Por que o Employee Experience é importante para a sua empresa

25 de agosto de 2021
Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Recursos Humanos

A lealdade dos consumidores é o desejo de 10 entre 10 marcas. Portanto, elas desenvolvem inúmeras ações pra que isso se efetive no dia a dia. E quando falamos dos colaboradores destas organizações? Tão importante quanto, o employee experience ou simplesmente experiência do funcionário com a empresa, tem papel importante e impacta diretamente os negócios e seus resultados.

Mas o que é employee experience?

O conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas significa dar prioridade aos colaboradores nas decisões estratégicas e táticas da gestão de recursos humanos. O objetivo é promover ações que tenham como propósito o desenvolvimento e a felicidade dos funcionários.

Afinal, as empresas sabem o quanto é fundamental não só atrair, mas reter os melhores talentos. E isso só pode ser alcançado, quando se constrói um ambiente de bem-estar e de satisfação dos colaboradores.

A promoção do employee experience não se resume a uma ou duas ações pontuais do RH. Para que haja sucesso, é preciso desenvolver uma estratégia que promova um conjunto de iniciativas, e que tenham continuidade e aperfeiçoamento ao longo do tempo. Confira o que será abordado nesse post:

O caminho do employee experience

Não existe uma fórmula mágica que funciona para todas as empresas, indistintamente. Como se trata de uma experiência do colaborador, o seu aprimoramento depende da trajetória e cultura organizacional de cada empresa.

Outro aspecto fundamental para se levar em conta é conhecer a fundo o perfil dos funcionários, identificando o que mais gostam e o que valorizam no ambiente de trabalho. A partir desse diagnóstico, desenvolvem-se as práticas para gerar o employee experience.

O que avaliar para que o employee experience seja uma realidade na sua empresa:

1.   Processo de seleção e de contratação

A máxima de que a “primeira impressão é a que fica” vale mais do que nunca no processo de seleção de novos talentos. Afinal, é nesse momento que se inicia a relação do potencial colaborador com a empresa, claro, o processo de employee experience.

Tudo começa no recrutamento e se estende à contratação, comunicação, transparência e agilidade no feedback são sinais que podem potencializar ou não, essa boa relação das pessoas com a organização.                                                                          

2.   Integração de novos colaboradores

A forma como o novo colaborador é recepcionado no local de trabalho é outro aspecto importante para intensificar o employee experience. Práticas que propiciem uma integração imediata do recém-contratado causam boas impressões e auxiliam na motivação e no engajamento do novo profissional.

3.   Desenvolvimento e capacitação

O foco no desenvolvimento individual e na capacitação dos colaboradores é outro fator fundamental dentro da estratégia de employee experience. É importante, no entanto, conhecer o perfil da equipe e suas necessidades de aprimoramento. Desta forma, o investimento será mais efetivo para potencializar as habilidades e o conhecimento dos colaboradores.

4.   Plano de carreira

Ter um plano de carreira estruturado e amplamente disseminado na organização é motivo de satisfação para os colaboradores. Nesse sentido, as avaliações de desempenho são fundamentais para guiar a trilha de carreira de cada empregado.

Um ambiente propício a reconhecimentos e feedbacks que gera engajamento e ótimas experiências. Quando o funcionário enxerga para onde e como pode crescer na carreira, ele é muito mais produtivo e pronto a superar desafios.      

5.   Demissão

Pode parecer que não, mas o desligamento de um colaborador também faz parte do employee experience. Por isso, é necessário que a empresa trate esse momento de forma respeitosa e com boa dose de empatia. Esse movimento fará bem para os demitidos que estão deixando o local de trabalho e também para quem fica.

Benefícios do employee experience

O employee experience propicia diversos benefícios tanto para os colaboradores, quanto para a empresa, que poderá contar com profissionais mais engajados e mais comprometidos com os resultados. Acompanhe quais são:

Maior engajamento e produtividade

O employee experience dá um impulso significativo para que os profissionais se sintam mais estimulados e comprometidos com as atividades da organização.  

É que ao se dar conta que estão em uma empresa que valoriza o bem estar e oferece oportunidades de crescimento, os colaboradores darão o melhor de si. Esse ambiente favorável, estimula o engajamento e a produtividade da equipe, impactando positivamente os resultados da empresa.

Atração e retenção de talentos

A atração e retenção de talentos, estão diretamente ligadas às práticas de employee experience utilizadas durante o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Isso porque, caso a experiência tenha sido positiva, até os candidatos que não forem contratados vão adotar um comportamento favorável em relação à empresa. 

É muito provável que participem de novos processos assim que forem abertos, e mantenham o entusiamo para fazer parte do quadro de colaboradores.

Redução da taxa de absenteísmo

Quem trabalha em uma empresa, sabe que se a taxa de absenteísmo estiver em alta, fora da média, isso pode significar falta de interesse do colaborador. Nesse caso, é provável que a experiência dele com a empresa não está sendo boa. Faltas e atrasos em excesso são sinais fortes de baixa produtividade e falta de engajamento.

Por isso, a vivência na empresa, os resultados e as avaliações são fundamentais para nortear as ações de employee experience que possam reverter esse sentimento de não pertencimento à organização.

Melhoria na qualidade de vida do colaborador

Se o local de trabalho é saudável, agradável e que estimula o bem estar, o colaborador tem a seu favor mais qualidade de vida. Essa atmosfera só é possível se a empresa ir além dos benefícios tradicionais, é preciso ter uma abordagem que valorize tanto o trabalho quanto a vida saudável.

Nesse aspecto a figura do líder é essencial, ele é responsável por difundir a cultura da empresa e os seus valores, criando um cenário favorável para o desenvolvimento.

Clientes mais satisfeitos

O employee experience também proporciona a satisfação do cliente. Porque no final, todo mundo deseja ser atendido por um profissional preparado, confiável e engajado.

Realmente, um colaborador satisfeito com a empresa para qual trabalha promove experiências favoráveis aos clientes. E isso significa mais sucesso para os negócios.

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (sao mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educaçao foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO

Agora veja porque a retenção de talentos é importante para sua empresa!


Autor: Redator CR BASSO - Categoria: Blog, Recursos Humanos

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Solicite mais informações
*Fique tranquilo, você não está assumindo nenhum compromisso ao preencher o formulário.
Fale conosco por E-mail, Telefone ou WhatsApp
Segunda à Sexta 8:00 às 17:48
(11) 5591-3000
Atendimento via
WhatsApp CR BASSO
(11) 99984-2611
QR Code WhatsApp CR BASSO