LIFOW (Learning in the Flow of Work): fique por dentro desta tendência

COMPARTILHAR POST

LIFOW (Learning in the Flow of Work): conheça a essa nova tendência de Treinamento e Desenvolvimento

A estratégia de Learning in the Flow of Work, abreviada como LIFOW, é considerada uma das tendências da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) inclusive em tempos de trabalho híbrido – e tudo indica que ela veio para ficar.

Criado em 2018 por Josh Bersin, referência no mundo corporativo mundial, o LIFOW torna possível dar a ênfase necessária à aprendizagem contínua, incorporada ao fluxo de trabalho e sempre a disposição, melhorando o engajamento no ambiente de trabalho.

Afinal, quando falamos sobre o “fluxo de trabalho” atual, traduzindo do termo em inglês, estamos tratando sobre uma dinâmica quase instantânea com o uso de novas tecnologias de comunicação do aprendizado.

Nesse sentido, a otimização de tempo e esforços se torna essencial e, para isso, o LIFOW promete ser uma evolução de cenário.

Continue a leitura deste artigo para descobrir mais sobre este conceito e como ele é aplicado através do Treinamento e Desenvolvimento.

 O que é o LIFOW?

O LIFOW pode parecer uma novidade para muitos, mas ele já é uma realidade que ganha força em empresas que entraram de cabeça na cultura digital.

Como dissemos antes, LIFOW é uma abreviação de Learning in the Flow of Work, que traduzido poderia ser algo como “Aprender no fluxo de trabalho”.

Em termos mais simples, este modelo defende que o indivíduo precisa ter recursos disponíveis para adquirir conhecimentos novos dentro do fluxo de trabalho, ou seja, uma forma de aprendizado contínuo.

No dia a dia, todos fazem isso de certa forma. Não é incomum se deparar com algum conceito pela primeira vez e, quase instintivamente, abrir uma nova aba para descobrir do que se trata.

Da mesma forma que você não precisa sair da página anterior ou pausar sua navegação e fazer um curso inteiro sobre o assunto, o LIFOW promove a busca por respostas específicas e um aprendizado rápido, que pode ser praticado tranquilamente durante o fluxo de trabalho. 

Com o LIFOW, a empresa é responsável por garantir que o colaborador tenha acesso a essas novas informações e consiga entendê-las sem que isso interfira em seu cotidiano, suas atividades ou metas.

Além disso, em modelos mais tradicionais de aprendizado, costuma-se ter um espaçamento maior de tempo entre o momento que se adquire o conhecimento e o momento em que ele é aplicado. Entretanto, no LIFOW, o aprendizado acontece exatamente na hora da necessidade.

Como acontece o aprendizado no fluxo de trabalho?

Em um modelo não-LIFOW, o aprendizado geralmente ocorre bem antes de sua aplicação real, podendo haver esquecimento e necessitando que o aluno se esforce para lembrar como aplicar o conhecimento passado a uma situação de trabalho do cotidiano.

No modelo LIFOW, a aprendizagem acontece à medida que os colaboradores se deparam com um desafio, eles se esforçam para aprender mais sobre como lidar com a tarefa. Isso os inicia em uma jornada de aprendizado que se alinha com seu fluxo de trabalho. A natureza just-in-time do LIFOW garante uma melhor transferência de conhecimento para o mundo real.

Como aproveitar o LIFOW em seu treinamento de funcionários?

Todos os treinamentos formais são limitados no tempo (4; 8; 16 horas ou mais). Introduzindo a cultura LIFOW, sua organização pode aproveitar as oportunidades para os colaboradores praticarem com segurança, sem riscos consideráveis, e aprimorar habilidades que foram introduzidas por meio das sessões formais de treinamento.

Outra oportunidade é que com o LIFOW, sua organização pode aproveitar as oportunidades para que colaboradores remotos revisem, atualizem e reforcem continuamente as habilidades e os conceitos aprendidos durante os treinamentos formais.

Em um local de trabalho híbrido, onde Instrutores, Mentores ou Líderes nem sempre estão disponíveis para auxiliar quando surge uma necessidade, o LIFOW ajuda os colaboradores a adquirir rapidamente novas habilidades no momento de sua necessidade.

Como o LIFOW funciona na área de Treinamento e Desenvolvimento?

Na curva de aprendizado, os métodos tradicionais ainda se mostram muito eficientes, sejam eles workshops, cursos ou outros.

Entretanto, cerca de 68% dos colaboradores atualmente também querem manter um aprendizado contínuo dentro do ambiente de trabalho – e, quando abordamos a capacitação corporativa para adultos, esse engajamento importa.

Para adultos, o tempo é precioso demais e, por isso, a junção do tempo de trabalho com o de estudo se torna um motivador a mais, sem necessidade de maiores esforços paralelos do colaborador.

Por fim, segundo estudos da andragogia, o aprendizado dos indivíduos adultos está muito ligado com a prática. No LIFOW, justamente, a aprendizagem é integrada à prática, o que o torna um importante método no T&D para retenção do conhecimento.

Treinamento e Desenvolvimento: formas de aplicar o LIFOW

Agora que nós já conseguimos compreender um pouco mais sobre a importância do LIFOW para o cotidiano de colaboradores e para a área de Treinamento e Desenvolvimento, vamos entender melhor sobre as estratégias que este método pode abranger.

O LIFOW é aplicado e se beneficia de estratégias como:

Microlearning

Nele, você consome pílulas de conteúdo, que levam no máximo alguns minutos para serem compreendidas. Este artigo que você está lendo no momento ou um vídeo no nosso canal do YouTube podem fazer parte do seu Microlearning.

Mobile Learning e Video Learning

Atualmente, as tendências tendem a ser cada vez mais integradas aos avanços dos smartphones e das redes sociais. Por isso, podemos destacar como estratégias de LIFOW tanto o Mobile Learning quanto o Video Learning.

Quando falamos sobre Mobile Learning, estamos nos referindo ao Microlearning através dos dispositivos móveis, que pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar.

Enquanto isso, o Video Learning– que está completamente integrado ao Mobile Learning – nada mais é do que o Microlearning baseado em vídeos.

Curadoria de Conteúdo

Para garantir a eficiência do LIFOW, é preciso garantir acesso à informação correta na hora certa. A fim de atingir esta meta, uma boa seleção de conteúdo se torna essencial.

Por isso, quando falamos em Curadoria de Conteúdo, estamos falando em ferramentas capazes de indexar e agrupar informações de maneira eficiente e intuitiva.

Social Learning

Por fim, também precisamos lembrar que o ambiente de trabalho não é puramente profissional.

O Social Learning também acontece no fluxo de trabalho, conversando com outros colegas ou acessando redes sociais, o que contribui para o bom funcionamento do LIFOW e o desenvolvimento do profissional.

LIFOW como complemento da Educação Corporativa

Em suma, o LIFOW aproveita do aprendizado e do feedback recebido nas dinâmicas de T&D, trazendo um novo suporte e uma melhoria do desempenho para as equipes das empresas.

Por isso, a associação de uma dinâmica de treinamento continuado com a aprendizagem contínua do LIFOW melhora a aplicação do aprendizado no trabalho de uma maneira geral.

Mais do que um rival para os métodos mais “tradicionais” da educação corporativa, o LIFOW se apresenta como um importante complemento para esse trabalho de desenvolvimento no ambiente corporativo.

Evolua a cultura da sua empresa com a CR BASSO

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a CR BASSO Educação é a solução para garantir a evolução da sua empresa, capacitando os seus funcionários para atingir novos patamares de qualidade de serviço através da educação corporativa.

Venha junto com a CR BASSO encontrar novas soluções em T&D – Treinamento e Desenvolvimento – e fique por dentro das novas tendências do mundo corporativo.

Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e conheça nossas soluções em educação corporativa,

Nos siga também nas redes sociais, LinkedIn e Instagram. Lá, você acompanha nosso trabalho e fica por dentro de mais dicas exclusivas da CR BASSO.

Até a próxima!

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: