O-que-e-assessment-e-qual-a-sua-importancia

COMPARTILHAR POST

O que é assessment e qual a sua importância?

O assessment surge no mundo corporativo como uma ferramenta fundamental para uma gestão profissional eficiente. O método tem ganhado força e as empresas estão cada vez mais enxergando sua importância e seus propósitos.

Mas, afinal, o que é assessment? Para que serve? Vamos esclarecer este importante tema neste artigo. Acompanhe!

Não importa o tamanho ou o segmento em que a empresa atue, certamente a liderança terá que, em algum momento, tomar decisões quanto à abertura de vagas, sucessão de gestores, fusões, demissões e outras situações que exigem bastante conhecimento.

É neste contexto que o assessment faz toda diferença!

O que é assessment?

Assessment é a percepção e avaliação dos comportamentos e competências das equipes, seguidas de orientação. Tudo com o objetivo de conhecer mais profundamente os seus colaboradores por meio de critérios bem claros.

A aplicação das técnicas e avaliações do assessment permite chegar a um diagnóstico do verdadeiro potencial das pessoas. A partir daí, a empresa pode estabelecer métricas para selecionar e recrutar novos profissionais, avaliar o desempenho dos atuais colaboradores, medir o clima organizacional e criar planos de carreira e de desenvolvimento.

Isto é importante porque não conhecer as características de toda a equipe pode levar o gestor a cometer erros graves na hora de delegar uma tarefa importante, reconhecer um colaborador, garantir uma promoção ou escolher alguns funcionários para um treinamento específico, por exemplo.

Esta forma de avaliação orienta os líderes na tomada de decisões. Eles passam a entender a capacidade de cada pessoa para cumprir ou não tudo aquilo que vem sendo exigido num mercado tão competitivo e desafiador como o que estamos vivendo hoje em dia.

O assessment objetiva, ainda, entender e apontar tendências de comportamento, performance e potencial dos atuais colaboradores e também dos candidatos que mais se encaixam no perfil da empresa. Neste aspecto, vai muito além da simples análise curricular que até então vinha sendo feita no mundo corporativo.

O método usa sistemas, políticas e práticas que visam obter as informações necessárias para facilitar o planejamento estratégico da empresa, implementar melhorias, gerenciar melhor as atividades e aperfeiçoar a grade de treinamentos para uma melhor sustentação da força de trabalho.

Veja mais benefícios do assessment:

  • Melhoria dos processos do dia a dia e do ambiente de trabalho;
  • Aperfeiçoamento dos relacionamentos interpessoais;
  • Redução dos custos de contratações e demissões;
  • Melhoria do clima entre chefes e subordinados;
  • Maior confiança entre os colegas de trabalho;
  • Estabelecimento de uma maior parceria;
  • Retenção de talentos;
  • Maior produtividade.

Todos saem ganhando

No outro lado da mesma moeda, o assessment beneficia os profissionais da equipe promovendo autoconhecimento e permitindo que eles identifiquem quais os pontos fortes e quais pontos precisam ser melhorados, não apenas para o cargo exercido, mas para a carreira de forma geral.

É por meio desta avaliação, também, que o profissional tem uma motivação maior para se aperfeiçoar e alcançar melhores resultados para empresa e para si próprio. Aqui a velha máxima que diz “quem não mede não gerencia” também faz todo sentido.

Ao buscar respostas em aspectos mais sutis e pessoais, o assessment é muito rico, como já dissemos, para o próprio colaborador.

A partir do melhor entendimento sobre suas aptidões e aspirações, a pessoa também pode contar com um diagnóstico precioso que a ajude na reflexão, no planejamento e na capacitação para ser um profissional mais eficiente.

Ao compreender mais as possibilidades de desenvolvimento e crescimento na carreira, as pessoas ampliam seus horizontes, passam a vencer desafios, a atuar com mais comprometimento e muito mais engajadas com os propósitos da empresa.

Por meio do assessment, elas passam a ser protagonistas das suas próprias carreiras, se desenvolvendo e pensando nos próximos passos.

Ferramentas de assessment

O mercado oferece diversas ferramentas de assessment que ajudam os gestores a identificar com mais precisão quais conhecimentos suas equipes devem ter, que habilidades desenvolver e quais atitudes devem ser reconhecidas como inspiradoras para os demais, de forma a aumentar a performance de cada um.

Você pode contar com:

  • Testes para avaliar as principais características pessoais das pessoas do seu time;
  • Avaliação dos traços motivacionais e em que grau eles aparecem;
  • Testes que medem desempenho profissional.

A escolha de quais técnicas adotar vai depender dos seus reais objetivos e das características do seu pessoal e do ramo de negócios.

Com os resultados dessas avaliações em mãos, você passa a conhecer melhor seus colaboradores e vai estar melhor preparado para identificar potenciais líderes de pessoas e/ou de processos e projetos, usar os pontos fortes de cada um nos momentos mais adequados, ajudá-los a vencer suas próprias fraquezas e conduzir a equipe ao sucesso.

O que é importante para fazer o assessment:

  •  Saber direcionar os funcionários em suas próprias carreiras;
  • Saber administrar as expectativas dos colaboradores;
  • Ter habilidade de análise de perfis comportamentais.

Quem participa?

Por envolver uma série de entrevistas, reuniões, coleta, compilação e análise de dados, o processo de avaliação é dinâmico já que tanto as ponderações individuais quanto as considerações coletivas acompanham evolução da própria empresa, do mercado e da movimentação de pessoas.

Devido a esta complexidade, a maioria das empresas usa o assessment nos níveis executivo, gerencial, de lideranças e profissionais mais especializados. Porém, você pode utilizar o assessment para desenvolver todos os seus colaboradores, ampliado desse modo, o alcance dos benefícios dessa metodologia.

Uma vez estabelecida a cultura do assessment na empresa, o processo é internalizado e passa a fazer parte do escopo de atividades.

Agora que você já sabe o que é assessment e sua importância para o desenvolvimento das pessoas e crescimento da sua empresa, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: