Qual-a-diferenca-entre-lider-e-chefe-e-por-que-isso-importa-na-sua-empresa

COMPARTILHAR POST

Qual a diferença entre líder e chefe e por que isso importa na sua empresa?

No Brasil 42% dos treinamentos são direcionados à formação de líderes. Isso mostra que, cada vez mais, as empresas se preocupam em formar e desenvolver líderes, e não chefes.

A diferença entre líder e chefe é bastante discutida no mercado, mas ainda suscita diversas dúvidas. Afinal, quais são os limites que definem um ou outro posicionamento? Por que ser líder e não ser chefe? É o que veremos no post de hoje. Confira o que será abordado nesse post:

Chefe: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”

Você certamente já ouviu essa frase milhares de vezes, não é? Ela representa a hierarquização, a relação de subordinação entre chefe e chefiados.

O chefe mantém seu status quo por meio da centralização de todas as decisões e, também, pela retenção de informações vitais para o bom desempenho do trabalho da equipe. O resultado é que tudo precisa passar por seu controle e supervisão.

Pode parecer vantajoso ser um chefe. Entretanto, ele jamais conquista a lealdade das pessoas e, costumeiramente, perde seu posto por atingir resultados insatisfatórios.

Líder: “Se suas ações inspiram outros a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais e a serem mais, você é um líder”

Essa frase de John Quincy Adams representa claramente o que é ser um líder: inspirar, motivar, orientar as pessoas para que elas atinjam seus objetivos com maestria. É utilizar sua inteligência emocional para relacionar-se bem com toda a sua equipe, extraindo o melhor de cada um por meio de ações e palavras de incentivo.

O líder não se preocupa com hierarquias, mas com resultados. Ele entende que, sem o esforço conjunto de toda a equipe, a empresa sai perdendo em produtividade, eficiência e faturamento. Além disso, ele reconhece que seu papel não é o de impor regras, mas direcionar seu time em suas escolhas e orientar as decisões por meio de um diálogo aberto e recíproco.

Líder x chefe:  “Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e da confiança”

Klaus Balkenhol foi bastante sábio ao proferir essa frase, que resume a diferença entre líder e chefe e o porquê de sua empresa pensar em desenvolver lideranças em vez de chefias. O chefe impõe seu modo de ver as coisas, impedindo que as pessoas pensem por si próprias e contribuam para o crescimento da organização.

Já o líder exerce sua autoridade pela confiança e pela credibilidade que transparece aos liderados, sem impor nada. Ele deixa que as pessoas pensem, criem, sugiram, transformem o ambiente de trabalho, os processos, as decisões, desde que essas mudanças tragam melhores resultados. O líder é o agente da transformação organizacional.

É claro que a qualidade da liderança nem sempre nasce com as pessoas: ela pode ser aprendida, reforçada e atualizada por meio de treinamentos e capacitações que despertem essas atitudes de compreensão, valorização e orientação. Por esse motivo, um líder nunca pode ficar parado no tempo, devendo buscar aprimoramento contínuo e, assim, aprendendo e reaprendendo a ser um líder. Isso evitará que ele caia no comodismo e acabe se tornando um chefe.

E você, é líder ou chefe? Quais das qualidades mencionadas você identificou em seu perfil e quais aspectos você ainda deve trabalhar? Tem outras dúvidas sobre a diferença entre líder e chefe? Deixe seu comentário e conte pra gente!

A CR BASSO Consultoria e Treinamento é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e avaliação de resultados em treinamentos.

Temos expertise também no diagnóstico de Equipes e/ou de Lideranças para gerar planos de desenvolvimento profissional.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: