Planejamento-Estrategico-Por-que-e-importante-conhecer-e-fazer

COMPARTILHAR POST

Planejamento Estratégico: Por que é importante conhecer e fazer?

O planejamento estratégico diz respeito tanto à formulação de objetivos e indicadores de medição quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à organização e sua evolução esperada.

Para muitas empresas o término ou início de um ano é definido como o período de programação do planejamento estratégico, onde CEO, diretores e gerentes se reúnem em geral em diversas sessões, para traçar as metas da organização. Porém, uma das coisas que se discute sobre a elaboração do planejamento é que, embora a maior responsabilidade pela elaboração seja da alta direção, o processo deve envolver outros níveis hierárquicos para influenciar direta ou indiretamente na discussão dos fatores críticos de sucesso e análise das premissas para a tomada de decisão. Essa participação mais abrangente dos níveis hierárquicos deve ser estimulada nas organizações como forma de enriquecer os processos, contribuir com a troca de experiências e especialmente pelo aumento no comprometimento gerado pelo envolvimento.

Planejamento estratégico é um processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela organização, visando otimizar o grau de interação com o ambiente para atuar de forma inovadora e diferenciada. O planejamento diz respeito tanto à formulação de objetivos e indicadores de medição quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à organização e sua evolução esperada.

Para que ele seja desenvolvido e implementado a melhor forma é “colocar no papel” tudo aquilo que tem como base no pensamento estratégico da organização. Com as diretrizes bem definidas, a organização pode realizar uma análise mais sistemática e racional das oportunidades de negócios e da alocação dos recursos. A partir da visão organizacional o modelo favorece a descrição, a implementação e a gestão das estratégias operacionais. Outro fator que favorece a implementação e sucesso no planejamento estratégico são os indicadores selecionados, com os quais se pode medir a realização dos objetivos contidos no mapa estratégico.

Por fim, não basta traçar as diretrizes e desdobrar o planejamento com ações mapeadas e resultados almejados, se não houver o acompanhamento e revisão do conteúdo elaborado. Isso significa realizar de forma sistemática a análise crítica do desempenho obtido. Dedicar-se a esses cuidados faz toda a diferença no cumprimento dos resultados!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: