Você tem adaptabilidade?

COMPARTILHAR POST

Você tem adaptabilidade? Veja como desenvolver essa habilidade!

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer. ”

A frase do pensador e filósofo chinês Confúcio ilustra bem nosso tema de hoje: adaptabilidade. Vamos falar da capacidade da pessoa em se adaptar às novas situações. Afinal uma das poucas certezas dentro e fora das empresas é a mudança, não é mesmo? Confira o que será abordado nesse post:

Mundo em transformação

E você? Tem agido buscando interagir de forma adequada às diferentes exigências do mercado atual? Você demonstra adaptabilidade quando entende que o mundo está em transformação contínua.

E, em vez de temer ou criticar as mudanças, você procura entendê-las. O melhor é saber se adaptar a elas da melhor forma e em menos tempo possível. Infelizmente, quem não muda acaba ficando para trás.

Mudar nem sempre é uma missão tão fácil. É preciso admitir que precisamos de novas capacidades e que é necessário desenvolvê-las, buscando o tempo todo, novos conhecimentos.

É fundamental, ainda, aprender mais como trabalhar e valorizar o trabalho em equipe, além de participar significativamente do resultado obtido pelo grupo frente a novas situações.

Confira algumas dicas para tornar-se um profissional com adaptabilidade:

  • Aprenda a inovar;
  • Desenvolva soluções para os problemas;
  • Pense fora da caixa e faça a diferença;
  • Saia da rotina e desligue o piloto automático;
  • Busque aprender novas maneiras de empreender;
  • Inspire-se em pessoas com excelência pessoal e profissional.

Ter adaptabilidade é ver as chances e não as perdas

O conceito de adaptabilidade é muito similar à expressão: resiliência. Se as transformações são inevitáveis, então é melhor administrá-las de maneira positiva, tirando o que cada momento tem de melhor.

Hoje em dia, são muitas as exigências, tanto externas, quanto internas. Só reclamar como preferem alguns, e tentar fugir daquilo que é novo somente consome energia e não leva ao cumprimento das metas e objetivos.

Toda mudança, mesmo que num primeiro contato possa não ficar tão clara, envolve novas oportunidades. Experiências vivenciadas se transformam em aprendizados importantes. Então, por que relutar? Fuja do conformismo e da sua zona de conforto.

Você já deve ter ouvido falar que a vida é feita de ciclos. E que eles começam e acabam dando lugar a outros. É uma questão de amadurecimento, evolução e aprimoramento. Apesar disso, é comum se sentir um pouco inseguro diante de um novo relacionamento amoroso, uma nova oportunidade profissional ou a chegada de uma nova liderança.

Mas você pode fazer uma força para não se assustar em demasia e ficar paralisado quando precisar sair de algo confortável e mais cômodo. Para ficar longe deste perigo, foque nas possíveis conquistas e nos ganhos. Acredite na sua capacidade e tenha consciência de que você é forte o bastante para atravessar as transformações que se impõem à sua frente. Enxergue como novas oportunidades e não como perdas.

Adaptabilidade: Como desenvolver as habilidades necessárias

No início deste artigo, apresentamos algumas dicas sobre como tornar-se um profissional com adaptabilidade. Agora vamos fazer algumas perguntas para que você possa responder mentalmente, refletindo sobre o assunto.

Como anda seu poder de decisão?

Sempre estamos nos deparando com escolhas e decisões, desde as mais simples até as mais complexas. O desafio é ter alta capacidade de decisão e segurança para acertar. Você tem se deixado dominar pelo receio?

Nossa dica é que você substitua o medo pela cautela. Na hora de analisar os dados que você dispõe, considere as soluções que melhor se adaptem à situação. Não deixe que a pressão atrapalhe sua determinação em acertar.

Você conhece bem suas emoções e sabe lidar com elas?

Não tem como ter adaptabilidade sem ter autoconhecimento. É fundamental conhecer bem seus sentimentos e emoções porque eles têm grande impacto nas suas atitudes frente às mudanças. Para ter o controle necessário nos momentos de tensão que envolvem as mudanças, você precisa se sentir o mais confortável possível.

Tendo mais consciência sobre seus pontos fortes e sobre suas fraquezas, você desenvolve sua autoconfiança. E a partir do momento que você se sente capaz de administrar as mudanças, mais facilmente você se adapta a elas.

Você está preparado para os desafios mais ousados?

Calma, serenidade, paciência e determinação são quatro palavras mágicas que fazem a diferença quando se está diante de desafios mais complexos. Tudo isso permite que você veja os fatos com mais clareza e reaja bem porque enxerga as oportunidades.

Reações negativas como o medo, intranquilidade, imediatismo e desmotivação, ao contrário, só te afastam dos aspectos bons que as mudanças podem significar na sua vida.

Você é otimista e acredita no poder do novo?

Sabe aquela velha máxima de ver o copo meio vazio ou meio cheio. Acredite: o pensamento positivo na hora de enfrentar a realidade torna a caminhada muito menos amarga. Sua empresa foi comparada por um grupo internacional?

Se você se mostrar otimista, talvez seja essa sua chance de dar uma guinada na sua carreira profissional. Pense em novos cursos, imagine uma mudança de área e um salário melhor com novos benefícios.

Assim você estará usando suas habilidades de adaptação, sendo flexível e proativo. O sucesso será uma consequência. Agora, se você só pensar que vai ser demitido, que seu trabalho vai aumentar e que seu novo chefe será bem pior que o atual, estes pensamentos serão os bloqueios que vão impedir os bons resultados.

Gostou do artigo? Conseguiu responder todas as nossas perguntas e aprendeu como agir daqui pra frente? Deixe suas respostas nos comentários.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: