Considerações
As diferenças entre pessoas, culturas e organizações, além das pressões da competitividade, da tomada de decisões e das cobranças levam-nos a emoções que muitas vezes tiram nossa capacidade de pensar para agir. Conhecer melhor nossas emoções, como elas surgem e influenciam nossas ações são determinantes para a maturidade pessoal e profissional, bem como para a construção de relacionamentos saudáveis e duradouros.
Objetivos
- Sensibilizar os participantes sobre a capacidade de reconhecer seus próprios sentimentos e emoções como também os de outros.
- Entender como equilíbrio e manejo das emoções são determinantes para relacionamentos interpessoais saudáveis e duradouros.
- Reconhecer situações críticas cotidianas em que a Inteligência Emocional aponte caminhos para a solução de conflitos.
- Desenvolver autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e as habilidades relacionais para aprimorar a interação no cotidiano profissional.
- Melhorar a expressão das emoções buscando a comunicação positiva e assertiva.
Público-Alvo
Gestores, profissionais de diversas áreas, como atendimento a clientes, gestão e desenvolvimento de projetos, secretárias e demais profissionais que busquem melhorar relacionamentos, interações e qualidade de vida.
Programa
- Por que devemos falar sobre Inteligência Emocional?
- As vantagens da inteligência emocional nas relações de negócios
- As inteligências e as novas competências
- Gestão das emoções
- Gestão de conflitos
- Os caminhos da inteligência emocional:
- Autoconhecimento
- Autocontrole
- Automotivação
- Empatia
- Habilidades relacionais
- A expressão inteligente das emoções
- Inteligência emocional
- O poder da resiliência
- Assertividade a favor da IE
- Inteligência emocional nas situações cotidianas
- Como aplicar IE nas interações
- Dinâmicas e estudos de casos
Metodologia (*)
O desenvolvimento do treinamento conta com exposições dialogadas seguidas de práticas que motivam os participantes a uma postura mais assertiva e efetiva na administração, condução e mediação dos relacionamentos com gestores, pares, clientes, fornecedores. Os participantes são motivados a pensar em suas realidades e a elaborar um projeto pessoal de aplicação de IE em suas relações.
(*) Quando ocorrer a transmissão online ao vivo, a metodologia será adaptada para oferecer o melhor resultado considerando os participantes que estarão a distância.