Saiba o que é a escuta ativa e como desenvolvê-la

9 de agosto de 2021
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Comunicação
Você pratica a Escuta Ativa? (Senão, comece hoje mesmo a desenvolvê-la)

A Escuta Ativa é um dos grandes trunfos para fortalecer o relacionamento entre as pessoas, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional. Mas o que parece simples e descomplicado, muitas vezes, se mostra complexo, exigindo de todos um esforço para que a comunicação seja eficaz. Escuta Ativa é escutar além do que é dito. Você acha isso fácil?

Para que a Escuta Ativa se efetive, é preciso saber ouvir, absorver e compreender o que o outro fala. Cabe ao ouvinte extrair informações que não estão sendo explicitamente ditas, fazendo perguntas oportunas, relacionadas ao tema em questão.

Quando alguém tem disposição para conversar com o outro, por intermédio da Escuta Ativa, está exercitando a generosidade. E isso é incrível, afinal, o ser humano gosta de ser ouvido de forma genuína.

A Escuta Ativa faz com que quem está falando se sinta como o centro das atenções, trazendo uma sensação de bem-estar para ambos os lados. Nesses momentos, evita-se qualquer julgamento sobre o interlocutor. Há, por outro lado, alguns obstáculos a serem superados, como a falta de concentração e o excesso de informação tão presente nos dias atuais. Confira o que será abordado nesse post:

Escuta Ativa como técnica

Como técnica, a Escuta Ativa, que é o diálogo de qualidade entre o emissor e o interlocutor (ouvinte), pode ser adquirida e desenvolvida com a prática. No entanto, é preciso ter determinação e paciência, dando um passo de cada vez, até o momento em que ela se torna natural.

A ferramenta consiste em uma pessoa transmitindo a mensagem para outra e esta ouvindo, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas. De forma verbal ou não verbal.

Praticar a Escuta Ativa não significa receber informações de forma passiva. Ao contrário, o importante é demonstrar interesse verdadeiro pela fala do outro para estabelecer uma troca, uma conversa, de fato.

E dentro das empresas, como a Escuta Ativa se revela?

No ambiente corporativo, a Escuta Ativa pode ser concretizada em muitos momentos do dia a dia. Lembra daquela reunião importante? Ou quando um colega ou gestor te deu um feedback? Ou, ainda, quando você recebe explicações sobre a execução de uma tarefa.

Estas situações são excelentes oportunidades para escutar e adquirir informações e conhecimentos.

Para os líderes, o exercício da Escuta Ativa é uma oportunidade para fortalecer o relacionamento com a equipe. Abrir esse espaço de diálogo impulsiona o vínculo entre todos, ao dar oportunidade de tirar dúvidas dos colaboradores, além de diminuir conflitos.

Diante de tudo isso, investir no desenvolvimento da Escuta Ativa faz todo sentido. Porque há uma melhora significativa nas relações e na comunicação entre os colaboradores e seus líderes. Fator que interfere positivamente para o alcance dos resultados esperados.

As vantagens da Escuta Ativa no ambiente corporativo

Praticar a Escuta Ativa diariamente, em todos os ambientes, proporciona incontáveis benefícios para o ambiente de trabalho. Veja alguns deles:

  • Promove, estimula e melhora o relacionamento interpessoal;
  • Reduz os conflitos, desavenças, mal-entendidos e mágoas no ambiente de trabalho;
  • Gera confiança, credibilidade e harmonia;
  • Desenvolve a comunicação eficaz e a troca de experiências e vivências;
  • Otimiza o tempo, sobrando mais horas na agenda para as demais tarefas do dia a dia;
  • Estimula o trabalho em equipe;
  • Gera mais segurança às pessoas, melhorando a autoestima;
  • Potencializa a empatia e a aceitação das diferenças entre outras.

Como desenvolver a Escuta Ativa e os cuidados necessários

Muita concentração

O primeiro passo é evitar a falta de concentração e as interrupções durante o diálogo, como uso de celular, acesso a e-mails, telefonemas e conversas que não se relacionam com o tema. Afinal, qualquer distração afeta diretamente a Escuta Ativa, que demanda, necessariamente, atenção redobrada.

