Importância do Linkedin - CR BASSO - BLOG

COMPARTILHAR POST

A importância do LinkedIn para sua carreira profissional

Em 2023, o LinkedIn completa 20 anos desde o seu lançamento, em maio de 2003. Hoje, a rede social já acumula cerca de 900 milhões de usuários no mundo inteiro, solidificando a importância do LinkedIn no mundo empresarial atual.

Afinal, nenhuma outra rede social revolucionou a abordagem corporativa na internet da forma que o LinkedIn foi capaz de fazer, se tornando uma verdadeira aliada na promoção de empresas e no impulsionamento de carreiras.

Por isso, continue lendo este artigo e entenda qual o espaço que o LinkedIn ocupa na vida profissional contemporânea – e, claro, quais são as nossas dicas para aproveitar a rede social ao máximo.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social corporativa fundada por Reid Hoffman, com o intuito de conectar profissionais do mundo todo. 

Desde seus primórdios, seu funcionamento esteve baseado em dois elementos principais: os perfis, com todas as informações relevantes sobre o usuário, e o mural de notícias, onde aparecem as publicações sobre os mais diversos assuntos.

Em 2016, a rede social foi adquirida pela Microsoft, que deu continuidade às estratégias para difundir a importância do LinkedIn, reunindo o “maior serviço de nuvem profissional do mundo com a maior rede profissional do mundo”.

Hoje, é uma verdadeira plataforma para troca de experiências profissionais, além de ser um ambiente essencial para divulgação de vagas disponíveis para serem preenchidas.

Ou seja, o LinkedIn, mais do que uma rede social, também funciona como uma ferramenta de inserção, permanência ou realocação no mercado de trabalho.  

Quais são os diferenciais do LinkedIn?

Podemos dizer que o LinkedIn, diferente de outras redes sociais, vai além dos dados básicos de perfil, das fotos e do compartilhamento de interesses em publicações.

Quer dizer, assim como qualquer ambiente virtual focado na troca de ideias, ele também possui essas funcionalidades. Entretanto, o LinkedIn oferece oportunidades únicas no desenvolvimento do que chamamos de marketing pessoal.

Dentre os diferenciais que promovem essas oportunidades, podemos citar:

  • Disponibilizar facilmente seu currículo, para ser acessado online a qualquer momento do dia;
  • Notificação de novas oportunidades de emprego;
  • Conectar-se com colegas e outros pares do seu segmento;
  • Receber dicas corporativas e, também, sobre processos seletivos.  

Utilizando o LinkedIn com propósito

Como compreendemos até aqui, a importância do LinkedIn vai muito além do digital. 

Afinal, muitas empresas compreendem o potencial da plataforma, utilizando-a para fazer sua divulgação, construir sua marca e recrutar candidatos.

Por sua vez, os profissionais também aproveitam as oportunidades da rede social para realizar o famoso networking, trabalhando para promover trocas com profissionais e referências da área. 

Sabendo utilizar a rede social com sabedoria e – mais que tudo – propósito, é possível garantir uma verdadeira abertura de portas para o mercado de trabalho.

Dicas para o bom uso da rede social

Apesar de ser uma rede social, o LinkedIn possui um código de boas práticas próprio e com caráter mais profissional. Por isso, separamos algumas dicas para você se destacar pelas razões certas e fazer um bom uso da plataforma.

Primeiro, precisamos tomar um certo cuidado com a construção do perfil. Escolher uma boa foto, com trajes adequados e um sorriso simpático, vai além das aparências. Fora isso, procure mantê-lo sempre completo e atualizado, como se fosse um currículo.

Em segundo lugar, uma seção de importância do LinkedIn que costuma ser relegada a segundo plano é o resumo. Procure se empenhar ao redigir sobre suas experiências e interesses – de maneira sucinta mas ao mesmo tempo atrativa.

Por fim, é importante trazer o máximo de competências e habilidades que você pode para a rede, seja através de uma publicação comemorando a conclusão de um curso ou detalhando as informações em seu perfil.

Por que se manter ativo no LinkedIn?

Bom, como dissemos até aqui, o LinkedIn se tornou uma parceira indispensável para os profissionais e empresas modernas, especialmente no período de recrutamento.

Entretanto, esperamos ter mostrado também que a plataforma pode fazer a diferença na vida profissional de seus usuários nas mais diversas fases de suas carreiras. Afinal, com sua grande rede de conexões, nunca foi tão fácil ficar em dia com o mundo corporativo, conduzir estratégias de networking e encontrar aprendizados fundamentais para o seu desempenho profissional.

Enfim, o LinkedIn pode ser um grande aliado, junto das mais diversas práticas de desenvolvimento profissional, para o avanço de qualquer carreira!

Impulsione sua carreira com a CR BASSO

Quer uma ajuda especializada para impulsionar sua carreira e dar substância ao seu perfil no LinkedIn? Com a CR BASSO Educação, você garante tudo isso e muito mais!

Conte conosco para enriquecer sua experiência e crescer como um profissional de alto nível. Acesse nosso site e conheça nossos cursos.

Siga-nos também no Instagram e, claro, no nosso LinkedIn. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da CR BASSO.

Até a próxima!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: