Qual a diferença entre líder e chefe e por que isso importa na sua empresa?

1 de agosto de 2016
Autor: Carlos Basso - Categoria: Blog, Liderança
Qual a diferença entre líder e chefe e por que isso importa na sua empresa

No Brasil 42% dos treinamentos são direcionados à formação de líderes. Isso mostra que, cada vez mais, as empresas se preocupam em formar e desenvolver líderes, e não chefes.

A diferença entre líder e chefe é bastante discutida no mercado, mas ainda suscita diversas dúvidas. Afinal, quais são os limites que definem um ou outro posicionamento? Por que ser líder e não ser chefe? É o que veremos no post de hoje. Confira o que será abordado nesse post:

Chefe: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”

Você certamente já ouviu essa frase milhares de vezes, não é? Ela representa a hierarquização, a relação de subordinação entre chefe e chefiados.

O chefe mantém seu status quo por meio da centralização de todas as decisões e, também, pela retenção de informações vitais para o bom desempenho do trabalho da equipe. O resultado é que tudo precisa passar por seu controle e supervisão.

Pode parecer vantajoso ser um chefe. Entretanto, ele jamais conquista a lealdade das pessoas e, costumeiramente, perde seu posto por atingir resultados insatisfatórios.

Líder: “Se suas ações inspiram outros a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais e a serem mais, você é um líder”

Essa frase de John Quincy Adams representa claramente o que é ser um líder: inspirar, motivar, orientar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos com maestria. É utilizar sua inteligência emocional para relacionar-se bem com toda a sua equipe, extraindo o melhor de cada um por meio de ações e palavras de incentivo.

O líder não se preocupa com hierarquias, mas com resultados. Ele entende que, sem o esforço conjunto de toda a equipe, a empresa sai perdendo em produtividade, eficiência e faturamento. Além disso, ele reconhece que seu papel não é o de impor regras, mas direcionar seu time em suas escolhas e orientar as decisões por meio de um diálogo aberto e recíproco.

Líder x chefe:  “Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e da confiança”

Klaus Balkenhol foi bastante sábio ao proferir essa frase, que resume a diferença entre líder e chefe e o porquê de sua empresa pensar em desenvolver lideranças em vez de chefias. O chefe impõe seu modo de ver as coisas, impedindo que as pessoas pensem por si próprias e contribuam para o crescimento da organização.

Já o líder exerce sua autoridade pela confiança e pela credibilidade que transparece aos liderados, sem impor nada. Ele deixa que as pessoas pensem, criem, sugiram, transformem o ambiente de trabalho, os processos, as decisões, desde que essas mudanças tragam melhores resultados. O líder é o agente da transformação organizacional.

É claro que a qualidade da liderança nem sempre nasce com as pessoas: ela pode ser aprendida, reforçada e atualizada por meio de treinamentos e capacitações que despertem essas atitudes de compreensão, valorização e orientação. Por esse motivo, um líder nunca pode ficar parado no tempo, devendo buscar aprimoramento contínuo e, assim, aprendendo e reaprendendo a ser um líder. Isso evitará que ele caia no comodismo e acabe se tornando um chefe.

E você, é líder ou chefe? Quais das qualidades mencionadas você identificou em seu perfil e quais aspectos você ainda deve trabalhar? Tem outras dúvidas sobre a diferença entre líder e chefe? Deixe seu comentário e conte pra gente!

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Autor: Carlos Basso - Categoria: Blog, Liderança

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