Você já ouviu falar sobre Team Leader Report? Em tradução livre, a expressão pode ser lida como “Relatório do Líder da Equipe”. Trata-se, basicamente, de um processo existente em grandes empresas, para que seja possível ter um panorama geral sobre o trabalho.
Esse tipo de documento é extremamente importante para que os gestores entendam e acompanhem as funções operacionais de cada squad. Portanto, quando o líder prepara um Team Leader Report, deve-se apresentar informações cruciais sobre tarefas e desempenhos.
Além de ser um documento importante para as lideranças, também ajuda os demais colaboradores a ficarem mais atentos.
Afinal, algumas rodadas de feedbacks podem ser baseadas nesse report. Nesse tipo de trabalho, um serviço como outsourcing de TI pode ser bem-vindo.
Abaixo, separamos algumas informações sobre o Team Leader Report, a sua importância dentro de empresas que valorizam os colaboradores e, ainda, sua necessidade de implementação para corporações que desejam escalar seus serviços.
Afinal, o que é um Team Leader Report?
Conforme introduzido no tópico anterior, o Team Leader Report nada mais é do que um relatório preparado pelo líder da equipe. Além de explicar o que está sendo feito em cada squad, estabelecendo prazos de revisão e entrega, ele também mostra falhas.
Mas fique tranquilo! Nesse tipo de documento, na maioria das vezes as falhas não são atribuídas aos colaboradores e sim, aos processos. Ou seja, é um “guia” de lapidação do que deve ser melhorado para que o sistema operacional funcione corretamente.
O Team Leader Report também é um relatório que colabora para a tomada de decisão. Por ter justamente essa visão 360º do que ocorre na empresa, fica muito mais fácil entender o que precisa ser feito e, então, colocado em prática.
Portanto, se você é um líder de equipe, fique atento a esse documento e sua importância. Seja para o seu cargo, para o crescimento dos seus colaboradores ou, por último, mas não menos importante, o crescimento da sua empresa.
O que deve ser informado em um Team Leader Report?
Os relatórios preparados pelo líder da equipe são usados, principalmente, para relatar dados sobre custos de produção, utilização de recursos, produtividade, desempenho da força dos colaboradores, fluxo de trabalho e muito mais.
As necessidades mais importantes do momento estão detalhadas no Team Leader Report. Geralmente, a cada bimestre ou trimestre, esses relatórios são apresentados ao conselho de administração.
Normalmente no relatório há informações como:
- organização do trabalho, com cada função devidamente distribuída entre os colaboradores da equipe;
- informações robustas sobre as metas e prazos para a execução das tarefas discriminadas no relatório;
- contextualização do trabalho, para que os colaboradores compreendam para que estão realizando aquelas tarefas;
- gerenciamento dos recursos aplicados para que as tarefas sejam concluídas;
- administração do progresso de cada atividade desempenhada por cada colaborador;
- apresentação de todas as necessidades do grupo, a fim de informar os demais gestores ou a diretoria a respeito dos investimentos necessários para a entrega das tarefas.
Como fazer um relatório eficiente?
Como essa é uma tarefa que compete ao líder de cada squad, é importante que este saiba fazer um relatório eficiente. Assim, realmente estará desempenhando o papel de líder dentro de sua equipe, incentivando os colaboradores e informando a diretoria sobre cada passo.
Nesse sentido, preparamos um passo-a-passo para lhe ajudar a fazer um Team Leader Report eficiente. Abaixo, veja mais sobre a melhor maneira de apresentar um relatório sucinto e eficiente.
- Definição do período de análise dos relatórios: a primeira dica para a elaboração dos relatórios operacionais é definir o período de tempo que será analisado. Lembre-se: tais relatórios se concentram em resultados de curto prazo;
- Use indicadores chave de desempenho: os KPIs permitem quantificar o desempenho de diferentes aspectos das operações da sua empresa. Os principais indicadores de desempenho são uma importante fonte de dados para seus relatórios;
- Ilustre sua análise com gráficos: ao analisar o desempenho da empresa com a ajuda de métricas de desempenho, desenhe gráficos para ajudar a entender como sua equipe está se saindo nessas métricas;
- Classifique os dados coletados: após coletar todos os dados sobre o desempenho operacional do modelo de negócios, no Team Leader Report crie categorias para separar esses dados;
- Identifique os problemas: com base nos dados coletados, você deve realizar, no Team Leader Report, uma análise crítica e apontar os problemas encontrados na operação.
Habilidades de um Team Leader que devem se sobressair na criação dos relatórios
Não importa que tipo de projeto você lidere, saiba que bons líderes de equipe gerenciam e se comunicam com suas equipes com confiança. Aqui estão 10 habilidades que você precisa para começar, confira:
- Gestão por objetivos: bons líderes fornecem contexto para que os membros da equipe entendam por que seu trabalho é importante, e como ele se encaixa na visão mais ampla da empresa;
- Avance no trabalho: como líder da equipe, pense em você como o capitão: você é responsável por guiar a tripulação ao seu destino, e descobrir como eles chegarão lá;
- Comunicação: como em qualquer posição de liderança, os líderes de equipe exigem excelentes habilidades de comunicação. Isso inclui se comunicar com os membros da equipe sobre o trabalho, atualizar o progresso dos participantes do projeto e coordenar com quaisquer parceiros interdisciplinares em nome das necessidades da equipe do projeto;
- Organizar: organizar a informação é como criar um ponto de referência central. Sua equipe precisa do seu apoio e deve confiar que você tem as informações de que precisam;
- Delegar trabalho: a delegação é uma parte essencial do aconselhamento e orientação. Isso não apenas desbloqueia empregos, mas oferece oportunidades aos membros da equipe;
- Solução de problemas: praticar o uso do contexto para priorizar o trabalho mais importante é identificar os problemas que precisam ser resolvidos primeiro para tomar as melhores decisões para sua equipe;
- Gestão do tempo: para desenvolver as suas capacidades de gestão do tempo, experimente implementar algumas estratégias e ferramentas de gestão do tempo para tirar o máximo proveito do seu dia;
- Gerenciamento de carga de trabalho: parte disso é garantir que o trabalho esteja dentro do cronograma e que ninguém esteja à beira do esgotamento;
Fortalecimento de equipe: aproveite o tempo para fortalecer a equipe e garantir que todos se sintam parte dela.
Conclusão
Agora que você já sabe mais sobre o conceito de Team Leader Report, bem como sua importância dentro de uma organização empresarial, é hora de começar a aplicar esse documento para os seus liderados e superiores!
E caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, não se esqueça de comentar na caixa abaixo. Certamente nossa equipe de especialistas estará pronta para te responder da melhor forma possível.