Considerações
O conceito Balanced Scorecard – BSC é a mais revolucionária filosofia de gestão empresarial possibilitando o monitoramento da estratégia da empresa nas perspectivas: finanças, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. A partir da visão organizacional o modelo favorece a descrição, a implementação e a gerência das estratégias operacionais. Através de indicadores selecionados, medimos a realização dos objetivos contidos no mapa estratégico. O Painel de Bordo do BSC além de proporcionar ampla visão do desempenho através dos indicadores amplia o envolvimento dos colaboradores, através do feedback estratégico.
Objetivos
- Discutir as atuais tendências em estratégias de crescimento e a fundamental importância de aderir ao paradigma da mensuração do desempenho.
- Destacar a importância da definição e disseminação da cultura organizacional como propulsora da visão de futuro organizacional.
- Apresentar os conceitos que apoiam a filosofia do Balanced Scorecard – BSC, como ferramenta de gestão estratégica, para o fortalecimento do desempenho futuro.
- Destacar as dimensões do modelo apoiado nas Perspectivas: Finanças, Clientes, Processos Internos e de Aprendizado e Crescimento.
- Relacionar as ações do planejamento estratégico com as atuais práticas do modelo BSC, permitindo o conhecimento prático das ações necessárias para a sua implantação.
- Demonstrar a importância da definição das diretrizes estratégicas (grandes desafios) e identificação dos fatores críticos de sucesso para a sustentação do modelo BSC.
- Discutir a construção do modelo, quem participa e os fatores que levam ao sucesso na implantação.
- Conceituar e desenvolver na prática a percepção pelos indicadores de resultados e direcionadores – estes oriundos dos fatores críticos de sucesso pela reflexão prática da relação de causa-efeito.
- Orientar a construção do Painel de Bordo (quadro equilibrado de indicadores) e analisar sua aderência aos objetivos estratégicos da organização, através da construção da árvore de relações de causa-efeito.
- Discutir a implantação do modelo para favorecer a monitoração do desempenho através de indicadores mensuráveis selecionados.
- Destacar os benefícios e a forma de comunicação de um projeto BSC e a importância de praticar o feedback estratégico dentro da organização.
Público-Alvo
Acionistas, diretores, gerentes, empreendedores, consultores e outros profissionais envolvidos com a estratégia e o desempenho da organização/ unidade de negócios.
Programa
O conteúdo do programa será fornecido a partir da sua solicitação e descrição das expectativas à contratação.
Customização
Todos nossos programas IN COMPANY podem ser customizados para melhor atender as necessidades específicas de sua organização. Descreva sua necessidade e solicite uma proposta ou fale com um de nossos Consultores.