Virei-lider-e-agora

COMPARTILHAR POST

Virei líder, e agora? Como estruturar uma liderança de sucesso

Assumir um cargo de liderança, por mais que seja um objetivo com o qual sonhamos por muito tempo, costuma vir acompanhado de dúvidas e inseguranças.

Afinal, muitos creem que a habilidade de gestão é algo natural, como um dom que vem de nascença. Porém, assim como há uma jornada até a liderança, também há um caminho a trilhar assim que assumimos um cargo neste patamar.

Estruturar uma liderança de sucesso é uma responsabilidade que exige adaptação e, acima de tudo, um desenvolvimento de habilidades para dar o suporte necessário ao longo do desempenho da função.

Entretanto, mesmo que um treinamento formal prévio seja o mais recomendado, poucas empresas investem neste tipo de preparo, deixando seus profissionais por conta própria.

Se este é o seu caso, então este artigo é para você. Continue lendo e descubra como desenvolver a autoridade para ser um bom líder, focado em seu crescimento profissional e de sua equipe como um todo.

Os passos para assumir um cargo de liderança

Uma das primeiras coisas que um profissional sente ao iniciar um novo trabalho em cargo de gestão – especialmente em casos de primeira liderança – é o aumento do fluxo de trabalho e demandas.

Assim, sua responsabilidade para com a equipe é criar um ambiente colaborativo, com as condições de trabalho que promovam o cumprimento de metas e prazos, sem sobrecarregar a si mesmo e aos funcionários.

Para isso, é preciso se libertar do conceito de “chefe”, autoritário e centralizador, que infelizmente ainda está tão enraizado em nosso imaginário.

Hoje, sabemos que o desenvolvimento de uma liderança de sucesso também está pautado na priorização de uma cultura empresarial mais humana, empática e que valoriza a boa comunicação como base para melhorar resultados.

Dessa forma, o trabalho de um líder começa definitivamente quando ele compreende que a chave para uma liderança efetiva é balancear dois grandes objetivos: o cumprimento de demandas e a gestão de pessoas.

Dicas valiosas para uma liderança efetiva

Bom, mas como podemos encontrar o equilíbrio entre o grande número de exigências e o sucesso da sua equipe?

Para isso, selecionamos algumas dicas valiosas para impulsionar a sua gestão e torná-la muito mais organizada e produtiva.

Comunicação que aproxima

Como já falamos anteriormente, uma boa comunicação é ponto-chave para que, primeiro, um novo líder conheça o contexto que está lidando e, segundo, para que ele seja capaz de deixar claro os próximos passos que a equipe deve tomar.

Assim, para criar um senso de coletividade, é preciso que os canais de comunicação entre o gestor e seus colaboradores estejam sempre abertos. Promova o hábito de trabalhar com feedbacks, sendo sempre coerente e claro em seus apontamentos.

Delegar para conquistar

Uma das principais tarefas de um líder é saber delegar tarefas de maneira criteriosa e sensata.

À medida em que você passa a conhecer as habilidades de cada membro da equipe, torna-se mais fácil decidir qual talento está apto a desempenhar a atividade com rapidez e facilidade.

Abrir mão do controle de certas tarefas permite não apenas o bom desempenho da equipe como um todo, mas também o desenvolvimento individual de seus membros.

Faça o traçado da rota para o sucesso

Mais do que cobrar resultados, o líder deve conduzir a equipe para que as metas sejam alcançadas.

Para isso, você deve orientar, de maneira estratégica e analítica, o planejamento das tarefas. Esteja sempre atento aos diferentes cenários e saiba se beneficiar de métricas e outros dados que fundamentam o andamento otimizado das tarefas, concluindo-as da melhor maneira.

Aprenda a lidar com as partes que compõem o todo

Um bom líder é capaz de envolver cada integrante da equipe em seu processo de gestão, administrando indivíduos mais resistentes e trazendo soluções que engajam seus colaboradores.

Nesse momento de adaptação, tanto por parte do líder quanto dos funcionários, é preciso saber lidar com problemas que surgem ao longo do caminho através do trabalho conjunto – e não da imposição de opiniões.

Confiança é uma via de mão dupla

Por fim, a construção de uma boa liderança fundamenta-se, mais que tudo, em um critério: o de confiança.

Dessa forma, assim como o seu trabalho é transmitir confiança exercendo o seu cargo, é preciso confiar em sua equipe, tanto em um âmbito mais profissional quanto nas informalidades do dia a dia.

Afinal, quando dizemos que a confiança é uma via de mão dupla, não estamos falando apenas entre líder e colaborador, mas, também, da proximidade entre a vida profissional e pessoal.

Confiança é uma via de mão dupla

Evolua sua liderança com a CR BASSO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a CR BASSO é a empresa ideal para evoluir o seu negócio através da educação corporativa.

Quer uma ajuda especializada para garantir o sucesso da sua liderança? Com a CR BASSO, você garante todo o suporte que necessita em sua jornada para se tornar um gestor ou uma gestora de alto nível!

Nos siga também nas redes sociais, LinkedIn e Instagram. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da CR BASSO.

Até a próxima!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: