Considerações
Uma das tarefas mais desafiadoras de uma organização é manter sua equipe de trabalho atualizada numa economia globalizada. A percepção de ineficácia nos programas de treinamento e a competitividade empresarial conduzem para a preocupação crescente em não desperdiçar recursos com programas de resultados duvidosos. Recursos escassos e a necessidade de investir em treinamentos que contribuem para os objetivos corporativos é crítico, e faz parte do processo decisório. Este treinamento fornece valor agregado ao preparar profissionais para conduzirem ações e processos de medição dos resultados de treinamento através de metodologias consagradas mundialmente e principalmente associar ao uso do quadro de indicadores do Balanced Scorecard para a avaliação dos resultados mais importantes das ações de treinamento.
Objetivos
- Destacar a importância de introduzir metodologias de avaliação de resultados em treinamento relacionado às estratégias da organização.
- Discutir os grandes desafios das organizações e os grandes desafios do RH – Treinamentos.
- Refletir sobre os instrumentos de diagnostico para identificar necessidades sabendo separar o que é e o que não é solucionável através de ações de treinamento.
- Conhecer a realidade na aplicação da avaliação de resultados em treinamentos de acordo com a Norma ISO 10.015 – Diretrizes de Treinamento.
- Apresentar os quatro modelos de avaliação (Modelo KIRPATRICK) como: Reação; Aprendizagem; Mudança de Comportamento e Resultados, pela relação custo x benefício.
- Apresentar os modelos de avaliação: Retorno sobre Expectativas (ROE) e Retorno de Investimento (ROI).
- Discutir a introdução de um NOVO modelo com o uso de Indicadores de Performance, justificado pela relação de causa e efeito associado à filosofia do modelo Balanced Scorecard.
- Valorizar a demonstração de resultados através do Painel de Indicadores (Filosofia do BSC), conquistando o patrocínio e visibilidade para novas ações de treinamento.
Público-Alvo
Todos os profissionais que atuam na área de recursos humanos – treinamento, bem como, Gestores de Pessoas interessados pelas ações de treinamento e desenvolvimento como forma de ampliar os resultados corporativos.
Programa
- O desafio de avaliar resultados em treinamentos
- O que é avaliar e o que é validar resultados em treinamento
- Papel das partes envolvidas
- Estratégias no Processo de Avaliação
- Levantamento de necessidades – LNT – o que considerar?
- Situações tratáveis e não tratáveis por treinamento
- Avaliação de Resultados – Modelos
- Modelos de avaliação empregados no ambiente organizacional:
- ISO 10015 – Diretrizes para Treinamento
- Avaliação de Reação – Donald Kirckpatrick
- Avaliação de Aprendizado – Donald Kirckpatrick
- Avaliação de Mudança de Comportamentos – Donald Kirckpatrick
- Avaliação de Resultados (relação custo x benefício) – Donald Kirckpatrick
- Avaliação de Retorno de Expectativas – James Kirkpatrick
- Avaliação de Retorno sobre o Investimento – Jack Philips
- Exemplos práticos dos modelos apresentados
- Avaliação de Resultados por Indicadores (financeiros e não financeiros)
- O Balanced Scorecard apoiando os desafios organizacionais
- Indicadores de esforços no processo de avaliação de resultados em treinamentos (Novo Nível)
- Relação de causa e efeito
- Exemplos prático do modelo apresentado
- Percepção e alinhamento dos resultados através do Painel de Bordo do BSC
- Estudo de casos trazidos pelo apresentador ou pelos participantes
Metodologia (*)
Apresentação através de exposição participativa com apoio de projeção em multimídia. Compartilhamento de diversos modelos e instrumentos práticos ligados ao tema. Exibição dos modelos de avaliação, como forma de tornar consistente os modelos apresentados. Estudo de caso será utilizado visando fortalecer os conceitos apresentados com análises e devolutivas pelos participantes e pelo instrutor.