Negociar-e-uma-arte-Como-desenvolver-habilidades-de-negociacao

COMPARTILHAR POST

Negociar é uma arte! Como desenvolver habilidades de negociação?

É comum ouvir dizer que apenas algumas pessoas nascem com habilidades de negociação. No entanto, por mais que realmente exista uma predisposição para negociar, é importante saber que esta habilidade pode ser aperfeiçoada com estudo e treino. Afinal, ela está presente em todos os aspectos da nossa vida. Não só na hora de uma compra ou venda, mas a convivência com outras pessoas exige acordos e consensos que só conseguimos obter através da negociação.

Portanto, trouxemos dicas que vão te ajudar desde o momento da preparação. Pois, é importante se preparar para qualquer acordo, até a hora de se sentar à mesa e conversar. Confira o que será abordado nesse post:

  • O que é negociação?
  • A arte de negociar: perfil ou técnica?
  • Quais as etapas do processo de negociação?
  • Por que a etapa de preparação prévia é tão importante?
  • Quais os estilos de negociadores?
  • Como desenvolver as habilidades de negociação?

O que é negociação?

Olhando para a literatura especializada, cada autor tem sua própria definição do que seria o processo de negociação. Alguns levam mais para o lado emocional do processo, enquanto outros o abordam pelo prisma racional e estratégico. No entanto, é seguro dizer que todas as definições giram em torno do seguinte: a negociação é o meio pelo qual as pessoas buscam entendimento e consenso.

Portanto, negociar é a forma mais eficiente para entrar em acordo com outra parte e evitar litígio ou impasse. Seu objetivo é garantir que as duas pessoas estejam satisfeitas com os termos, embora nem sempre isso aconteça.

A arte de negociar: perfil ou técnica?

Claramente, o que define se uma pessoa é boa negociadora ou não é a técnica. Cada um tem seu perfil, mas todos podem aprender estratégias que vão aprimorar a forma de se comunicar e persuadir.

Ademais, a habilidade de negociação está ligada a capacidades diversas, como comunicação eficiente e assertiva, planejamento, organização, entre outras. Além disso, é fundamental incentivar a pesquisa e a preparação antes de qualquer negociação. Todas essas capacidades podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, transformando qualquer pessoa em um negociador apto a fechar bons acordos.

Por outro lado, além de todo o treinamento técnico, é fundamental que você também esteja preparado especificamente para cada acordo, estudando o outro negociador e entendendo suas demandas. Assim, agindo com confiança e naturalidade, é possível conduzir a negociação na direção mais interessante para você.

Enfim, se sentindo mais calmo durante o processo, poderá se concentrar no real interesse da outra parte.

Sua preparação pode assumir a forma de um roteiro em que você define como quer desenvolver a conversa, quais os pontos que não podem ficar de fora e qual a sequência em que eles devem ser abordados, pois isso garantirá que a negociação tenha fluência e coerência de informação.

Quais as etapas do processo de negociação?

Todo bom negociador sabe que o processo de negociação começa antes mesmo de sentar-se à mesa para conversar. É fundamental que exista uma preparação anterior para que a abordagem seja adequada. Nessa situação, a primeira impressão é a que fica e, se o negociador conseguir acertar no início, é muito mais provável que se saia bem no restante do processo, convencendo a outra parte.

Por que a etapa de preparação prévia é tão importante?

A preparação prévia diminui as chances da discussão sair do controle e mexer com as suas emoções durante a negociação. Qualquer sentimento de estresse, ansiedade e raiva pode fazer com que você perca uma boa oportunidade.

É importante planejar o que dizer e tentar prever também o que a outra parte vai dizer, adiantar perguntas e pensar em todas as brechas argumentativas que o cliente pode usar. Sabendo disso, é possível já elaborar respostas, buscar dados que reforcem seu ponto de vista e convençam a outra parte.

Quais os estilos de negociadores?

Existem vários estilos de negociação, e cada pessoa se identifica mais com um tipo específico. Um negociador experiente tem seu estilo próprio, mas consegue mudar a abordagem quando necessário, para se adaptar a uma situação específica. No geral, eles podem ser divididos em:

Catalisador: Seu estilo de argumentação dá ênfase para a inovação e projetos futuristas. Ideias e grandes projetos criativos são o seu apoio para convencer o interlocutor. Ele quer chegar rápido no futuro e levar todos com ele.

Apoiador

Tem atenção para o trabalho em equipe e se preocupa com as pessoas. Todos os acordos são pensados cuidadosamente para não gerar conflitos e garantir que as duas partes estejam satisfeitas. Seu trabalho é mais humanizado e, no geral, socialmente engajado.

Controlador

Ao contrário do anterior, o foco do negociador controlador são os números. Redução de custos, prazos e resultados bem definidos são a chave da sua argumentação, geralmente se baseando em dados para reforçar seu ponto de vista.

Analítico

Se preocupa com detalhes e passa muita confiança de que tem tudo sob controle. Lida bem com várias informações e pede garantias para seguir com os acordos. Assim como o controlador, ele tem facilidade com dados e usa esse recurso para transmitir segurança.

Como desenvolver as habilidades de negociação?

É crucial treinar habilidades essenciais, como comunicação, planejamento e organização, para se tornar um negociador eficaz. Além disso, a preparação e a pesquisa desempenham um papel fundamental.

Evitar a personalização nas negociações é importante. Concentre-se no produto, decisão ou acordo em questão, e saiba quando ceder.

Gerenciar as emoções é vital. Embora a empolgação possa ajudar na persuasão, é essencial manter o controle, especialmente em situações delicadas.

Evite conflitos desnecessários com a outra parte, pois isso pode custar oportunidades valiosas.

Por último, ouvir atentamente é fundamental, independentemente da sua posição na negociação. Isso permite entender o que a outra parte deseja e como usar essa informação a seu favor.

Conclusão

E então, já está desenvolvendo todas as habilidades de negociação necessárias para ser um profissional de alto desempenho? Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais, estamos no Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, YouTube e Pinterest.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.

Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação. Estamos ansiosos por seu contato.

Siga-nos nas redes sociais.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: