Compliance-gera-resultados-e-beneficios-para-a-organizacao-e1627584344851

COMPARTILHAR POST

Compliance gera resultados e benefícios para a organização?

INTRODUÇÃO

Embora alguns Executivos e Gestores vejam Compliance como um conjunto de atividades em que se investe tempo e dinheiro, mas que gera pouco resultado, um relatório de pesquisa feita pelo Ponemon Institute LLC nos EUA em 2017, em 46 empresas multinacionais e 160 executivos, mostrou que os problemas de não ter um programa de Compliance custam quase três vezes mais do que fazê-lo corretamente desde o início, gerando economias e benefícios no longo prazo.

Compliance é uma expressão de origem inglesa, que advém do termo “to comply with”, ou seja, agir de acordo ou estar conforme com. Significa, portanto, agir em conformidade com alguma norma, lei, procedimento, política interna ou externa.

De acordo com informação disponível no portal da ACFE – Associação dos Examinadores de Fraude Certificados em 2016, as organizações que não possuem e não monitoram controles contra fraudes, sofrem o dobro de perdas em relação às que implantaram um programa de Compliance.

O QUE JUSTIFICA ESTAR EM COMPLIANCE?

O propósito de um programa de compliance é fazer com que a boa reputação da organização seja preservada, mantendo-a longe de incidentes (fraudes, corrupção, escândalos etc.), seja na esfera fiscal, jurídica, comercial, financeira ou administrativa.

A excelência de uma organização se mede por sua capacidade de gerar resultados, principalmente em mercados competitivos, com margens de resultado apertadas. A geração de resultados nestas condições requer a execução de uma gestão estratégica planejada, junto com a oferta de produtos e/ou serviços que atendam às necessidades dos clientes, aliados a um monitoramento constante do mercado e suas atividades operacionais, por uma estrutura de profissionais, que ajam em conformidade (Compliance) com as melhores práticas e processos definidos pela organização, com seus equipamentos / programas, políticas e procedimentos estabelecidos, que respeitem as legislações e regulamentos externos e internos vigentes.

QUANTO VALE ESTAR EM COMPLIANCE?

Tal ação em conformidade com os regulamentos externos e internos vigentes, baseados nos valores da organização, tende a gerar maior credibilidade junto a seus clientes, levando à recorrência de transações pela satisfação com os produtos / serviços fornecidos, além de bom atendimento e respeito ao que foi combinado com o cliente.

Essa conformidade de ação com os regulamentos externos e internos leva a uma valorização da organização no mercado junto a seus clientes, além de fornecedores e parceiros comerciais, instituições financeiras e de mercado, concorrentes e do mercado em geral. Tal situação tende a gerar satisfação e orgulho dos profissionais que atuam na organização, atração e retenção natural de bons profissionais, por melhores condições de desenvolvimento, com melhores condições de trabalho e remuneração. 

Além disso, a Lei 12.846/13 sobre Anticorrupção e o Decreto 8420/15, para as empresas Privadas, bem como a Lei 13.303/16 de Responsabilidade das Empresas Estatais e o Decreto 8945/16, trazem importantes aspectos (punições e atenuantes) a serem observados pelas organizações.

BENEFÍCIOS DE ESTAR EM COMPLIANCE

Entre os benefícios que um programa de integridade com o compliance podemos destacar:

  • Maior vantagem competitiva
  • Prevenção a riscos
  • Credibilidade no mercado
  • Imagem e reputação

Assim, estar em Compliance é uma estratégia importante nos negócios, induzindo à transparência e elevando a maturidade no processo de gestão.

Com o Compliance se busca um contínuo respeito entre aquilo que se espera de uma organização – conformidade às leis, regras, propósitos, valores e princípios que constituem sua identidade – e o que de fato ela pratica no dia a dia, comprometendo-se com a integridade de suas ações.

Autor: José Antonio Pereira Gonçalves: Consultor e professor de Pós-Graduação

A CR BASSO Educação atua há 25 anos no segmento de treinamentos e consultoria. Oferecemos um extenso portfolio de produtos (sao mais de 100 cursos) apresentados na modalidade in company e destes, 28 são apresentados na versão de programa aberto.
Desde a pandemia que nos obrigou ao distanciamento social, somos pioneiros na apresentação de cursos no formato ONLINE AO VIVO com um grande diferencial. Nossos cursos são apresentados ao vivo diretamente de Estúdios Profissionais de TV, o que proporciona uma experiência incrível de aprendizagem.

A CR BASSO Educação está há 14 anos eleita entre os 100 Melhores Fornecedores para RH de acordo com pesquisa nacional promovida pela Revista Gestão e RH. Em quatro dos últimos seis anos a CR BASSO Educaçao foi eleita a Melhor Empresa no Segmento de Consultoria e Treinamento do país, o que muito nos orgulha.

Conheça nossos produtos e todo nosso campo de atuação.
Estamos ansiosos por seu contato.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos(as).
Nosso obrigado. Equipe CR BASSO

COMPARTILHAR POST

Quer saber mais sobre algum tema?

Digite um tema da sua preferência e nossa inteligência vai achar um blogpost associado:

Assine nossa Newsletter para receber conteúdos do mundo coporativo.

Siga a CR BASSO - Redes sociais

Nossas Redes

Acompanhe a CR BASSO nas
redes sociais: