5-Dicas-para-uma-Avaliação-de-Desempenho-Eficaz

COMPARTILHAR POST

5 dicas para uma avaliação de desempenho eficaz

Na cadeira da liderança, as responsabilidades passam por reter os talentos e desenvolver todos da equipe. A evolução constante e o aprimoramento dos profissionais do time dependem fortemente de um sistema de avaliação de desempenho eficaz.

Para ajudar nesta tarefa tão importante, separamos 5 dicas que garantem uma avaliação de desempenho eficaz de forma a conseguir que sua equipe atue com o máximo de seu potencial, entregando resultados positivos e não perdendo os bons profissionais para o mercado.

A avaliação de desempenho deve ser estruturada com o objetivo de ser muito mais que apenas uma etapa anual, perdida na programação da área e cujos planos de ação decorrentes dela sejam esquecidos. Tanto gestores, quanto colaboradores, não devem economizar esforços para que este processo de avaliação de desempenho aconteça de forma organizada e periódica. Agora vamos às nossas dicas:

5 dicas para uma avaliação de desempenho eficaz

1. Use suas anotações

Conforme os fatos forem acontecendo no dia a dia de trabalho, anote como vem sendo a performance de cada pessoa do seu time. Preste atenção em situações mais críticas, de pressão e veja como cada colaborador age individualmente e em equipe e toma decisões. Estas anotações devem ser resgatadas quando o gestor prepara a avaliação. Para cada ponto anotado, já é importante pensar que atitudes devem ser tomadas pelo colaborador no sentido de valorizar os pontos positivos e melhorar aqueles em que ele não se saiu bem.

2. Cobre as pessoas por suas responsabilidades

As descrições de cargos bem feitas são fundamentais na hora da avaliação de desempenho. Se você não sabe ou tem dúvidas de quais são as funções de cada um dos seus colaboradores, certamente você terá muita dificuldade para avaliá-los. Fulano realizou bem suas tarefas? Ele atendeu prontamente as solicitações? As entregas cumpriram os prazos estabelecidos. Houve muitos conflitos interpessoais com os demais membros da equipe? Como ele lidou com a competitividade interna da equipe? Praticou os valores da empresa? Durante a avaliação as respostas para estas e outras questões são bem importantes.

3. Use ferramentas adequadas

Uma boa maneira de avaliar performance é usando algumas ferramentas de gestão de tarefas que o mercado oferece. Isso facilita o processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores. Tudo para contribuir para sua tomada de decisão.

Com estas ferramentas, você reconhece que os colaboradores são o ativo mais valioso de uma empresa. E, portanto, você precisa mensurar engajamento, produtividade, grau de satisfação com o ambiente de trabalho e outros aspectos que fazem parte da rotina corporativa.

4. Elogie em público e corrija individualmente

Corrigir é uma arte. Além do respeito que se exige, é preciso de colocar sempre no lugar do outro que vai receber a crítica. Use fatos e dados e tome cuidado com as palavras usadas. Apenas indique, de forma generosa, os pontos limitantes do profissional. A crítica é construtiva a partir do momento em que vem acompanhada por uma sugestão de como melhorar.

Uma boa dica é lembrar de algo parecido na sua própria carreira e demostrar para seu funcionário o que você fez para se aperfeiçoar. Isso o aproxima da pessoa de sua equipe. E não se esqueça: sempre elogie em público e critique individualmente. Ninguém gosta de receber uma crítica por mal desempenho na frente dos outros.

5. Dê feedbacks

Não tem nada pior para os membros da equipe que ter seu desempenho avaliado e não saber como se saiu. Ao julgar seus colaboradores, aproveite o momento do feedback da avaliação para motivar sua equipe. Já planeje algumas metas com base na evolução que cada um precisa. Organize o fluxo de trabalho da sua equipe, deixando as tarefas e os desafios relacionados à avaliação de desempenho.

Está mais bem preparado para a avaliação de desempenho, etapa fundamental na gestão de  talentos? Não importa o tamanho da sua empresa ou o segmento em que atua. Aprimorar a avaliação de desempenho de sua equipe permite que haja evolução do grupo e as tomadas de decisões sejam mais efetivas.

Curta a página da CR BASSO no Facebook e fique atento a muito mais informações sobre gestão de pessoas!

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (são mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educação foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO.

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: