse que deve ser comunicado de maneira transparente pela liderança. 

Quer entender mais o que é a falha na comunicação e como evitá-la na sua empresa? Acompanha esse conteúdo com as 6 dicas mais importantes sobre o assunto. 

O que é falha na comunicação?

A falha na comunicação é quando uma mensagem não consegue concluir a sua trajetória e chegar até as devidas pessoas, ou quando chegam, chegam incompletas ou diferentes do que deveriam ser. 

A comunicação empresarial parte de dois pontos, o primeiro que é a comunicação sobre estratégia, aquela ideia do porquê que a empresa existe, e quais são seus planos a curto e longo prazo, e o segundo, que é a comunicação direta entre liderança e colaborador, para realinhamento e também para feedbacks

Em ambos os casos, a falha na comunicação pode acarretar danos severos para toda a empresa, inclusive afetando a entrega aos clientes. Por isso, alinhar bem estratégias de comunicação interna é tão importante. 

Como evitar a falha na comunicação?

Existe uma série de medidas que podem ser tomadas para antecipação de qualquer falha na comunicação. Elas precisam ser tomadas especialmente pelas áreas que cuidam da gestão de pessoas, como o RH, estabelecendo uma conversa direta entre lideranças e colaboradores. 

Entenda quais são os 6 passos essenciais para evitar a falha na comunicação de qualquer empresa:

Seja transparente nas estratégias da empresa 

É muito comum que os colaboradores só tenham acesso à estratégia da empresa quando estão nos processos seletivos ou de treinamento. Isso faz com que, com o passar do tempo, o propósito se perca na quantidade de entregas e na maneira mecânica de operar. 

Isso faz com que as empresas percam a criatividade e tenham a inovação sempre em segundo plano. Para evitar esse tipo de problema e conter a falha na comunicação, o primeiro passo é sempre ser transparente e relatar com frequência as estratégias da empresa. 

Contar quais são as novas perspectivas para o futuro, faz com que os colaboradores se sintam parte, e consigam manter o seu propósito alinhado. O resultado são pessoas mais engajadas e um ambiente de inovação e criatividade. 

Crie canais exclusivos de comunicação para os colaboradores

Quando o assunto é canal de comunicação empresarial, muita gente acha que são os chats e os e-mails. E essas são fontes de conversa importantes. Mas mais do que isso, criar um canal de comunicação é ter um ambiente de repasse e de mensagens da liderança diretamente para todos os colaboradores. 

Isso pode ser feito por meio de sites internos, que contem com uma alimentação direta feita pela liderança principal. Esse pode ser um meio de obtenção de respostas e de criação de sensos que podem colocar em dados a situação colaborativa da empresa. 

Crie ambientes de trocas de informações e de dúvidas 

As reuniões também podem ser uma estratégia contra a falha na comunicação. Esses podem ser espaços especiais de troca, em que os colaboradores podem levar suas dúvidas ou receberem informações importantes sobre o rumo da empresa. 

Essas reuniões precisam ser descritas e especiais para isso. Só assim é possível criar uma cultura de troca e de comunicação direta entre todos. 

Integre as áreas da empresa 

Quanto maior a empresa, mais áreas ela possui, e essa pode ser uma forma desagregadora de existir, um ambiente propício para a falha na comunicação. Por isso, esquemas de gestão que permitem a integração de áreas e equipes nas empresas têm sido muito requisitados. 

Estabeleça dentro da empresa a integração entre as áreas. Mude colaboradores de lugar, crie elos externos e internos de cada equipe, para que assim a mensagem seja repassada com maior eficiência. 

Essa é uma estratégia que também necessita da criação de autonomia e diálogos certeiros para todos os colaboradores. A comunicação eficiente é fruto de uma equipe auto-organizada, que consegue ter uma boa autogestão.

Elimine ruídos da comunicação

Um dos maiores desafios de gestores e lideranças é a eliminação de ruídos na comunicação interna. Para isso, é essencial ter uma área especializada em relacionamento interno, que permita trocas controladas e mais seguras entre colaboradores. 

E quanto maior a equipe, mais necessária se faz essa área específica. E mais do que um RH, essa é uma área que vai pensar em dinâmicas integrativas, que vai criar estratégias de transparência e auxiliar a liderança no repasse de todo tipo de informações.

Tenha momentos recorrentes de feedback

O feedback é uma prática antiga, que tem se reinventado e mostrado a cada dia mais como é essencial. Mas, assim como as trocas que estabelecem as estratégias da empresa, o feedback precisa ser feito por uma equipe especializada, que entenda o que é essencial para a empresa e as necessidades dos colaboradores. 

Criar uma rotina de feedback é imprescindível para evitar qualquer tipo de falha na comunicação interna. Essa é uma prática que deve ser recorrente. 

Conclusão

Evitar qualquer tipo de falha na comunicação da empresa é um grande desafio de qualquer liderança. Ter bem definido o propósito e criar meios de comunicar tudo que é pensado para o futuro da empresa é o primeiro grande passo. 

Todos os outros, necessitam de equipe especializada e podem ser feitos periodicamente. Cuidar da comunicação interna da empresa é um investimento, e deve ser colocado em lugar de importância no desenvolvimento do empreendimento. 

Aplique as dicas colocadas acima e tenha uma equipe muito mais engajada e comunicativa.

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