A lealdade dos consumidores é o desejo de 10 entre 10 marcas. Portanto, elas desenvolvem inúmeras ações pra que isso se efetive no dia a dia. E quando falamos dos colaboradores destas organizações? Tão importante quanto, o employee experience ou simplesmente experiência do funcionário com a empresa, tem papel importante e impacta diretamente os negócios e seus resultados.
Mas o que é employee experience?
O conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas significa dar prioridade aos colaboradores nas decisões estratégicas e táticas da gestão de recursos humanos. O objetivo é promover ações que tenham como propósito o desenvolvimento e a felicidade dos funcionários.
Afinal, as empresas sabem o quanto é fundamental não só atrair, mas reter os melhores talentos. E isso só pode ser alcançado, quando se constrói um ambiente de bem-estar e de satisfação dos colaboradores.
A promoção do employee experience não se resume a uma ou duas ações pontuais do RH. Para que haja sucesso, é preciso desenvolver uma estratégia que promova um conjunto de iniciativas, e que tenham continuidade e aperfeiçoamento ao longo do tempo. Confira o que será abordado nesse post:
O caminho do employee experience
Não existe uma fórmula mágica que funciona para todas as empresas, indistintamente. Como se trata de uma experiência do colaborador, o seu aprimoramento depende da trajetória e cultura organizacional de cada empresa.
Outro aspecto fundamental para se levar em conta é conhecer a fundo o perfil dos funcionários, identificando o que mais gostam e o que valorizam no ambiente de trabalho. A partir desse diagnóstico, desenvolvem-se as práticas para gerar o employee experience.
O que avaliar para que o employee experience seja uma realidade na sua empresa:
1. Processo de seleção e de contratação
A máxima de que a “primeira impressão é a que fica” vale mais do que nunca no processo de seleção de novos talentos. Afinal, é nesse momento que se inicia a relação do potencial colaborador com a empresa, claro, o processo de employee experience.
Tudo começa no recrutamento e se estende à contratação, comunicação, transparência e agilidade no feedback são sinais que podem potencializar ou não, essa boa relação das pessoas com a organização.
2. Integração de novos colaboradores
A forma como o novo colaborador é recepcionado no local de trabalho é outro aspecto importante para intensificar o employee experience. Práticas que propiciem uma integração imediata do recém-contratado causam boas impressões e auxiliam na motivação e no engajamento do novo profissional.
3. Desenvolvimento e capacitação
O foco no desenvolvimento individual e na capacitação dos colaboradores é outro fator fundamental dentro da estratégia de employee experience. É importante, no entanto, conhecer o perfil da equipe e suas necessidades de aprimoramento. Desta forma, o investimento será mais efetivo para potencializar as habilidades e o conhecimento dos colaboradores.
4. Plano de carreira
Ter um plano de carreira estruturado e amplamente disseminado na organização é motivo de satisfação para os colaboradores. Nesse sentido, as avaliações de desempenho são fundamentais para guiar a trilha de carreira de cada empregado.
Um ambiente propício a reconhecimentos e feedbacks que gera engajamento e ótimas experiências. Quando o funcionário enxerga para onde e como pode crescer na carreira, ele é muito mais produtivo e pronto a superar desafios.
5. Demissão
Pode parecer que não, mas o desligamento de um colaborador também faz parte do employee experience. Por isso, é necessário que a empresa trate esse momento de forma respeitosa e com boa dose de empatia. Esse movimento fará bem para os demitidos que estão deixando o local de trabalho e também para quem fica.
Benefícios do employee experience
O employee experience propicia diversos benefícios tanto para os colaboradores, quanto para a empresa, que poderá contar com profissionais mais engajados e mais comprometidos com os resultados. Acompanhe quais são:
Maior engajamento e produtividade
O employee experience dá um impulso significativo para que os profissionais se sintam mais estimulados e comprometidos com as atividades da organização.
É que ao se dar conta que estão em uma empresa que valoriza o bem estar e oferece oportunidades de crescimento, os colaboradores darão o melhor de si. Esse ambiente favorável, estimula o engajamento e a produtividade da equipe, impactando positivamente os resultados da empresa.
Atração e retenção de talentos
A atração e retenção de talentos, estão diretamente ligadas às práticas de employee experience utilizadas durante o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Isso porque, caso a experiência tenha sido positiva, até os candidatos que não forem contratados vão adotar um comportamento favorável em relação à empresa.
É muito provável que participem de novos processos assim que forem abertos, e mantenham o entusiamo para fazer parte do quadro de colaboradores.
Redução da taxa de absenteísmo
Quem trabalha em uma empresa, sabe que se a taxa de absenteísmo estiver em alta, fora da média, isso pode significar falta de interesse do colaborador. Nesse caso, é provável que a experiência dele com a empresa não está sendo boa. Faltas e atrasos em excesso são sinais fortes de baixa produtividade e falta de engajamento.
Por isso, a vivência na empresa, os resultados e as avaliações são fundamentais para nortear as ações de employee experience que possam reverter esse sentimento de não pertencimento à organização.
Melhoria na qualidade de vida do colaborador
Se o local de trabalho é saudável, agradável e que estimula o bem estar, o colaborador tem a seu favor mais qualidade de vida. Essa atmosfera só é possível se a empresa ir além dos benefícios tradicionais, é preciso ter uma abordagem que valorize tanto o trabalho quanto a vida saudável.
Nesse aspecto a figura do líder é essencial, ele é responsável por difundir a cultura da empresa e os seus valores, criando um cenário favorável para o desenvolvimento.
Clientes mais satisfeitos
O employee experience também proporciona a satisfação do cliente. Porque no final, todo mundo deseja ser atendido por um profissional preparado, confiável e engajado.
Realmente, um colaborador satisfeito com a empresa para qual trabalha promove experiências favoráveis aos clientes. E isso significa mais sucesso para os negócios.
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