Curso de Comunicação Escrita à Distância – Ferramentas Digitais

Curso disponível na modalidade:
In Company

Como valorizar a experiência do cliente (interno/ externo) pela comunicação escrita rápida com o uso de ferramentas digitais.

Considerações

Como é a experiência de seu cliente quando se relaciona com sua empresa por escrito? Como a comunicação escrita favorece a interação? Sua empresa constrói adesão e reputação pela forma como se comunica em e-mails, chats ou com ferramentas como WhatsApp, Skype, Teams, Telegram? Esses são alguns questionamentos recorrentes que vêm da necessidade de se estabelecer comunicação ágil e efetiva em tempos de isolamento social. A verdade é que o cliente precisa ser atendido e os veículos devem facilitar interações. Este treinamento apresenta técnicas e dicas para melhorar a comunicação escrita como ferramenta de grande potencial para construir e fortalecer relacionamentos de confiança e efetividade.

Objetivos

  • Apresentar características da redação e valorizar as oportunidades de atendimento ágil e efetivo que a ferramenta oferece.
  • Apresentar o conceito PCP (profissionalismo, cordialidade, protagonismo) adaptado à escrita.
  • Aperfeiçoar clareza, objetividade, concisão e empatia na escrita.
  • Esclarecer dúvidas cotidianas de redação, gramática e vícios de linguagem escrita por meios digitais.
  • Simular situações de redação nas diversas ferramentas e tecnologias dentro da realidade dos participantes.

Público-Alvo

Programa desenvolvido especialmente para atender ao incremento de contatos via web tanto para Gestores como para profissionais dos demais cargos que fazem atendimento e se relacionam utilizando a comunicação escrita com o uso de meios digitais.

Atividades Prévias (Pré-work)

Para este programa de 04 horas oferecido na modalidade ONLINE AO VIVO, consideramos muito importante que haja envolvimento, leveza e participação. Para garantir essa conexão, antes do treinamento enviaremos um vídeo de boas-vindas com algumas instruções e um exercício prévio para aquecer os participantes e dar largada nas interações. No decorrer do curso, as atividades irão promover diálogo, trocas e construção coletiva.

Programa

Novas demandas, novas respostas

  • A experiência do cliente – um jeito de ver o cliente que veio para ficar
  • O que era a comunicação escrita e o que pode ser agora – o isolamento social impondo e propondo mudanças no cotidiano de trabalho e no relacionamento com clientes
  • A segunda fase do isolamento – da improvisação à profissionalização
  • Demandas que não podem ser negligenciadas

O melhor uso das ferramentas – o texto facilitador, o texto assertivo

  • A importância da “escuta” (interpretação de textos)
  • Otimizando tempo, otimizando recursos: vantagens de se escrever bem
  • PCP – profissionalismo, cordialidade e protagonismo
  • Humanização na abordagem e na escrita: a pessoa atrás do texto

Técnicas de redação em novas ferramentas digitais

  • Como estruturar suas mensagens
  • Cinco qualidades do bom texto
  • Erros que não devemos cometer
  • Dúvidas mais comuns

Oficina de redação de textos em ferramentas digitais

  • Dicas específicas para diferentes veículos
  • Simulação de textos da realidade da empresa
  • Análise de acertos e dificuldades

Construção coletiva de guia de melhores práticas

Metodologia

Apresentação através de exposição participativa com apoio de projeção em multimídia. Compartilhamento de diversos modelos

Exposição dialogada com transmissão online ao vivo, discussão de problemas e dificuldades mais frequentes, exercícios individuais e em grupo. Aplicação de exercícios na consolidação dos conceitos, sempre considerando a realidade profissional dos Gestores. Abordagem extremamente participativa com atividades de interação, reflexão e troca de experiências.

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