Educação corporativa: 10 soluções criativas para a sua empresa

COMPARTILHAR POST

Educação corporativa: 10 soluções criativas para a sua empresa

A competitividade e a globalização do mercado exigem cada vez mais das empresas. Características como capacidade de adaptação, inovação e melhoria contínua tornaram-se essenciais para a sobrevivência e crescimento dos negócios. Para aperfeiçoar a entrega e o nível de competitividade de uma empresa é necessário que os seus funcionários atendam a esse ritmo e desenvolvam suas capacidades pessoais.

É nesse ponto que a educação corporativa aparece como parte primordial da estratégia das empresas. Essa é uma excelente ferramenta para desenvolver funcionários e gerar conhecimentos que estejam de acordo com os objetivos do negócio, aumentando o comprometimento e facilitando a retenção de talentos.

A grande pergunta que fica, no entanto, é como proporcionar um programa adequado de educação corporativa que seja eficiente e, ao mesmo tempo, engaje os colaboradores. Continue lendo o nosso artigo e conheça 10 soluções criativas para a sua empresa nesse sentido!

1- Crie atividades dinâmicas

Colocar grande quantidade de colaboradores em uma sala de reuniões para assistirem treinamentos longos, nem sempre gera bons resultados. Há participantes que se motivam e se engajam fazendo o investimento valer a pena. Há, no entanto, outros que se escondem, se distraem, não participam e pouco ou nada aproveitam.

Dificilmente você terá a atenção de todos durante todo o tempo, não só pela duração do evento, mas também por que a maioria deles ficará preocupado com o tempo que está “perdendo” enquanto poderia estar fazendo outra coisa.

Por isso, a primeira dica que temos para você é: invista em atividades de menor duração, e que sejam dinâmicas e assertivas. Ao invés de fazer um ou dois treinamentos extensos em poucos dias, monte um programa que possibilite aos colaboradores desenvolverem diferentes tarefas presenciais e eventualmente online. As chances de conseguir a total atenção e fixar os conhecimentos é muito maior dessa forma.

2- Faça com que os conteúdos sejam relevantes

Para aprender, os adultos precisam ver alguma relevância na informação que está sendo passada. Por isso, deixe bem claro no início de cada atividade porque aquilo está sendo proposto e quais os resultados que cada indivíduo obterá ao participar e se dedicar a ela.

Ainda dentro desse tópico, é muito importante que todos os materiais apresentados durante as atividades tragam informações valiosas e que mostrem como elas podem ser aplicadas no dia a dia da empresa. Procure sempre alinhar o conteúdo apresentado nos encontros, com a realidade profissional vivenciada pelos participantes.

3- Encoraje os funcionários a explorarem

Quando os funcionários participam do processo de aprendizagem, o conhecimento adquirido tende a ser melhor. Por isso, pense em atividades e tarefas que estimulem as pessoas a pesquisar, conhecer todas as áreas da empresa, participar de projetos diferentes, entre outros.

Uma boa sugestão, nesse sentido, e que vai de encontro à dica número 1 é propor desafios e dividir os colaboradores em grupos para que cada um deles apresente uma solução. Além de adquirirem conhecimento, esse tipo de atividade estimula o espírito de equipe e torna os colaboradores mais engajados com a empresa.

4- Incentive o espírito de equipe

Falando em encorajar o espírito de equipe, essa é outra dica muito bacana para implementar um programa de educação corporativa. Fortalecer o elo e criar uma aproximação entre equipes aumenta a motivação e melhora a produtividade de forma geral.

Principalmente quando falamos dos níveis gerenciais mais altos, trabalhar o senso de equipe e incentivar a automotivação é um item essencial para transmitir uma cultura engajada para o restante da empresa.

5- Mexa com as emoções

Quando as pessoas se sentem conectadas emocionalmente com o que está sendo apresentado, elas têm maior propensão a se engajarem com o conteúdo. E, como já sabemos, o engajamento incentiva o aprendizado e o desenvolvimento profissional.

Uma ótima forma de mexer com as emoções dos funcionários é criar materiais e atividades que contem histórias com as quais as pessoas se identifiquem. Ao invés de apresentar conteúdos frios e distantes, invista em imagens, vídeos e, até mesmo, histórias pessoais dos colaboradores.

6- Aproveite os recursos digitais

O mundo está conectado e não aproveitar dos recursos digitais é um grande erro que a sua empresa pode cometer na educação corporativa. Disponibilize não apenas os materiais, mas também crie atividades que possam ser realizadas online.

A sua empresa não precisa necessariamente desenvolver um sistema digital elaborado e complexo. Recursos como blogs e newsletters internas são excelentes para divulgar conteúdos e engajar os funcionários a participarem das atividades.

7- Pratique muito

Demonstre, na prática, através de exercícios e atividades no dia a dia qual a relevância e importância dos conteúdos que estão sendo apresentados. Quando repetimos e executamos o passo a passo daquilo que estamos aprendendo, as chances de fixarmos o conteúdo em nossa mente é muito maior do que quando apenas ouvimos ou lemos um material.

8- Compreenda as necessidades de cada pessoa

Com certeza você já sabe que as pessoas da sua equipe são muito diferentes. Cada um tem um ritmo diferente de aprendizado e consegue absorver as informações de uma forma. Por isso, não tente massificar a educação corporativa. Crie conteúdos e atividades segmentadas para cada grupo de pessoas, de forma com que todos consigam absorver os conhecimentos e se sintam engajados com o que está sendo apresentado.

9 – Olhe ao seu redor

Esqueça aquele conceito antigo de que apenas os mais experientes têm algo a ensinar. Existem diferentes tipos de conhecimentos e, com certeza, cada um dos colaboradores tem algo valioso para compartilhar. Abra canais de comunicação e incentive essa troca não apenas durante as atividades, mas como algo constante na empresa.

A troca de conhecimentos é algo valioso e criar uma cultura do compartilhamento e colaboração só fará com que a sua empresa cresça e evolua constantemente.

10- Procure ajuda profissional

A educação corporativa é um assunto complexo e que deve ser tratada com a devida atenção e planejamento para que seja 100% eficaz. Ninguém melhor para aconselhar a sua empresa e mostrar os melhores caminhos do que pessoas qualificadas e que possuem extenso conhecimento e experiência no assunto.

Nós da CR BASSO que há 21 anos atuamos em educação corporativa, temos como missão: “pesquisar, desenvolver e disseminar práticas que estimulem profissionais e organizações na geração de resultados sustentáveis”. Para nós, entender as necessidades do cliente, reconhecer sua cultura e seus maiores desafios, é fundamental no momento de desenvolver programas de educação corporativa customizados e alinhados à sua realidade. É nisso que dedicamos todo nosso esforço para entregar resultados que agreguem valor aos nossos clientes.

Independentemente do caminho escolhido, tenha em mente a importância de investir em educação corporativa para a sua empresa e os benefícios que isso trará para o negócio a longo prazo. Afinal, as empresas são compostas por pessoas e o conhecimento é o ativo mais importante em que vocês podem investir!

A sua empresa já possui algum programa de educação corporativa? Vocês realizam alguma atividade que não citamos aqui? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

A CR BASSO Consultoria e Treinamento é uma empresa especialista no entendimento de necessidades, desenvolvimento de conteúdos e aplicação de soluções através de cursos, programas de liderança e avaliação de resultados em treinamentos.

Temos expertise também no diagnóstico de Equipes e/ou de Lideranças para gerar planos de desenvolvimento profissional.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: