
Tudo aquilo que é medido pode ser melhorado, discutido e reforçado e, tudo que pode ser melhorado pode trazer grandes resultados para a organização.
É por isso que dentro do planejamento estratégico de uma empresa, uma das ferramentas mais importantes para mensurar resultados e o desempenho da companhia são os Indicadores de Performance.
Mais do que uma ferramenta de monitoramento de processos administrativos e operacionais, os indicadores de performance ou de desempenho, como são conhecidos devem ser corretamente identificados e avaliados para assegurar a efetiva medição do desempenho de um sistema de gestão organizacional.
Verdade seja dita é que é por meio dele, que os executivos da organização comunicam a visão, missão e metas da empresa aos diversos níveis hierárquicos, envolvendo a todos nos objetivos estratégicos. E como aliado da organização, pode-se dizer que entre os seus benefícios está o controle no gerenciamento do negócio e a avaliação do sucesso de diferentes estratégias, facilitando também o benchmarking, a troca de melhores práticas e a criação e reforço da cultura organizacional.
O uso da filosofia do Balanced Scorecard – BSC é altamente recomendável por favorecer o alinhamento estratégico refletida na relação de causa e efeito entre os indicadores do Painel de Bordo (BSC) da organização. Outra enorme contribuição do painel, diz respeito à monitoração pela gestão a vista, o que amplia o comprometimento pelos resultados das equipes.