Controle da mente

A falta de controle da mente é outro aspecto importante que interfere negativamente na Escuta Ativa. Tudo porque o pensamento voa e não é difícil estar em uma conversa e, de repente, se transportar para outro lugar distante. Por isso, é dever de todos treinar a mente, para permanecer ativamente presente na conversa.

Interesse verdadeiro

Interessar-se genuinamente pelo o que o outro tem a dizer é fundamental para que a Escuta Ativa se efetive. Busque deixar o outro à vontade, reaja à história contada, através da linguagem não verbal e sempre faça contato visual. Dessa forma, o emissor consegue se expressar corretamente e passa a mensagem que deseja para seu interlocutor.

Ouvir na essência

Além de se interessar pelo que o emissor está falando, ouvi-lo na essência quer dizer prestar real atenção no que está sendo dito e também no que não está. É preciso ser observador, interpretando a linguagem corporal e verbal de quem fala. Essa Escuta Ativa faz com que você compreenda de forma eficaz o que a pessoa está dizendo e comunicando.

Julgamentos não são bem-vindos

Em uma conversa, qualquer tipo de julgamento atrapalha e até invalida a Escuta Ativa. Por isso, evite julgar ou tirar conclusões antecipadas a respeito do que está sendo dito ou sobre quem está falando. A verdadeira Escuta Ativa tem uma postura contrária a do julgamento porque é compreensiva e generosa. Além disso, está disposta a encontrar as soluções para resolver problemas ou conflitos que, por ventura, estejam acontecendo naquele momento.

Faça perguntas

Ao perguntar de forma adequada e ponderada, o interlocutor demonstra que está ouvindo e prestando atenção no que está sendo apresentado, falado. Quando estiver em um diálogo e havendo dúvidas, faça perguntas para compreender e extrair o máximo de informações e conhecimento. Com esse exercício, se estabelece uma interação verdadeira, rica e respeitosa.

Empatia mais do que necessária

Ao se colocar no lugar do outro, a pessoa estabelece uma conexão genuína com seu interlocutor. Por isso, a empatia é crucial para uma Escuta Ativa de excelência. A empatia expõe necessidades, motivações, expectativas e valores de ambos durante uma interação profunda. Esse movimento contribui, e muito, para estabelecer um ambiente amistoso e de cooperação.

Dê feedbacks e mais feedbacks

Para que o ciclo da Escuta Ativa se encerre, é fundamental que ao final de cada conversa o ouvinte dê seu feedback. Seja para um colega de trabalho ou mesmo para o superior. É fundamental dar sua opinião sobre o diálogo que se estabeleceu entre ambos. Afinal, é assim que você também demonstra que está atento a toda a conversa. E que compreende a mensagem.

Agora que você já conhece os benefícios da Escuta Ativa, leia sobre os Principais Estilos de Liderança e suas Consequências na Organização

A CR BASSO, nos últimos 13 anos, tem sido eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH do Brasil, e por diversos anos, tem sido reconhecida como a Melhor Consultoria de Treinamento do país, segundo a mesma pesquisa conduzida e publicada anualmente pela REVISTA GESTÃO & RH.

Nosso negócio é EDUCACÁO CORPORATIVA. Visite nosso site e conheça nossos mais de 100 Cursos na modalidade ABERTOS ou IN COMPANY. Acesse também nosso BLOG e as dezenas de artigos publicados; bem como diversos E-books direcionados ao ambiente humano e organizacional. Esperamos seu contato.


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Comunicação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Solicite mais informações
*Fique tranquilo, você não está assumindo nenhum compromisso ao preencher o formulário.
Fale conosco por E-mail, Telefone ou WhatsApp
Segunda à Sexta 8:00 às 17:48
(11) 5591-3000
Atendimento via
WhatsApp CR BASSO
(11) 99984-2611
QR Code WhatsApp CR BASSO