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Soft Skills: quais habilidades realmente fazem a diferença na vida profissional?

Caso você tenha procurado por um emprego recentemente, é bem provável que tenha entrado em contato com o conceito de Soft Skills

Porém, mais do que uma mera seção do seu currículo para garantir uma contratação, as Soft Skills desempenham um papel fundamental no mundo corporativo atual.

A busca pelo desenvolvimento dessas habilidades comportamentais afeta diretamente o seu desempenho profissional, dando mais facilidade para resolução de conflitos e na gestão de produtividade.

Quer entender melhor sobre como o conceito de Soft Skills funciona e qual a sua importância? Continue lendo este artigo e fique por dentro desse assunto.

O que são Soft Skills?

Primeiro, precisamos definir o que são as Soft Skills no mercado de trabalho.

Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar.

São competências que não necessariamente possuem caráter técnico, como uma formação acadêmica. Em sua grande maioria, se referem às características relacionadas ao comportamento humano.

Nesse sentido, as Soft Skills ditam a maneira que você trabalha, incluindo questões como a comunicação,relacionamento interpessoal, liderança, gestão de tempo, assertividade, senso de dono, empatia, resolução de conflitos etc.

Portanto, não é à toa que atualmente 93% dos empregadores consideram as Soft Skills como um fator crucial de decisão no momento de contratação. São elas que ditam a adaptação do indivíduo em sua função e, mais que tudo, a sua capacidade para crescer e alcançar novos patamares na carreira.

Para alguém que busca ocupar um cargo de gestão, por exemplo, é preciso demonstrar certa destreza em um conjunto de habilidades que é diferente daquela requisitada de outros funcionários.

Entretanto, é importante lembrar: mesmo que você ainda não tenha as habilidades que são requisitadas para o seu cargo dos sonhos, é possível desenvolvê-las e aprimorá-las e participar de treinamentos é uma das alternativas.

Soft Skills x Hard Skills

Quando falamos em Hard Skills, estamos nos referindo às habilidades técnicas do indivíduo, que possuem uma natureza mais formal e acadêmica. São competências que você pode quantificar e apresentar certificados. Como exemplo, podemos citar competência em matemática financeira, programação de computação, soldador, operador de empilhadeira, operações de câmbio etc.

Tradicionalmente, as Hards Skills têm sido mais valorizadas que as Soft Skills no ambiente de trabalho, sendo estas as habilidades, que de alguma forma “sustentam” o seu currículo e garantem a sua credibilidade como profissional.

Entretanto, segundo a Forbes, os últimos anos se mostraram significativos para o crescimento da importância das Soft Skills no ambiente corporativo. 

Afinal, com o aumento do trabalho remoto e autônomo, as Soft Skills complementam o perfil do indivíduo de uma forma que uma análise curricular não conseguiria, garantindo o melhor desempenho do profissional a longo prazo.

Os exemplos mais relevantes de Soft Skills

Bom, para enriquecer nossa iniciativa de definir o que são Soft Skills, cabe trazer uma lista das competências mais visadas em currículos mundo afora.

Existe uma infinidade de Soft Skills que você precisa utilizar diariamente no ambiente de trabalho, especialmente se estiver em contato direto com clientes. 

Entretanto, existem algumas Soft Skills que merecem um destaque maior, tanto no currículo quanto na rotina profissional. São elas:

  1. Liderança: a habilidade de inspirar outros funcionários e motivar membros da equipe, sabendo delegar tarefas e cobrar suas entregas sem constranger os indivíduos;
  2. Comunicação: saber dialogar com seus pares, liderados é essencial para resolver conflitos e reduzir ruídos durante a realização das tarefas. Fazer se entendido e entender os outros.
  3. Senso de dono: assumir os objetivos da empresa como se seus próprios fossem. Agir como o dono do negócio;
  4. Negociação: capacidade de propor alternativas, e construir soluções que sejam justas para as partes envolvidas.
  5. Flexibilidade e adaptabilidade: estar predisposto a continuar produtivo mesmo com mudanças no cenário corporativo;
  6. Criatividade: garantir perspectivas que fogem do status quo são essenciais para o sucesso de uma empresa frente a problemas antigos;
  7. Trabalho em equipe: ter o potencial de cooperação com os colegas, oferecendo sua contribuição individual para o sucesso coletivo;
  8. Proatividade: estar pronto para “arregaçar as mangas” e entregar um trabalho acima do esperado em sua função
  9. Empatia: colocar-se no lugar do outro e compreender o ambiente profissional em sua totalidade;
  10. Ética no trabalho: manter-se comprometido com as regras da empresa e o respeito para com os demais colaboradores;
  11. Positividade: trazer uma visão com maior foco nos sucessos do que nos fracassos.

No caso do primeiro item da lista, por exemplo, uma pesquisa da McKinsey mostrou que capacidades de liderança e de gestão saltaram na prioridade das empresas entre 2019 e 2020, passando de 40% para 50%.

A importância das Soft Skills na vida profissional

Mesmo que as Soft Skills não dependam de diplomas e que muitos as considerem como diferenciais apenas na hora de encontrar um emprego, isso está longe de ser a verdade.

As habilidades que envolvem relações humanas são essenciais para a rotina de trabalho e pesam em questões como a produtividade, o foco e, claro, a produtividade da empresa como um todo.

Por isso, trouxemos alguns exemplos de como as Soft Skills aparecem na vida profissional, em dois exemplos de cenários do mundo corporativo.

No desempenho da função

O alinhamento de colaboradores com os objetivos da empresa é essencial para entregar um bom desempenho e garantir a longevidade dessa parceria. 

Afinal, os profissionais que acreditam na missão da empresa tendem a “vestir a camisa”, o que permite que algumas Soft Skills surjam de maneira natural, como a proatividade, a positividade, o manejo de situações sob pressão etc.

Além disso, habilidades comportamentais também costumam estar correlacionadas com profissionais mais assertivos, focados e produtivos.

Na gestão de projetos

Agora, quando trazemos um cenário de gestão de projetos, existem duas qualidades cruciais: saber trabalhar com prazos e em equipe.

Esse tipo de exigência irá se traduzir em uma série de Soft Skills distintas, que garantem o bom funcionamento das atividades da empresa sem desprezar a diversidade de pessoas envolvidas.

Em suma, são as Soft Skills que tornam a tomada de decisão, rápida e eficiente, uma realidade na gestão de projetos.

Como desenvolver e melhorar suas Soft Skills

Diferente das Hard Skills que costumam ser aprendidas, as Soft Skills precisam ser desenvolvidas – das mais diversas formas.

Uma das formas possíveis de exercitar essas habilidades é através de exercícios de escuta e compreensão, sempre buscando por uma comunicação clara e efetiva.

Entretanto, a melhor forma de melhorar o seu conjunto de Soft Skills é através de treinamentos, programas de mentoria e cursos – online ou presenciais. Identificando os pontos de melhoria, a área da educação corporativa leva a empresa ao sucesso.

Soft Skills

Soft Skills e a Educação Corporativa

Por fim, concluindo o que detalhamos até aqui, esperamos que tenha ficado clara a relevância das Soft Skills tanto para a carreira do profissional quanto para o rendimento da empresa.

No campo da Educação Corporativa, fazemos o possível para entregar uma estrutura empresarial mais produtiva e à altura das expectativas de rendimento. 

Para que isso seja possível, é preciso começar dos fundamentos: das pessoas que trabalham na organização, desde o processo de seleção.

Por isso, a CR BASSO oferece cursos como o de entrevista de seleção por competências, que catapultam as chances de sucesso e de resultados. Acesse e saiba mais!

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