Considerações
É fácil compreender que os gestores de uma organização desempenham um papel fundamental, ou seja, transformar estratégias em resultados. A excelência no desempenho do gestor está associada pela sua capacidade em lidar com as mudanças no ambiente organizacional aliado à humildade em aprender a desenvolver competências suas e da equipe e isso só é possível, a partir de autoanálise e autorreflexão dos pontos fortes e oportunidades. Uma das técnicas de gestão de pessoas mais importante no papel do líder, é o feedback, atividade indispensável dentro do processo de Avaliação de Desempenho. Com ele é possível destacar os pontos fortes, discutir os pontos de melhoria (pontos fracos) orientar os colaboradores na execução das atividades da forma desejada, orientar na elaboração do PDI, enfim feedback é oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Quando melhoramos nossas habilidades em dar feedback, estabelecemos um processo de compreensão, respeito e confiança em uma relação. É esse o poder que esse conceito tem. Feedback requer técnica. Neste treinamento trataremos do passo a passo do feedback no processo pós avaliação de desempenho. Nele, o participante terá ampliado sua habilidade na preparação prévia, escolha de conteúdo e forma de realizar o feedback não só em ações de devolutivas, pós avaliação de desempenho, assim como nas devolutivas que ocorrem no dia a dia.
Objetivos
- Discutir o papel do gestor de pessoas num ambiente empresarial marcado pela necessidade de desenvolver competências.
- Apresentar os desafios em gestão de pessoas e a importância de reconhecer e praticar a cultura organizacional.
- Destacar a importância da gestão por indicadores (paradigma da mensuração) e seu poder transformador.
- Destacar a importância da gestão de pessoas apoiado na avaliação do clima organizacional.
- Compreender a importância da avaliação do desempenho e do feedback para gerar consequências aos subordinados.
- Apresentar os diferentes modelos para avaliar desempenho: resultados ou competências e suas formas de aplicação.
- Apresentar um modelo de referência (ou da empresa contratante) e respectivos critérios “régua” para realizar a avaliação.
- Interpretar os resultados pós avaliação de desempenho para preparar a sessão devolutiva.
- Discutir a importância da comunicação nas relações humanas, enfatizando o uso dos recursos verbal e não verbal.
- Apresentar e discutir o conceito de assertividade e sua influência no atual contexto das relações interpessoais.
- Discutir a importância de uso de “dados e fatos” e não de “inferência” no processo de feedback.
- Compreender os conceitos que refletem as relações de “Exposição e Feedback”, através da Janela de Johari.
- Destacar as consequências mais comuns decorrentes das ações de feedback, ressaltando os cuidados para dar e receber feedback, levando em conta o grau de maturidade dos avaliados.
- Destacar o passo a passo do processo de dar feedback, escolha do local e dia, bem como o de conduzir a sessão.
- Realizar oficinas práticas de feedback para gerar compreensão da estrutura e processo de linguagem fazendo uso da assertividade.
- Orientar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI e posterior follow-up.
Público-Alvo
Gestores e líderes das empresas e demais profissionais que almejam cargos de liderança ou que são responsáveis pela avaliação e feedback pós avaliação de desempenho de outras pessoas.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.