A-arte-de-argumentar-com-competencia

COMPARTILHAR POST

A arte de argumentar com competência

Segundo o senso comum, argumentar é vencer alguém, forçá-lo a submeter-se a nossa vontade; Talvez esta definição não seja a correta!

Seja em família, no trabalho, no esporte, na política, saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro, ou seja, ser empático.

Argumentar é a arte de convencer e persuadir, é entender a razão do outro, demonstrando, provando; significa não estar contra o outro e sim junto ao outro.

Afinal não é fazer o outro engolir o nosso ponto de vista a qualquer custo e sim haver parcimônia e bom senso naquilo que está sendo exposto pelos dois lados.

Persuadir é levar alguém a crer ou a aceitar valores e ideias. Quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize, trabalha a atitude, a ação.

Já convencer é levar alguém a pensar como nós.

Muitas vezes, convencemos pessoas, mas não conseguimos persuadi-las. Podemos convencer um fumante de que cigarro faz mal a saúde, e apesar disso ele continuará fumando.

Algumas vezes, uma pessoa já está persuadida a fazer alguma coisa, sem estar convencida. Precisa de um empurrãozinho racional de sua própria consciência ou de outra pessoa para fazer o que deseja.

É o caso de uma pessoa que quer comprar um carro de luxo, tem dinheiro para isso, mas hesita em fazê-lo, por achar mera vaidade. Às vezes, uma pessoa pode ser persuadida a fazer alguma coisa, mas não está convencida.

Existem algumas condições para argumentação:

A primeira delas é preciso saber qual é a necessidade que o produto vai satisfazer. Um bom profissional é alguém capaz de identificar necessidades e satisfazê-las.

A segunda condição da argumentação é ter uma linguagem comum com o seu cliente, somos nós que temos que nos adaptar às condições intelectuais e sociais daqueles que nos ouvem, e não o contrário. Por este motivo, é essencial que se esteja muito preparado quanto aos produtos que promove.

A terceira condição da argumentação é saber ouvir e interpretar a linguagem corporal, suas expressões faciais, como gesticula e até mesmo como se veste, com isso, você poderá colher informações preciosas.

A última condição é agir de forma ética. Por isso devemos argumentar com o outro de forma honesta e transparente. Caso contrário, a argumentação fica sendo sinônimo de manipulação. O fato de agirmos com honestidade nos confere uma característica importante em um processo argumentativo: a credibilidade. Sem credibilidade perdemos todas as nossas oportunidades de venda.

O processo de argumentação nos propícia a oportunidade de motivar pessoas, de vender idéias e produtos, de fechar negócios ou simplesmente melhorar o relacionamento pessoal.

Nosso objetivo em passar estas informações é de lhe fazer refletir de como você utiliza seu poder de argumentação, alinhado aos seus objetivos pessoais e profissionais.

Este texto foi baseado no livro “A arte de argumentar” de Antonio Suarez de Abreu.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: